Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
500.55 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
De acordo com o atual programa e metas curriculares
de Português para o 2º ciclo do ensino básico
de Portugal, alguns dos objetivos nucleares passam
por desenvolver nos alunos a capacidade de leitura
de textos de diferentes temas e géneros. Esses
enunciados devem ser de expressão não literária,
mas também literária. São sobretudo estes que
permitirão aos jovens inaugurar um conhecimento
fundamentado e sólido da literatura, bem como
possibilitar a construção de conhecimentos de e
sobre o fenómeno literário, o desenvolvimento do
gosto de ler e, ainda, a valorização da literatura
enquanto património. Por entre esses múltiplos
objetivos, destaca-se ainda o da apreciação crítica
e da dimensão estética dos textos, quer portugueses,
quer estrangeiros. Para cumprir esses objetivos
no domínio da educação literária, as autoras
propõem uma lista de oito obras e de textos para
leitura anual. Estes títulos deverão ser posteriormente
complementados com as sugestões contidas
no Plano Nacional de Leitura (PNL). Assim, em
primeiro lugar, pretendemos pôr em evidência
algumas práticas resultantes da aplicação desse
programa de Português, desde 2015 até o presente,
e compreender de que modo é que essas orientações
se traduzem na variedade das leituras realizadas
pelos alunos, e não na sua reduplicação. Em
segundo lugar, avaliar até que ponto essas escolhas
são realizadas de acordo com a faixa etária e
maturidade leitora dos destinatários, os seus horizontes
de expetativa e gostos pessoais e se, na
esfera do texto literário, estão isentas de reiterações
ao longo do percurso escolar.
Description
Keywords
Educação literária texto literário didática do texto literário Educação Básica Literary education literary text didactic of the literary text Basic Education
Citation
Publisher
[Universidade do Estado do Rio de Janeiro]