Loading...
16 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 16
- Coping e adesão ao regime terapêuticoPublication . Sousa, Maria Rui; Lumini Landeiro, Maria José; Pires, Regina; Santos, CéliaAtualmente as doenças crónicas têm um grande impacto na saúde a nível mundial representando, nos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, uma considerável sobrecarga económica dos serviços de saúde, constituindo um enorme desafio para os profissionais da área, no sentido de identificar novas estratégias de atuação. Considerando a doença crónica como um evento stressor, a forma como ela é percebida pela pessoa (dependendo das suas representações de doença) e as estratégias que adota face à nova situação de saúde, influenciam os comportamentos de adesão e, consequentemente, o controlo da patologia, o que se poderá refletir no seu bem-estar e qualidade de vida. Na perspectiva de ir ao encontro das necessidades de aprofundamento do estudo nesta área, o presente trabalho tem por objetivo a realização de uma revisão bibliográfica sobre a temática, permitindo uma análise e reflexão aprofundada sobre a problemática da doença crónica, os efeitos do stresse sobre a mesma, bem como, a influência das estratégias de coping na adesão. Os estudos encontrados sugerem que estratégias de coping do tipo confrontativo, predominantemente focadas no problema, promovem a adesão ao regime terapêutico. Algumas variáveis sócio-demográficas poderão interferir no processo de coping adotado e, consequentemente, nos comportamentos de adesão.
- El cuidado de familiares adultos: ¿Cómo afecta a la salud y al bienestar del cuidador familiar?Publication . Araújo, F.; Peixoto, Maria José; Martins, Teresa; Lumini Landeiro, Maria José; Pinto Martins Salazar Almeida, Berta Maria; Machado, Paulo Alexandre Puga; Freire, R.M.A.Introducción. El cuidado de un miembrode la familia con dependencia para los cuidados personales es un procesocomplejo que afecta a la salud y al bienestar del cuidador familiar. Objetivos. Sistematizar la producción científica nacional sobre las implicacionesen la salud y bienestar de los que tienen a su cargo cuidar familiares com dependencia en el autocuidado. Método. Se llevó a cabo una revisión integradora, respaldada por el Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal entre los años 2000 y 2012, en la que se tuvieron en cuenta todos los documentos completos accesibles. Seutilizó el método PI(CO)D. Para el análisis de los datos se solicitó la intervenciónde dos revisores independientes. Se utilizaron los indicadores del Joanna Briggs Institute para analizar la calidad metodológica de los estudios. Resultados. Se seleccionaron doce estúdios principales. La mayoría de ellos se basaban en investigación observacional de tipo transversal/descriptivo, lo cual permite describir el perfil de los cuidadores familiares e identificar sus necesidades y los factores relacionados con la sobrecarga. Los resultados muestran una mayor sobrecarga/estrés en los cuidadores familiares de personas con demencia y con un nivel elevado de dependencia. La mayor sobrecarga está relacionada con una mala percepción del estado de salud, de la satisfacción y de la calidad de vida del cuidador familiar. Los niveles de sobrecarga asociada, depresión emocional y estrés son más elevados en las mujeres que en los hombres. Conclusiones. La naturaleza de los estúdios utilizados permite identificar el impacto que supone el cuidado de un familiar con dependencia para los cuidadores familiares. No obstante, es imposible analizar los resultados de manera dinámica a lo largo de un periodo de tiempo. Es importante centrarse en la investigación basándose en los mejores datos clínicos disponibles para potenciar la toma de decisiones en la práctica clínica.
