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- Música, emoções e bem-estar: o Projeto Recriar-se e as pessoas em situação de sem abrigoPublication . Vasconcelos, António Ângelo; Xavier, Carlos Barreto
- O projeto “Recriar-se” e os sem abrigo: dimensões criativas, ecológicas, políticas e sociais das práticas artísticas comunitáriasPublication . Vasconcelos, António Ângelo; Xavier, Carlos Barreto
- Projeto Recriar-se: Música: As práticas musicais e o voltar a sentir-se pessoaPublication . Xavier, Carlos Barreto; Vasconcelos, António Ângelo; Oliveira Pires, Ana Luisa; Lemos, Gina C.
- A banda pop em sala de aula: uma proposta de metodologia em educação musicalPublication . Xavier, Carlos BarretoTrata-se de um artigo sobre um projecto de integração da música ligeira em sala de aula, utilizando uma metodologia em torno das bandas pop, que tem sido desen-volvida em escolas do ensino básico e na formação de professores de educação musical na Escola Superior de Educação de Setúbal. Através desta metodologia de agrupamento musical, os alunos desenvolvem com-petências nos campos de audição, interpretação, execução e composição musical impulsionando o crescimento de um pensamento musical crítico e estruturado alicerçado no conhecimento diferenciado, na mobilidade mental e na destreza física. A participação no agrupamento musical é, portanto, motor de desenvolvi-mento das relações com a música, com os outros e consigo próprio, contribuindo para a formação de uma personalidade artística. As bandas pop em sala de aula manifestam algumas semelhanças com as bandas de garagem. Sobressaem artisti-camente na comunidade escolar, apresentam uma forte motivação nos ensaios e espectáculos, intervém na escola com o reconhecimento da comunidade académica como lideres de opinião. Estão identificados, entre outros, projectos desenvolvidos nas escolas EB2 de Lagos, EB2 da Sobreda, St. Peter’s School em Palmela e Colégio Laura Vicunha em Vendas Novas. Em qualquer destas instituições, são relatados efeitos que, supostamente, a participação das crianças e adolescentes em bandas pop tem tido na sua personalidade e na sua estabilidade educativa. Sumariamente, existe uma expectativa que estes projectos de execução musical proporcionem o desenvolvimento de competências diversificadas que possam contribuir para o sucesso educativo geral, tais como disciplina, rigor, método, coordenação, auto-estima, respeito pelos outros, confiança, capacidades comuni-cacionais e relacionais.