Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Molduras didáticas para o texto literário nos manuais do 2º ciclo do ensino básico : alguns aportes

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
11-PEDRO-CUSTODIO.pdf386.17 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

No atual enquadramento programático do 2º ciclo, em que o conhecimento literário constitui um campo de trabalho explícito, consideramos de crucial importância que se sistematizem algumas linhas didáticas relevantes neste domínio. Os manuais escolares são, consabidamente, os grandes protagonistas nesta área. É fundamental que estes instrumentos de recontextualização pedagógica contenham molduras flexíveis e instruções capazes de tornar esta tarefa cada vez mais aliciante para o aluno e produtiva para o professor. Partindo do pressuposto de que a literatura também se ensina, há questões salientes, tais como: que saberes integram a didática do texto literário? Quais as relações que se podem estabelecer entre a teoria e a prática? Onde se ouvem as vozes dos leitores, dos textos e dos contextos? Qual a importância da mediação, do aparato teórico e crítico para que os alunos desejem e gostem de ler? Por fim, importa ainda compreender de que modo podem os manuais promover e intensificar novas formas de ler literatura.

Description

Keywords

Educação literária Didática do texto literário Manuais escolares 2º ciclo do ensino básico Literary education Didactics of the literary text School manuals, 2nd cycle of basic education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra

CC License