- Coping – Terapêuticas de enfermagem na promoção de comportamentos de adesãoPublication . Sousa, Maria Rui; Lumini Landeiro, Maria José; Pires, Regina; Santos, CéliaIntrodução: Actualmente os estudos que envolvem a área do autocuidado são primordiais ao nível dos cuidados de saúde, pois permitem compreender e promover a qualidade de vida das pessoas. Neste sentido, o autocuidado abrange não apenas as capacidades necessárias para a realizar as actividades de vida diária, mas também conhecimentos e perícias que as pessoas utilizam na autogestão da sua condição de saúde. Perante uma doença considerada como um evento stressor, a pessoa desenvolve conscientemente um conjunto de estratégias adaptativas, na tentativa de encontrar o equilíbrio perdido. Sendo o coping entendido como um esforço para responder a estímulos internos ou externos que são avaliados como negativos ou desa&antes, o tipo de coping que a pessoa adopta repercute-se nos seus comportamentos de autocuidado, nomeadamente nos comportamentos de adesão e portanto na forma como ela gere a sua situação de saúde/doença. Objectivos: Compreender de que forma é que as estratégias de coping in'uenciam nos comportamentos de adesão ao regime terapêutico; re'ectir sobre o papel do enfermeiro como promotor da adaptação da pessoa à sua condição de saúde e à adesão ao regime terapêutico. Método: Revisão da literatura efectuada através da consulta de livros e pesquisa nas principais bases de dados em saúde (CINAHL e Medline), utilizando as palavras-chave: terapêuticas de enfermagem, coping, estratégias de adaptação; crenças; adesão. A pesquisa foi efectuada em Português e Inglês. Resultados: A literatura sugere que as estratégias de coping focadas no problema, habitualmente denominadas de estratégias activas, estarão relacionadas com maiores níveis de adesão, enquanto que as estratégias focadas na emoção, ou de tipo passivo, estarão normalmente associadas a menores comportamentos de adesão. Conclusão: Sendo o coping e a adesão ao regime terapêutico focos de atenção da prática de enfermagem, o enfermeiro poderá desenvolver, em conjunto com a pessoa, intervenções terapêuticas no sentido de facilitar a sua adaptação à nova condição de saúde, promovendo a adesão, o seu bem-estar e a sua qualidade de vida
- Evaluation of the educational technology “Caring for dependent people” by family caregivers in changes and transfers of patients and tube feedingPublication . Lumini Landeiro, Maria José; Peres, Heloísa; Martins, TeresaObjetivo: avaliar os contributos da tecnologia educacional interativa “Cuidar de Pessoas Dependentes” no desenvolvimento de conhecimentos aos familiares cuidadores de pessoas dependentes, no contexto domiciliário e a satisfação no seu uso. Método: estudo quasiexperimental, não randomizado, do tipo antes e depois, com amostra de conveniência constituída por 65 familiares cuidadores, de dois Serviços de Medicina de um hospital do Porto, Portugal. O Grupo Controle foi constituído por 33 familiares cuidadores e o Grupo Experimental por 32, identificados por amostragem consecutiva. O grupo experimental teve Acesso à tecnologia educacional no domicílio. Os dados foram colhidos por questionário sociodemográfico de satisfação e avaliação de conhecimentos sobre como alimentar por sonda nasogástrica, posicionar e transferir a pessoa dependente. A avaliação nos dois grupos teve dois momentos: inicial, no internamento e um mês após alta hospitalar. Resultados: registou-se no grupo experimental um ganho maior de conhecimentos relacionado com a utilização da tecnologia educacional. No grupo controle os conhecimentos não variaram nos dois momentos de avaliação. Conclusão: esses resultados corroboraram na melhoria das tecnologias educacionais interativas e na capacitação dos familiares cuidadores para cuidar de pessoas dependentes. Essa tecnologia atendeu satisfatoriamente as necessidades de qualidade técnica e de aprendizagem dos cuidadores, sendo considerada fácil e estimulante.
- Avaliação de necessidades informacionais dos cuidadores domiciliaresPublication . Lumini Landeiro, Maria José; Peres, Heloísa Helena Ciqueto; Martins, TeresaRESUMO: Objetivo: identificar necessidades, dificuldades, informações necessárias e adequabilidade do uso de tecnologias educacionais dos familiares cuidadores na prestação de cuidados informais à pessoa dependente no domicílio. Método: estudo exploratório descritivo com amostra intencional de cuidadores e coleta de dados realizada por entrevista semiestruturada a 12 cuidadores utilizando questionário sociodemográfico e avaliação por Índice de Barthel. Resultados: os participantes eram maioritariamente mulheres, filhas, com atividade profissional, com média etária 57 anos. As pessoas dependentes eram na maioria mulheres, a maior parte da amostra era totalmente dependente, apresentando uma média etária de 78 anos. Foi identificada necessidade de informação para o desenvolvimento de competências nos domínios do conhecimento, instrumental e os apoios sociais relativos aos autocuidados de alimentar-se, virar-se e transferir-se e a utilidade de tecnologia educacional. Conclusão: este estudo contribui para melhor atuação dos enfermeiros na capacitação dos cuidadores na prestação de cuidados à pessoa dependente. Descritores: Saúde da família; Enfermagem
- Tecnologia educacional na gestão de cuidados: perfil tecnológico de enfermeiros de hospitais portuguesesPublication . Lumini Landeiro, Maria José; Freire, R.M.A.; Martins, MM; Martins, Teresa; Peres, Helena CiquetoObjective: To identify the technological profile of nurses in Portuguese hospitals. Method: A quantitative exploratory study conducted in two hospitals in the northern region and one in the central region of Portugal. The sample was randomly selected and included 960 nurses. Results: Of the participants, 420 (46.1%) used computers, 196 (23.4%) reported having knowledge about using computers for teaching, 174 (21.1%) used computers to teach, 112 (15.1%) recognized that using computers can be a technological means to supplement classroom training, 477 (61.6%) would like to receive training on using computers, and 382 (40.9%) reported self-learning of information technology. In relation to distance education, 706 (74.9%) reported they were familiar with it and 752 (76.4%) indicated an interest in participating in training using this modality. Conclusion: Organizations should be mindful of the technological profile shown by this group of nurses and look for ways to introduce educational technologies in the management of care.
