Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Inovar em Tempos de Pandemia: Criação de um Curso de Inovação Pedagógica no Ensino SuperiorPublication . Marques, C. G.; Nata, Ana; Manso, António; Pestana, Hélder; Ferreira, Luis Miguel; Nunes, Maria; Santos, PauloNeste artigo descrevemos o Curso de Inovação Pedagógica desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância do Instituto Politécnico de Tomar (LIED) que teve como ponto de partida a pandemia do coronavírus SARS-COV-2. Neste artigo, começamos por apresentar algumas reflexões relativas ao ato de ensinar a distância e da importância que as novas tecnologias tiveram na transição, com caráter de emergência, para o ensino virtual durante o período de confinamento geral de Portugal que teve início a 16 de março de 2020. Seguidamente, apresentamos os objetivos e a estrutura do Curso de Inovação Pedagógica criado pelo LIED, assim como uma análise dos resultados decorrentes da primeira edição do curso que se realizou na modalidade on-line, com sessões síncronas e assíncronas. Na parte final deste artigo, apresentamos algumas considerações finais que relacionam as novas formas de educar com o Curso de Inovação Pedagógica do LIED.
- Indicadores de resultado clinicamente úteis no contexto das estratégias terapêuticas promotoras da adaptação em doentes com cancro da mamaPublication . Ferreira, Luis Miguel; Santos, Célia; Pereira, Filipe Miguel Soares; Pinto Martins Salazar Almeida, Berta MariaNeste artigo descreve-se o processo inicial de identificação de um painel de indicadores de resultado, clinicamente úteis, capazes de promover a monitorização dos processos de adaptação, em doentes com cancro da mama. A doença oncológica da mama constitui um agente de stress capaz de ameaçar a integridade psicológica e física da pessoa, representando um impacto violento no bem-estar e na qualidade de vida. Como metodologia utilizou-se uma abordagem qualitativa e exploratória, com recurso a revisão bibliográfica e a entrevistas exploratórias a doentes com cancro da mama, que pertencem a um grupo de auto-ajuda, e à avaliação por peritos. Numa primeira abordagem, de acordo com a revisão da literatura efectuada, podemos inferir que um estilo de coping mais activo sob a forma de espírito de luta, suporte social, autocontrolo, índices favoráveis de optimismo e dimensão espiritual presente, induz padrões de respostas mais adaptativas. A partir dos resultados das entrevistas exploratórias e da revisão da literatura, evoluímos na identificação de um conjunto bastante alargado de indicadores de resultado de enfermagem, utilizando a Classificação de Resultados de Enfermagem. O referido conjunto de indicadores foi então submetido a um painel de peritos, neste domínio problemático. De acordo com as opções dos peritos, fomos capazes de chegar a um painel de 110 indicadores de resultado, potencialmente úteis para a monitorização e acompanhamento das doentes que experimentam uma situação de doença oncológica da mama. Concluímos que é essencial para a disciplina de enfermagem a identificação de indicadores de resultado, úteis e mensuráveis, que permitam avaliar a assistência em saúde, como meio de sustentar a qualidade do exercício profissional dos enfermeiros.
- Intervenções de enfermagem promotoras da adaptação da mulher ao Cancro da MamaPublication . Silva, Ricardo; Ferreira, Luis Miguel; Pereira, Filipe Miguel SoaresIntrodução: O cancro da mama é a doença oncológica com maior incidência na mulher. Identificar os elementos estruturantes das intervenções de enfermagem com vista a promover a adaptação da mulher ao cancro da mama é uma prioridade que carece de sistematização e proficiência para serem implementadas na prática clínica. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, de acordo com o modelo PVO (Paciente/População/Problema, Variáveis em estudo e Outcomes/Resultados), entre os anos 2011 a 2016, com análise de 30 artigos através de um modelo de análise desenvolvido pelos investigadores que assenta em categorias indispensáveis ao desenvolvimento de intervenções de enfermagem baseadas em evidências. Objetivos: Identificar os elementos estruturantes das intervenções de enfermagem com vista a promover a adaptação da mulher ao cancro da mama. Resultados: A análise dos dados permitiu validar como referencial teórico dominante a Teoria do Autocuidado e, face às necessidades identificadas por esta população surge, em destaque, o sistema de apoio educativo. Nesta perspetiva de requisitos de desvio à saúde, as terapêuticas que se destacam são do tipo informar e educar – pretendem capacitar a mulher para a promoção das atividades de autocuidado. Neste contexto e, atendendo ao anterior, as formas de implementação predominantes são sessões informativas e educativas, individuais e em grupo e com recurso a conteúdos disponíveis em suporte verbal e escrito. A utilização de novos recursos tecnológicos de informação e comunicação foi igualmente uma estratégia descrita mas os autores alertam que a utilização destes requer, nos seus utilizadores, altos níveis de motivação. O envolvimento de elementos significativos ou familiares foi igualmente destacado como recurso externo que pode determinar a adesão e envolvimento das mulheres ao plano terapêutico. Conclusões: A identificação dos elementos estruturantes das intervenções de enfermagem, com vista a promover a adaptação da mulher ao cancro da mama, contribuirá para ajudar os enfermeiros dos contextos práticos, a conceberem e implementarem cuidados de enfermagem diferenciados no sentido de capacitar a mulher para que seja capaz de realizar todas as atividades inerentes ao autocuidado, de uma forma responsável e consciente.
- A capacidade para melhorar o autocuidado: fatores de influência no potencial de recuperação da pessoa dependentePublication . Lourenço, Marisa; Puga Machado, Paulo Alexandre; Araújo, F.; Lumini Landeiro, Maria José; Ferreira, Luis Miguel; Martins, Teresa; Encarnação, Paula
- Impact of Exergames in Women with Breast Cancer After Surgery: a Systematic ReviewPublication . Fernandes, Carla Sílvia; Baldaia, Claudia; Ferreira, Luis MiguelIn recent years, exergames have been used in healthcare, and particularly in rehabilitation, with positive results. Exergames in healthcare have a signifcant potential; however, gaps in some areas remain, including the domain of exergames post-surgery for breast cancer. This study aimed to synthesise the existing studies on exergames following surgery for breast cancer and evaluate their impact through a systematic review. A total of 8 articles published between 2015 and 2022 were selected. The search took place in January 2022 with no time limits. Altogether 209 women participated in these studies. Interventions ranged from 4 to 8 weeks. Most of the interventions took place in the late postoperative period. It was possible to observe their impact on some indicators (range of motion, pain, functionality, depression). Importantly, no negative impact was reported in any of the diferent studies. The present review concluded that exergames can be a promising intervention for rehabilitation in oncology. However, more robust studies are needed that evaluate the efectiveness of using exergames as a complement to conventional rehabilitation and to assess the degree of satisfaction, motivation, and adherence of participants.