Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
386.17 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No atual enquadramento programático do 2º ciclo, em que o conhecimento literário constitui um
campo de trabalho explícito, consideramos de crucial importância que se sistematizem algumas linhas
didáticas relevantes neste domínio.
Os manuais escolares são, consabidamente, os grandes protagonistas nesta área. É fundamental
que estes instrumentos de recontextualização pedagógica contenham molduras flexíveis e instruções
capazes de tornar esta tarefa cada vez mais aliciante para o aluno e produtiva para o professor.
Partindo do pressuposto de que a literatura também se ensina, há questões salientes, tais como: que
saberes integram a didática do texto literário? Quais as relações que se podem estabelecer entre a
teoria e a prática? Onde se ouvem as vozes dos leitores, dos textos e dos contextos? Qual a
importância da mediação, do aparato teórico e crítico para que os alunos desejem e gostem de ler?
Por fim, importa ainda compreender de que modo podem os manuais promover e intensificar novas
formas de ler literatura.
Description
Keywords
Educação literária Didática do texto literário Manuais escolares 2º ciclo do ensino básico Literary education Didactics of the literary text School manuals, 2nd cycle of basic education
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra