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BALAUS CUSTÓDIO, PEDRO

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  • Molduras didáticas para o texto literário nos manuais do 2º ciclo do ensino básico : alguns aportes
    Publication . Custódio, Pedro Balaus
    No atual enquadramento programático do 2º ciclo, em que o conhecimento literário constitui um campo de trabalho explícito, consideramos de crucial importância que se sistematizem algumas linhas didáticas relevantes neste domínio. Os manuais escolares são, consabidamente, os grandes protagonistas nesta área. É fundamental que estes instrumentos de recontextualização pedagógica contenham molduras flexíveis e instruções capazes de tornar esta tarefa cada vez mais aliciante para o aluno e produtiva para o professor. Partindo do pressuposto de que a literatura também se ensina, há questões salientes, tais como: que saberes integram a didática do texto literário? Quais as relações que se podem estabelecer entre a teoria e a prática? Onde se ouvem as vozes dos leitores, dos textos e dos contextos? Qual a importância da mediação, do aparato teórico e crítico para que os alunos desejem e gostem de ler? Por fim, importa ainda compreender de que modo podem os manuais promover e intensificar novas formas de ler literatura.
  • A literatura que se ensina no 2º ciclo do básico Português : desajustamentos e reduplicações
    Publication . Custódio, Pedro Balaus
    De acordo com o atual programa e metas curriculares de Português para o 2º ciclo do ensino básico de Portugal, alguns dos objetivos nucleares passam por desenvolver nos alunos a capacidade de leitura de textos de diferentes temas e géneros. Esses enunciados devem ser de expressão não literária, mas também literária. São sobretudo estes que permitirão aos jovens inaugurar um conhecimento fundamentado e sólido da literatura, bem como possibilitar a construção de conhecimentos de e sobre o fenómeno literário, o desenvolvimento do gosto de ler e, ainda, a valorização da literatura enquanto património. Por entre esses múltiplos objetivos, destaca-se ainda o da apreciação crítica e da dimensão estética dos textos, quer portugueses, quer estrangeiros. Para cumprir esses objetivos no domínio da educação literária, as autoras propõem uma lista de oito obras e de textos para leitura anual. Estes títulos deverão ser posteriormente complementados com as sugestões contidas no Plano Nacional de Leitura (PNL). Assim, em primeiro lugar, pretendemos pôr em evidência algumas práticas resultantes da aplicação desse programa de Português, desde 2015 até o presente, e compreender de que modo é que essas orientações se traduzem na variedade das leituras realizadas pelos alunos, e não na sua reduplicação. Em segundo lugar, avaliar até que ponto essas escolhas são realizadas de acordo com a faixa etária e maturidade leitora dos destinatários, os seus horizontes de expetativa e gostos pessoais e se, na esfera do texto literário, estão isentas de reiterações ao longo do percurso escolar.