Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

ROSAS DA SILVA, SOFIA DE LURDES

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Ambiente institucional: construção e estudo exploratório de um questionário em contexto de ensino superior
    Publication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Armando Gomes; Ferreira, António Gomes Alves
    Aliteratura sobre ensino superiortem dado destaque ao estudo do ambiente institucional, indicando que as perceções dosestudantes acerca da qualidade dos ambientes institucionais apresentam impacto no seu ajustamento e desenvolvimento.Com este estudo pretendeu-se desenvolver um questionário para avaliara perceção do estudante sobre o Ambiente Institucional(Questionário doAmbiente Institucional -QAI). Assim, partimosda análise de conteúdo de entrevistas realizadas a 31 estudantes e doseuconfronto com a literatura. A versão final do QAIresultou numa solução de doisfatores,com níveisde consistência interna bastante aceitáveis: Estímulo Intelectual(α=.90),Sentimento de Comunidade (α=.88).Palavras chave: QAI, construção, estudo exploratório.
  • Família e ensino superior : que relação entre dois contextos de desenvolvimento
    Publication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Armando Gomes
    O presente artigo explora, através de uma revisão da literatura, os contributos do contexto familiar para o desenvolvimento psicossocial do indivíduo e o seu ajustamento aos contextos de vida, com especial relevo para o jovem adulto em contexto de ensino superior. A análise dos estudos permite identificar características familiares que se constituem em facilitadores ou entraves aos processos de desenvolvimento psicossocial e aos processos adaptativos dos indivíduos ao contexto do ensino superior.
  • Dinâmica da interação professor-estudante em contexto de ensino superior: construção e estudo exploratório do questionário da interação professor-estudante
    Publication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Armando Gomes; Ferreira, António Gomes Alves
    O presente estudo procurou, a partir da análise das perceções de professores e estudantes do ensino superior sobre o que são para si interações de qualidade, construir o Questionário da Interação Professor-Estudante (QIPE). Para o efeito, partimos da análise de conteúdo de entrevistas realizadas junto de 31 estudantes e de 21 professores e do seu confronto com a literatura. A versão final do QIPE resultou numa solução de três fatores, com um nível de consistência interna bastante aceitável: Gestão da Relação Pedagógica (α=.90), Contacto com os Professores (α=.87) e Perceção de Suporte (α=.84).