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Advisor(s)
Abstract(s)
São várias as investigações que permitem perceber quais aos motivos de abandono da prática
em atividades de fitness. A especificidade do serviço prestado pelo Ginásio IPC faz com que
seja bastante importante a análise destes trabalhos, tal como a sua adaptação a este contexto
específico. Pelo referido, são objetivos deste estudo: (1) identificar os principais motivos de
abandono da prática desportiva no Ginásio IPC; (2) perceber se existem intenções de retorno
e, caso não existam, identificar os motivos para essa desistência definitiva; (3) solicitar recomendações com o intuito de melhorar a qualidade do serviço prestado. Foram aplicadas, via
telefone, entrevistas a utilizadores que abandonaram a prática após os meses de abril, maio e
junho de 2015 (n=116). Após aplicação da técnica estatística análise de conteúdo, é possível
verificar que os principais motivos para abandono estão relacionados com a falta de tempo
(50.86%) e o final do ano letivo (29.31%). Dos ex-utilizadores entrevistados, 95 (81.90%)
mantêm a intenção de regressar à prática desportiva na mesma organização (Ginásio IPC). Em
relação às principais recomendações para melhoria do serviço prestado, destaque para a melhoria da qualidade da instalação física (38.10%) e dos equipamentos utilizados (21.43%). Os
resultados permitem uma reflexão acerca da temática em estudo e a definição de medidas a
implementar de forma a aumentar a qualidade percebida, satisfação e fidelização dos praticantes, coadunando o serviço prestado com os objetivos do Gabinete de Desporto IPC.
Description
Keywords
Abandono Fidelização Fitness Ginásio IPC Qualidade Satisfação Dropout Loyalty Fitness IPC Gym Quality Satisfaction
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra