Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
552.01 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Do programa do 2º ciclo do Ensino Básico Português constam várias orientações sobre o ensino do
texto poético, não apenas no que toca aos conteúdos e objetivos, mas ainda relativas à sugestão de textos a ler. Essas propostas são sempre coadjuvadas pelas listas incluídas no Plano Nacional de
Leitura. Ora, no que diz respeito ao texto poético, inserido no domínio curricular designado por
educação literária, será útil disponibilizar textos que se desviem das trajetórias que os manuais
delineiam? Será possível enveredar por textos tradicionalmente lidos por um público estudante mais
adulto? Serão os alunos capazes de enfrentar esse desafio de leitura e de compreensão, sem
comprometermos a aprendizagem e os seus gostos?
Este artigo visa, pois, descrever um ensaio realizado com alunos do 2º ciclo do ensino básico
português, em que se oferece a leitura de um texto comummente lido e/ou trabalhado anos mais
tarde, no ensino secundário. Trata-se do soneto “O colchão dentro do toucado” de Nicolau Tolentino,
um autor do Séc. XVIII.
Atentaremos, ainda, como a singeleza deste texto pode cativar os alunos para o texto poético, através
de uma extraordinária simplicidade estilística, uma retórica despida de adornos e uma linguagem
quase coloquial e popular, descritiva e gráfica que sabe misturar a ingenuidade, o imprevisto e a
surpresa, características tão do agrado destas faixas de leitores mais jovens.
Poderá este texto contribuir para as finalidades adstritas à educação literária do leitor do 2º ciclo do
ensino básico? De que forma e com que meios proporemos a leitura de um texto do século XVIII a
jovens do século XXI? São essas as perguntas às quais tentaremos responder de seguida.
Description
Keywords
Texto poético ensino da literatura didática do texto poético ensino básico Literature teaching Portuguese teaching poetry basic education