Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 23
  • Profile of practice, travel behaviour and motivations for geocaching
    Publication . Falcão, Ana; Damásio, António Sérgio; Melo, Ricardo
    Geocaching is a recreational sport activity considered as apostmodern treasure hunting game. Associated with the movement to distant places, the search for new landscapes, culture and adventure, geocaching is being integrated into the tourism industry. In spite of its growth and economic significance, few studieshave been developed to understand this sport tourism activity. Thus, this study was developed to understand the geocaching practice profile, geocaching travel behaviour and the motivations for the practice of geocaching, and to examine whether these variables are associated with the socio-demographic characteristics of geocachers.An online questionnaire survey was applied to geocachers living in Portugal, and 613 responses were obtained. The results show that geocaching is a recent sport activity in Portugal, whose motivations for practice are related to nature and escape, and that geocachers have a strong disposition to travel, highlighting the potential of geocaching for sport tourism. Statistical tests also revealed that socio-demographic characteristics are not associated with the geocaching practice profile and geocaching travel behaviour. However, the socio-demographic characteristics are associated with the motivations for the practice of geocaching, particularly when compared by sex, age and education level. Management and marketing implications for sport tourism operators and destinations are discussed.
  • Livro de resumos do 3º Forum REDESPP : desporto para um futuro sustentável - território e comunidades
    Publication . Damásio, António Sérgio; Martins, Artur; Rebelo Leandro, Cristina; M. L. Martins, Fernando; Campos, Francisco; Dias, Gonçalo; Mendes, Pedro; Gomes, Ricardo; Melo, Ricardo; Mendes, Rui
  • Motivos para o abandono da prática de atividade desportiva no ginásio IPC
    Publication . Campos, Francisco; Ângelo, Elisa; Abrantes, Bruno; Ferreira, Ruben; Melo, Ricardo
    São várias as investigações que permitem perceber quais aos motivos de abandono da prática em atividades de fitness. A especificidade do serviço prestado pelo Ginásio IPC faz com que seja bastante importante a análise destes trabalhos, tal como a sua adaptação a este contexto específico. Pelo referido, são objetivos deste estudo: (1) identificar os principais motivos de abandono da prática desportiva no Ginásio IPC; (2) perceber se existem intenções de retorno e, caso não existam, identificar os motivos para essa desistência definitiva; (3) solicitar recomendações com o intuito de melhorar a qualidade do serviço prestado. Foram aplicadas, via telefone, entrevistas a utilizadores que abandonaram a prática após os meses de abril, maio e junho de 2015 (n=116). Após aplicação da técnica estatística análise de conteúdo, é possível verificar que os principais motivos para abandono estão relacionados com a falta de tempo (50.86%) e o final do ano letivo (29.31%). Dos ex-utilizadores entrevistados, 95 (81.90%) mantêm a intenção de regressar à prática desportiva na mesma organização (Ginásio IPC). Em relação às principais recomendações para melhoria do serviço prestado, destaque para a melhoria da qualidade da instalação física (38.10%) e dos equipamentos utilizados (21.43%). Os resultados permitem uma reflexão acerca da temática em estudo e a definição de medidas a implementar de forma a aumentar a qualidade percebida, satisfação e fidelização dos praticantes, coadunando o serviço prestado com os objetivos do Gabinete de Desporto IPC.
  • Hábitos desportivos e perspetivas de participação em atividades físicas desportivas dos estudantes do Politécnico de Coimbra
    Publication . Melo, Ricardo; Campos, Francisco
    A atividade física desportiva tem vindo a ser considerada como um dos mais importantes elementos constituintes de um estilo de vida ativo e saudável. Consequentemente, um estilo de vida ativo apresenta benefícios de saúde nas dimensões física, mental e social. Em geral, estudos anteriores evidenciam um elevado sedentarismo por parte dos estudantes do ensino superior, sugerindo que estes estudantes não estão preparados para a transição de um sistema em que a realização de atividades física é obrigatória para um outro em que ela passa a ser voluntária e autónoma, sendo necessário que as instituições de ensino superior e os seus órgãos responsáveis desenvolvam intervenções eficazes. Para o efeito torna-se importante caracterizar e compreender a situação desportiva. Neste sentido, este estudo apresenta dois objetivos: em primeiro lugar, caracterizar o perfil de participação em atividades físicas desportivas dos estudantes do Politécnico de Coimbra e, em segundo lugar, caracterizar a perspetiva de participação dos mesmos em atividades físicas desportivas que potencialmente poderão vir a ser organizadas pelo Gabinete de Desporto do Politécnico de Coimbra. Para este efeito foi aplicado um inquérito por questionário a 408 estudantes do Politécnico de Coimbra. Os resultados evidenciam um baixo índice de participação em atividades físicas desportivas, mas um grande potencial de procura por atividades físicas desportivas. No final do artigo são apresentadas algumas recomendações para a gestão e para o desenvolvimento de uma política de desenvolvimento desportivo no contexto do Politécnico de Coimbra, baseado no “desporto para todos”.
