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BALAUS CUSTÓDIO, PEDRO

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  • Jovens leitores e um soneto português do séc. XVIII : uma aliança viável? : um ensaio no 2º ciclo do ensino básico
    Publication . Custódio, Pedro Balaus
    Do programa do 2º ciclo do Ensino Básico Português constam várias orientações sobre o ensino do texto poético, não apenas no que toca aos conteúdos e objetivos, mas ainda relativas à sugestão de textos a ler. Essas propostas são sempre coadjuvadas pelas listas incluídas no Plano Nacional de Leitura. Ora, no que diz respeito ao texto poético, inserido no domínio curricular designado por educação literária, será útil disponibilizar textos que se desviem das trajetórias que os manuais delineiam? Será possível enveredar por textos tradicionalmente lidos por um público estudante mais adulto? Serão os alunos capazes de enfrentar esse desafio de leitura e de compreensão, sem comprometermos a aprendizagem e os seus gostos? Este artigo visa, pois, descrever um ensaio realizado com alunos do 2º ciclo do ensino básico português, em que se oferece a leitura de um texto comummente lido e/ou trabalhado anos mais tarde, no ensino secundário. Trata-se do soneto “O colchão dentro do toucado” de Nicolau Tolentino, um autor do Séc. XVIII. Atentaremos, ainda, como a singeleza deste texto pode cativar os alunos para o texto poético, através de uma extraordinária simplicidade estilística, uma retórica despida de adornos e uma linguagem quase coloquial e popular, descritiva e gráfica que sabe misturar a ingenuidade, o imprevisto e a surpresa, características tão do agrado destas faixas de leitores mais jovens. Poderá este texto contribuir para as finalidades adstritas à educação literária do leitor do 2º ciclo do ensino básico? De que forma e com que meios proporemos a leitura de um texto do século XVIII a jovens do século XXI? São essas as perguntas às quais tentaremos responder de seguida.
  • Três poetas de visita à sala de aula : proposta didática para o 2º ciclo do ensino básico português
    Publication . Custódio, Pedro Balaus
    À semelhança dos conteúdos de um currículo, também as sugestões de leitura na sala de aula são reguladas pelos documentos programáticos que, para além de fixarem os textos, determinam os modos e as formas como eles devem estimular as diferentes competências de leitura e veicular, ainda, marcos de referência da nossa identidade histórica, cultural e literária. No caso específico do 2º ciclo do Ensino Básico, esse corpus está balizado não apenas pelas orientações contidas no programa, mas também, no acervo do Plano Nacional de Leitura. Não obstante esta prescrição, será viável que outros materiais didáticos e outros textos que suportam o desenvolvimento das competências de leitura possam aparecer na cena pedagógica em sala de aula? No tocante ao texto poético, cuja expressividade não é tão marcante por entre os textos que os alunos leem na sala, será possível propor textos de autores clássicos? Esta proposta persegue, pois, esse rumo ao sugerir a utilização didática de três textos poéticos muito distintos, de diferentes autores que não cabem, tradicionalmente, no escopo de leituras para esta faixa etária e maturidade leitora. São eles Natália Correia, Ary dos Santos e Manuel Alegre. Poderão estes textos constituir soluções de leitura literária dentro e/ou fora da sala? Conseguirão ser entendidos como propostas válidas? Atendendo a que cada texto proporciona horizontes de expetativas singulares, permitindo, por isso, oportunidades distintas de desenvolvimento de conhecimentos, competências e visões do mundo, lograrão eles constituírem-se como textos válidos no domínio da educação literária para este ciclo de ensino?