Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Metascience in pre-service primary teacher education: enhancing teachers’ science conceptionsPublication . Saraiva, Maria Leonor da Graça; Neves, Isabel Pestana
- Conceções sobre ciência de futuros professores: uma proposta metodologicaPublication . Saraiva, Maria Leonor da Graça; Neves, Isabel Pestana
- Conceptualização da construção da ciência em currículos e manuais escolaresPublication . Ferreira, Sílvia; Morais, Ana Maria; Neves, Isabel Pestana; Saraiva, Leonor; Castro, Sílvia
- A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticasPublication . Morais, Ana Maria; Neves, Isabel Pestana; Ferreira, Sílvia; Saraiva, Maria Leonor da GraçaO artigo parte de resultados da investigação realizada pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) sobre a inclusão da natureza da ciência (metaciência) na educação científica. Os resultados, que se têm obtido da análise de vários textos e contextos educativos – currículos/programas, manuais escolares e práticas pedagógicas – e das relações entre esses textos/contextos, têm, em geral, revelado uma reduzida presença e uma baixa conceptualização da metaciência.No artigo, começa-se por apresentar o enquadramento teórico da investigação do Grupo ESSA sobre a inclusão da natureza da ciência na educação científica, fundamentalmente a teorização de Ziman (1984, 2000) sobre a metaciência e a teorização de Bernstein sobre a produção e reprodução do conhecimento, referindo-se particularmente o seu modelo do discurso pedagógico (1990, 2000) e as estruturas de conhecimento (1999). Segue-se a descrição de uma proposta de intervenção pedagógica, teoricamente sustentada, que explora a natureza da ciência em contexto de sala de aula. Pretende-se com essa proposta dar exemplo deuma estratégia que privilegie uma aprendizagem científica de nível elevado para todosos alunos e que possa constituir objeto de reflexão sobre a inclusão da natureza da ciência no ensino das ciências. O artigo termina com algumas considerações sobre a aplicabilidade da atividade proposta, retomando argumentos de natureza teórica e empírica que sustentam a sua utilização no contexto da educação científica.
- Algumas propostas de intervenção pedagógicaPublication . Ferreira, Sílvia; Morais, Ana Maria; Neves, Isabel Pestana; Afonso, Margarida; Silva, Preciosa; Saraiva, Leonor; Castro, Sílvia