- The Role of Educational Technology in CaregivingPublication . Lumini Landeiro, Maria José; Araújo, F.; Martins, TeresaHuge demographic and socio-economic changes are part of the experience of present societies. One consequence is the aging of the population and increasingly more people without the capacity for self-care. The provision of intergenerational care, namely caring for the older individuals, is a focus of attention for health professionals, but is also part of the political and social agenda. There is a need to regulate, support, and facilitate the daily life of families who have a dependent aged member. In contemporary societies, the use of information and communication technologies (ICT) is an important driver of innovation, responsible for a large transformation of living standards and new social behaviors. Within the scope of the provision of informal care, ICT can provide a great support, representing a primordial tool for updating the organizations in order to improve their efficiency, incorporating and making available services, and anticipating needs. Thus, the development of equipment, electronic applications, and websites for the elderly or their family caregivers should be conceptualized and customized to the profile of these users. A major challenge faced by healthcare institutions is to focus their services by organizing them around citizens’ needs.
- Taking a look to promoting health and complications’ prevention: differences by contextPublication . Lumini Landeiro, Maria José; Freire, R.M.A.; Martins, MM; Martins, Teresa; Peres, Heloísa Helena CiquetoObjectives: to acknowledge and compare the health promotion and complications’ prevention practices performed by nurses working in hospital and primary health care contexts. Methods: descriptive, exploratory and crosscutting study, performed with 474 nurses selected by convenience sampling. It was used a form that encompassed two categories of descriptive statements about quality in the professional exercise of nurses. This study had ethical committee approval. Results: the nurses’ population was mainly women (87,3%) with an average age of 35,5 years. There was more practices of the hospital’s nurses related to the identification of potential problems of the patient (p=0.001) and supervision of the activities that put in place the nursing interventions and the activities that they delegate (p=0.003). Conclusion: the nurses perform health promotion and complications’ prevention activities, however not in a systematic fashion and professional practices differ by context. This study is relevant as it may promote the critical consciousness of the nurses about the need of stressing quality practices.
- Satisfaction and usability of an information and communications technology in nursing education: a pilot studyPublication . Silva, Inês; Ângelo, Joana; Santos, Francisco; Lumini Landeiro, Maria José; Martins, TeresaBackground: The literature suggests that interactive educational tools can improve the teaching-learning process. Objective: To evaluate the usability and satisfaction capability of a technological platform, designed for nursing students, used as a support tool to learn the procedures related to patient positioning. Methodology: A study with 2 cross-reference evaluation moments was conducted. One hundred and twenty-two students enrolled in the 1st semester curricular unit of the Undergraduate Degree in Nursing, answered a questionnaire, for the assessment of the satisfaction level regarding the currently used model (with no access to the platform). Seventy-eight students enrolled in the second semester had access to the educational platform and gave their opinion on the efficacy, relevance, and responsiveness of the platform. Results: The students considered the tool useful. The overall evaluation had a mean of 8.01 (on a 0-10 scale). Conclusion: The correct use of the virtual learning object proves to be useful for the teaching-learning process, contributing to better learning and indirectly to the excellence of nursing care.
- Percepção dos enfermeiros sobre Dificuldades e necessidades informacionais dos familiares cuidadores de pessoa dependentePublication . Lumini Landeiro, Maria José; Martins, Teresa; Peres, Heloísa Helena CiquetoA transição das pessoas com dependência do hospital para casa é uma situação geradora de estresse para elas e para a família. Este estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, teve como objetivo conhecer a percepção dos enfermeiros sobre as dificuldades,necessidades informacionais e aplicabilidade da utilização de tecnologias educacionais dos familiares cuidadores de pessoa dependente. Na coleta de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 14 enfermeiros de um hospital e de dois centros de saúde da região do Porto.Os resultados revelaram participantes majoritariamente homens com média de idade de 32,64 anos e tempo médio de exercício profissional de 9,86 anos. Os enfermeiros identificaram necessidades de informação para o desenvolvimento de competências nos domínios do conhecimento instrumental relativos aos autocuidados alimentar-se, virar-se e transferir-se e utilidade do uso de tecnologia educacional. Concluiu-se que os domínios dos conhecimentos identificados facilitariam a construção e aplicação de tecnologia educacional para familiares cuidadores.