Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • O moodle e a pedagogia no ensino superior : um casamento ou um divórcio tecnológico?
    Publication . Patrão, Carla; Soeiro, Dina
    O projecto e-aulas é um espaço que utiliza a plataforma Moodle para os estudantes da Escola Superior de Educação de Coimbra, como complemento à formação presencial, cujo objectivo é melhorar a qualidade da aprendizagem. A plataforma é usada em mais de 100 disciplinas, de 16 cursos, apoiando cerca de 2000 utilizadores. A problemática central desta comunicação é a análise crítica do contributo da utilização do Moodle para a mudança nas percepções, metodologias e atitudes dos professores, estudantes regulares, estudantes trabalhadores e estudantes surdos sobre a aprendizagem e a pedagogia. A metodologia deste estudo é essencialmente qualitativa, baseada na análise de conteúdo de entrevistas a professores e estudantes e de dados da plataforma, como fóruns e estatísticas. Alguns professores aproveitaram o Moodle como uma boa oportunidade para mudar as metodologias pedagógicas, tornando as suas disciplinas mais abertas à participação dos estudantes. O uso pedagógico do e-aulas é especialmente eficaz para os estudantes trabalhadores, contrariamente aos estudantes surdos que não se queriam expor perante os colegas ouvintes. O estudo indica algumas pistas para os professores, no sentido da inclusão dos estudantes não tradicionais no ensino superior.
  • E-aulas na ESEC : muito para além das aulas
    Publication . Patrão, Carla; Soeiro, Dina
    A aprendizagem acontece muito para além das aulas. Numa lógica à Bolonhesa, de tutoria, orientação, a utilização de um sistema de gestão da aprendizagem através da Internet possibilita um acompanhamento para além de limites de horários, espaços presenciais, formais, distâncias. Por isso, neste artigo, mais do que promovermos o Moodle, daremos voz a quem o utiliza e a quem dele precisa para falar do que é o E-aulas, das suas potencialidades pedagógicas por explorar, do que tem muito mais para oferecer do que apenas ser um distribuidor de conteúdos, que pode ser um promotor de contextos de desenvolvimento pessoal, social e até organizacional.
  • E-portfolio : aprendizagem e avaliação partilhadas em e-learning
    Publication . Soeiro, Dina; Figueiredo, António Dias de; Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
    Mais do que respostas, o portfolio faz-nos algumas perguntas. Questiona-nos sobre as nossas práticas pedagógicas, põe-nos a reflectir sobre os seus fundamentos e faz-nos arriscar. Foi isso que fizemos, pensando não só continuar a adoptá-lo e melhorá-lo em regime presencial, como até transferi-lo para outros contextos de aprendizagem, como seja a aprendizagem a distância através da Internet. Já que se transferem para os sistemas formativos a distância as práticas comuns (e nem sempre positivas e adaptadas) dos sistemas presenciais, porque não transferir aquilo que consideramos ser uma metodologia consentânea com a realidade educativa emergente, o portfolio? Todavia, nesta dissertação não se pretende a mera transposição de um instrumento da modalidade de avaliação da aprendizagem do ensino presencial para o processo educativo não presencial. Poderá tratar-se, sim, de uma adaptação crítica, a fundamentação e a construção de uma proposta: um modelo de portfolio electrónico adaptado a contextos colaborativos de e-learning, com base nos princípios educativos do sócio-construtivismo, no conceito de comunidades de aprendizagem e nas práticas reflexivas da avaliação formativa e formadora.