  • Caracterização dos turistas de surf em Portugal : “lazer sério”, comportamentos de viagem e atributos de destino
    Publication . Portugal, Ana Cristina; M. L. Martins, Fernando; Campos, Francisco; Melo, Ricardo
    O surf é uma atividade desportiva que tem vindo a ser integrada na indústria do lazer e do turismo. O surf como uma subcultura está também associado ao “lazer sério” e às suas seis qualidades: perseverança, carreira, esforço, benefícios, ethos e identidade. Apesar da dimensão e das implicações económicas do surf, e da importância de determinar as características dos surfistas, poucos são os estudos que têm examinado esta forma de turismo desportivo. Assim, o objetivo deste trabalho é compreender os níveis de “lazer sério” dos surfistas em Portugal, os seus comportamentos de surf, os seus comportamentos de viagem de surf, e a importância que os surfistas dão aos atributos na escolha de um destino de surf. Para o efeito, aplicou-se um inquérito por questionário (online) a uma amostra de praticantes de surf nacionais e internacionais (n=200), que tivessem praticado pelo menos uma vez surf em Portugal, e com idade igual ou superior a 18 anos. Os resultados evidenciam que os surfistas em Portugal possuem altos níveis de “lazer sério”, apresentam uma forte predisposição para viajar para surfar, e valorizam principalmente as condições naturais para o surf quando escolhem um destino para viajar. Estes dados permitem apresentar informações importantes que podem ser usadas para fortalecer as estratégias de gestão das organizações do setor do turismo de surf.
  • Part I: nature sports: a unifying concept
    Publication . Melo, Ricardo; Van Rheenen, Derek; James Gammon, Sean
  • O potencial do turismo marítimo-desportivo em Cabo Verde. Uma análise a partir da população residente
    Publication . Semedo, Mirian; Melo, Ricardo
    As atividades marítimo-desportivas são um importante fator de atração turística em Cabo Verde. Recentemente surgiu um número significativo de projetos empresariais relacionados com estas atividades (mergulho, kitesurf, surf, vela, windsurf, etc.), o que permitiu criar novos empregos e estimular o desenvolvimento local, criando também outro tipo de impactos (positivos e negativos). Todavia, não existem estudos que investiguem estas atividades em Cabo Verde. Considerando esta lacuna na literatura, este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o potencial de Cabo Verde para o desenvolvimento das atividades marítimodesportivas, através da análise da percepção dos residentes. Para este propósito foi usado o conceito de atributos turísticos do destino, definido com os fatores de atração turística para um destino (Pearce, Morrison, & Rutledge, 1998). O inquérito por questionário (de aplicação online) foi usado como método de recolha de dados, tendo-se obtido 200 respostas. Os dados foram analisados através do software IBM SPSS21, procedendo-se à análise estatística descritiva. A análise dos resultados demonstra que os principais atributos turísticos do destino percebidos pelos residentes de Cabo Verde são a temperatura da água, o clima, a gastronomia e a paisagem natural. A maioria dos inquiridos refere também que Cabo Verde apresenta um enorme potencial para desenvolver atividades marítimo-desportivas apesar destas não estarem ainda a ser bem exploradas. Estes dados poderão fornecer importantes informações para o desenvolvimento do turismo marítimo-desportivo em Cabo Verde.
  • Part II: nature sports: current trends and the path ahead
    Publication . Melo, Ricardo; Van Rheenen, Derek; Gammon, Sean James
  • Using CBR for portuguese question generation
    Publication . Diéguez, Daniel; Melo, Ricardo; Gomes, Paulo
    In this paper, we propose a new architecture for Question Generation for the Portuguese Language. This architecture aims at the automatic generation of questions, to be used later, for instance, in automatic question answering by means of predictive question generation. Our approach combines a case-based reasoning system and a module for question generation. The question generation module uses manually built rules that are fed to the case-based reasoning engine for selecting which ones should be used. This is accomplished by comparing the answer and the sentence part-of-speech tag sequences. An identical tag sequence on sentences and answers usually implies a similar sequence on the corresponding questions. We discuss the details of this architecture, how it performs and the results obtained so far.
  • Nature Sports: Prospects for Sustainability
    Publication . Van Rheenen, Derek; Melo, Ricardo
    This paper articulates a paradigm shift in the adoption of a critical ecopedagogy focused on substantive and systemic change within nature sports. In analyzing the unifying concept of nature sports, we propose an ontological shift towards genuine sustainability, a communion among people and with nature. These activities comprise a group of physical practices that have the potential to challenge participants in novel ways that provide an alternative to traditional sports and the ideological values associated with these dominant sports, such as competition and personal gain. Nature sports inscribe meaning on bodies in motion, with a blurring or erasure of boundaries, as participants become one with nature rather than seeking to exploit or conquer it. These novel and countercultural practices promise the possibility of systemic sustainability, as participants redefine sport in terms of relational equity and ecoliteracy. As a utopian project, this systems approach recognizes the nature-sport nexus as a living framework to honor culturally appropriate practices and traditions in building an ecological movement centered on environmental justice. In this way, nature sports offer an opportunity to reimagine sustainable development through the promotion of a circular, rather than linear, economy—an economy based on re-creation rather than exploitation and waste.