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  • JUST-CRS master programme: an interdisciplinary curriculum for occupation and physical therapy
    Publication . Nazzal, Mohammad; Martins, Sílvia; Khalil, Hanan; Karaduman, Aynur Ayşe; Alves Lopes, António; Dawes, Helen; Hawamdeh, Ziad; Al-Nassan, Saad
    JUST-CRS is a capacity building Project in higher education funded by the EU Erasmus+ aims to establish an interdisciplinary master program in rehabilitation sciences at JUST for both occupational and physical therapy. Consortium partners, led by the grant holder (JUST) and universities from Portugal, England, Turkey and Jordan have worked collaboratively to build an international curriculum with structure that provides innovative solutions to Jordanian rehabilitation gaps and ts Jordanian Higher Education standards and the European standards set in the European Qualification Framework. This presentation intends to shed light on the process, steps, outcomes and insights of developing this master’s degree program in rehabilitation sciences. The process highlights the steps starting from needs assessment, setting up program graduate competencies, setting up core and elective courses’ skeletal structure and descriptions, establishing courses learning outcomes, courses’ contents and topics as well as establishing the courses’ evaluation methods. Each step was collaboratively crafted to t multiple international culturally-different partners, multi-disciplines, multiple views and perspective of educational and professional systems. Ultimately, the program has been a success. The recipe for this success as well as better suggestions for future international collaborations in the eld of higher education for rehabilitation sciences will be disseminated.
  • Um "focus" na ocupação
    Publication . Martins, Sílvia; Moreira, Nuno; Vieira Da Silva, Cristina; Pimentel, E; Remtula, S
  • Formação em terapia ocupacional: desenho de um projeto de transformação curricular para o séc. XXI
    Publication . Martins, Sílvia; Vieira Da Silva, Cristina; Silva Pinto, Élia; Ferreira, Isabel; Moreira, Nuno
    Introdução: O desenvolvimento e renovação de currículos é visto como uma atividade-chave das instituições de ensino superior. Ao nível internacional e nacional, é evidente o crescente interesse na investigação em desenho curricular, e em criar percursos educativos diversos que correspondam às aspirações de futuro da população e às necessidades da sociedade. As mudanças de paradigma que ocorreram na terapia ocupacional, nos últimos anos, tornam urgente esta reflexão. Objetivo: Pretendeu-se com este estudo construir o desenho de um projeto de transformação curricular para a formação em terapia ocupacional. Material e Métodos: Neste 1º ciclo de investigação foi utilizada uma metodologia de investigação-ação. Os participantes no estudo foram agrupados em duas equipas, uma nuclear, composta por dois docentes a tempo integral e uma alargada, integrando mais três docentes, também a tempo integral. Recorreu-se a métodos participativos para se envolverem os docentes nos momentos de reflexão. Em etapas chave do processo, recorreu-se a um grupo de peritos na área de desenho curricular. Resultados: Obtenção de uma versão de consenso do desenho do projeto, nomeadamente, visão, missão e valores; objetivos dirigidos ao currículo, aos estudantes e aos docentes; intervenientes no processo e sua distribuição por domínios em áreas de competência e seleção da Teoria U para guiar o processo de transformação curricular. Conclusão: A metodologia de investigação-ação e os métodos participativos, conjuntamente com o recurso ao grupo de peritos, permitiram aos participantes chegarem a uma versão de consenso sobre os aspetos principais a incluir no processo de transformação curricular.
  • Hacettepe University experience in an international multicenter project: development of an interdisciplinary clinical master program in rehabilitation sciences
    Publication . Karaduman, Ayşe; Yildirim, Sibel Aksu; Ínce, Deniz ínal; Mutlu, Akmer; Tunay, Volga Bayrakci; Ülger, Özlem; Öksuz, Çiğdem; Kayihan, Hülya; Bumin, Gonca; Firat, Tüzün; Khalil, Hanan; Hadaoush, Hikmat; Dawes, Helen; Chapman, Kim; Alves Lopes, António; Almeida, Patrícia; Martins, Sílvia; Guimarães, Isabel; Habbib, Andreia; Alnasaan, Saad; Mohdi, Zaid; Batarseh, Haifa; Jebril, Mohammad; Hawamdeh, Muhannad; Alwahamdeh, Ziyad; Alghwiri, Alia; Collet, Johnny; Wade, Derick; Barker, Karen; Howells, Ken; Ezekel, Leixie; Esser, Patrick; Nazzal, Mohammad
    Purpose: The aim of the project was to constitute an interdisciplinary, innovator, international clinical master program for physiotherapists and occupational therapists in Jordan University of Science and Technology (JUST) Rehabilitation Sciences. Methods: Project has started in 2016 supported by European Union as Erasmus + KA2 project. A total of six universities participated in the project (3 from Europe, 3 from Jordan). The mission of the Hacettepe University was to develop the curriculum. The Bologna process and European quality and lifelong learning standards and Jordan’s National Qualifications were utilized. The 8-step process, including needs analysis, profiling, structure of the program, mobility, learning-teaching measurement methodology, admission requirements, degree of master’s thesis, management and resources, was applied with common consensus. Eight mandatory and 15 elective courses a total of 120 ECTS were established. The digital teaching platform were created under the leadership of Portugal, while the quality processes were monitored by England. In 2017, 18 students enrolled in the program. Lecturers from all countries participated in the lessons. The theoretical education were given via the online system and practical education were given in Jordan face to face. Clinical practice training was done in three European countries. Results: European Union audits resulted in success. Application labs were created. The program was accredited by the Jordanian Higher Education Institution. Conclusion: A new and multidisciplinary program which has never been developed according to Bologna and EQF in Jordan. This program is original for the country and the Middle East. International cooperation between countries was achieved.
