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Oliveira Pires, Ana Luisa

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  • O não-formal e o formal no ensino superior
    Publication . Oliveira Pires, Ana Luisa
    Nesta comunicação apresentamos uma abordagem educativa de carácter inovador no âmbito do Ensino Superior — a Carteira de Competências, que faz parte dos planos de estudos das licenciaturas da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) —, implementada no quadro das reformas preconizadas por Bolonha, na qual se articulam as dimensões da aprendizagem e de desenvolvimento de competências dos estudantes através da participação em contextos não-formais, sejam de natureza profissional, social ou de vida. Uma das intencionalidades de Bolonha — o enfoque nas aprendizagens dos estudantes e na aquisição de competências (E.U., 2012) — implica a mudança paradigmática ao nível dos processos de ensino-aprendizagem: o desenvolvimento de competências apela a abordagens educativas mais flexíveis e adequadas às suas especificidades, bem exige a aproximação entre contextos formais e não-formais de aprendizagem (Pires, 2005, 2007). A estratégia desenvolvida na Escola Superior de Educação do IPS através da Carteira de Competências constitui um exemplo destas abordagens educativas, na medida em que pretende promover aprendizagens significativas e desenvolver competências relevantes em contextos não formais, traduzindo-as em ECTS. O desenvolvimento de competências é entendido numa perspectiva alargada — competências profissionais, sociais, de cidadania, entre outras — e ao longo dos três anos do ciclo de estudos, em estreita articulação com a comunidade envolvente (em instituições educativas, museus, empresas, autarquias, associações, organizações não-governamentais, etc.) em contextos reais de trabalho, pela inserção em comunidades de práticas (Wenger, 1998). Do ponto de vista teórico, estas novas práticas são analisadas à luz dos conceitos de aprendizagem situada e de comunidades de prática (Lave e Wenger, 1991 e Wenger, 1998), competências e seu desenvolvimento (LeBoterf, Perrenoud, Wittorski, Bowden e Marton, in Pires 2005), na medida em que as aprendizagens ocorrem nos próprios contextos em que são mobilizadas, constitutindo-se como um processo social em que o conhecimento é coconstruído (Sousa Santos, 2004). Nesta comunicação caracterizamos o dispositivo Carteira de Competências desenvolvido na ESE-IPS, identificando as suas finalidades, estratégias, recursos e constrangimentos. Procuramos reflectir sobre o seu impacto, a partir da análise qualitativa de um corpus constituído pelos relatórios elaborados por estudantes no final da licenciatura.
  • Formação de adultos e ensino superior
    Publication . Oliveira Pires, Ana Luisa
    A presenre comunIcação tem como finalidade apresentar alguns resultados de um estudo actualmenre em curso, desenvolvido por uma equipa multidisciplinar -"Projecto Telos II -Aprendizagem ao Longo da Vida: Avaliação de Efeitos em Diplomados do Ensino Superior". Este projecro de investigação ptocura caracterizar as rrajectórias de formação e de trabalho de um grupo de adultos com níveis de qualificação superior, que realizaram mesrrados e doutoramentos nos anos lectivos de 1995/1996 e 2000/2001, nas Universidades que participam no projecto: Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologia), Universidade de Lisboa (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação), Universidade Técnica de Lisboa (Instituto Superior de Economia e Gestão) e Universidade de Aveiro. Os dados que analisamos nesta comunicação foram recolhidos numa primeira etapa do estudo, arravés de um inquérito por questionário lançado em 2005. Nesta fase do rrabalho procuramos, rendo como quadro teórico de referência as actuais abordagens de Educação/Formação de Adultos, idenrificar e compreender a perspectiva dos sujeitos sobre a aprendizagem e a relação com o saber, articulada com diferenres espaçoo-tempos de aprendizagem e de desenvolvimento de competências (problemárica das aprendizagens formais, não formais e informais); e, também, idenrificar e fazer uma leitura compreensiva das dinâmicas motivacionais dos sujeitos, com vista a conhecer as razões que os levam a investir na sua aprendizagem -motivos e dinâmicas de implicação na formação -tanro em relação à formação pós-graduada realizada nas universidades, como em relação à forma como perspectivam a sua aprendizagem futura, num contexto de Aprendizagem ao Longo da Vida.