  • A partnership for the development of occupational therapy in Mozambique
    Publication . Martins, Sílvia
    This paper describes an international partnership that was established for the purpose of setting up the first occupational therapy educational programme in Mozambique. The author is a lecturer at the Escola Superior de Saúde do Alcoitão in Portugal, one of the partners. She was involved in the process of developing and delivering the occupational therapy programme at the Instituto Superior de Ciências da Saúde, in Mozambique, with the support of the Ministério da Saúde de Moçambique. The case study demonstrates that such international projects should be open to and allow for sharing, taking into account cultural perspectives. It is essential to its sustainability that the local university takes ownership of a new developing education programme.
  • Formação de terapeutas ocupacionais em Moçambique: a parceria SCML/ESSAlcoitão/ISCISA
    Publication . Martins, Sílvia; Vieira Da Silva, Cristina; Moreira, Nuno; Dias, D.; Matimba, A.
    Introdução: As parcerias para o desenvolvimento têm sido apontadas pela ONU como um dos objetivos do milénio e de desenvolvimento sustentável. Em 2007, constitui-se uma parceria para formar os primeiros terapeutas ocupacionais em Moçambique, respondendo às necessidades do país no apoio a pessoas com problemas de saúde mental e com sequelas de HIV/SIDA. Passados 14 anos da mesma, importa refletir sobre os fatores que têm permitido o seu sucesso e sustentabilidade. Objetivos: Apresentar o modelo de cooperação SCML/ESSAlcoitão/ISCISA e refletir sobre o processo e resultados obtidos. Metodologia: Recorreu-se à metodologia de estudo de caso, sendo a unidade de observação o modelo de cooperação entre as entidades parceiras. Resultados: O modelo previa a colaboração na revisão do plano de estudos, a lecionação e avaliação nas unidades curriculares, específicas da área da terapia ocupacional e a criação e supervisão de estágios. Para tal, contou-se com um responsável, de cada uma das instituições, na gestão do projeto, com docentes da ESSAlcoitão que, presencialmente, lecionaram unidades curriculares específicas da área da terapia ocupacional e com a contratação de docentes residentes, oriundos de Portugal e Brasil, que asseguraram a continuidade da lecionação nas UCs específicas e dinamizaram contextos de estágio. Este modelo, que foi sendo alterado em função da reflexão anual feita sobre o mesmo e da disponibilidade de recursos, permitiu que até à data se licenciassem 100 terapeutas ocupacionais. Destes, a maioria encontra-se integrado no Ministério da Saúde (MISAU) a exercer a profissão nas diversas províncias de Moçambique. Dos terapeutas ocupacionais formados ao abrigo deste protocolo, 3 estão atualmente integrados no ISCISA como docentes a tempo integral e 9 como docentes convidados. Os terapeutas ocupacionais em exercício colaboram na supervisão de estágios dos estudantes. Conclusão: O modelo implementado para esta parceria permitiu dotar o MISAU de terapeutas ocupacionais que, desde 2011, passaram a integrar as equipas de apoio a crianças, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade. Permitiu, também, a sustentabilidade na formação destes profissionais, que é feita, na atualidade, com recursos humanos locais, e apoio de docentes da ESSAlcoitão, sobretudo, a distância.
  • Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos: o processo de construção de um projeto lusófono
    Publication . Dores, Artemisa R.; Ribeiro, Isabel; Mendes, Ana; Steele, Ana; Gonçalves, Daniela; Ruivo, Alice; Rosa, Marlene; Martins, Sílvia
    Introdução: Os Núcleos Académicos (NAs) da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS) foram criados por associação livre de docentes e investigadores, e organizados por grandes áreas no âmbito das ciências da saúde. A ação dos NAs ocorre no âmbito da missão, fins e objetivos da RACS e o seu funcionamento regula-se pelos princípios de democraticidade. Até ao momento foram constituídos 17 NAs. No entanto, o seu funcionamento pleno e continuado no tempo, dada a multiplicidade de áreas de conhecimento, membros e países envolvidos, reveste-se de inúmeros desafios. A Comissão Coordenadora dos NAs da RACS (CCNA) criada em janeiro de 2019, tem como missão promover a atividade dos NAs, estimular a sua continuidade e implementar linhas de ação estratégicas que desenvolvam uma política pró-ativa, de incentivo e desenvolvimento dos mesmos. Ainda gerir as políticas de ação geral dos NAs em estreita relação com a Direção da RACS. Objetivos: Este trabalho pretende apresentar e refletir o processo de construção dos NAs e explorar os desafios e potencialidades do mesmo. Ainda partilhar exemplos de boas práticas. Metodologia: Para a elaboração deste trabalho os membros dos NAs responderam a um inquérito online, para permitir recolher (i) a sua perceção acerca do trabalho desenvolvido, (ii) dificuldades sentidas e (iii) estratégias bem-sucedidas. Os NAs mais ativos foram convidados a partilhar as suas boas práticas no formato de testemunho breve e todos os NAs convidados a partilharem a sua experiência no formato roda de conversa. Resultados: Nesta comunicação apresentam-se os NAs ativos, as ações desenvolvidas até ao momento e as planeadas, bem como documentos-chave orientadores das práticas. Ainda o feedback dos NAs acerca do processo e dos resultados. Conclusões: As similaridades e particularidades dos diferentes países da Lusofonia estão a permitir criar projetos e ações inovadoras, com um enorme potencial de expansão que importa estimular. Este trabalho explora essas possibilidades, que visa potenciar, e estratégias para ultrapassar as dificuldades sentidas ao longo do processo.
  • Sintonizar as Ciências da Saúde na Lusofonia: um projeto da Rede Académica das Ciências da Saúde na Lusofonia
    Publication . Martins, Sílvia; Ribeiro, Isabel; Mendes, Ana P.; Steele, Ana; Gonçalves, Daniela; Ruivo, Alice; Rosa, Marlene; Dores, Artemisa R.
    Introdução: O projeto Sintonizar as Ciências da Saúde na Lusofonia (SiCiSaLus) surge por proposta da Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos (CCNA) da Rede Académica de Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS), com o intuito de promover a colaboração entre as instituições membro desta rede. Este projeto, inspirado no Tuning Project*, tem como propósito a reflexão sobre o ensino/formação, investigação e profissionalização em cada uma das áreas dos núcleos académicos (NA), na procura de pontos de referência, convergência e entendimento entre os diversos países da Lusofonia, protegendo a diversidade existente. Objetivos: Apresentar e refletir sobre o desenho do projeto SiCiSaLus e o percurso efetuado, e explorar os desafios e potencialidades do mesmo. Metodologia: Recorreu-se a uma metodologia participativa, com o envolvimento dos representantes dos 17 NA. Realizaramse grupos de discussão e foram recolhidos dados através de um inquérito online. Numa primeira parte será feito o enquadramento e apresentado o desenho do projeto e numa segunda, em formato de roda de conversa, discutidos os desafios e potencialidades do mesmo por representantes de cada NA. Resultados: Foi elaborado o desenho do projeto com o envolvimento e participação de todos os representantes dos NA, e o input de colegas de diversos países da Lusofonia. Foi dado especial enfoque aos critérios de constituição das equipas, dos métodos e dos procedimentos da recolha de dados. Procurou-se promover a autonomia de cada NA na implementação do projeto, acautelando a existência de instrumentos e procedimentos comuns que permitirão garantir a fiabilidade dos dados e uma análise comparativa dos mesmos. Conclusões: Procurar pontos de referência, convergência e entendimento sobre o ensino/formação, a investigação e a profissionalização, nas 17 áreas das ciências da saúde, no contexto dos países da Lusofonia, é um projeto ambicioso e complexo que coloca grandes desafios à sua conceção e implementação. No entanto, os potenciais benefícios do mesmo e o impacto que pode vir a ter na criação de investigação conjunta, de planos de formação entre países e na mobilidade de estudantes e docentes, ultrapassam largamente os desafios e motivam fortemente todos os envolvidos para a sua continuidade.