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- The family as the focus of nursing care in the hospital environment: an educational programPublication . Martins, MM; Fernandes, Carla Sílvia; Gonçalves, Lucia Hisako TakaseThis paper reports an educational program experience for nurses on caring for the family, at the hospital environment. The objective was to train nurses for the care of the family. The strategies adopted for teaching/learning focused on the Calgary Model of Assessment and Family Intervention, with a group of nurses from a general hospital located in the north of Portugal. In the subjective evaluation of the participants, the pedagogic experience was useful because they could recognize the need for a change on nursing care, and move towards an integrated approach to the family attention.
- Elderly residents in the community: gaining knowledge to support a rehabilitation nursing programPublication . Faria, Ana da Conceição Alves; Martins, MM; Ribeiro, Olga; Gomes, Bárbara; Fernandes, Carla SílviaTo analyze the socio-demographic and health conditions of the elderly living in the community and describe the pillars for the design of a rehabilitation nursing program in the community.
- Percurso das necessidades em Cuidados de Enfermagem nos Clientes submetidos a Artroplastia da AncaPublication . Martins, MM; Fernandes, Carla SílviaNa procura da qualidade dos cuidados, a intervenção do enfermeiro deve ser centrada no cliente e nas suas necessidades. Ao explanar o processo de cuidados do cliente submetido a artroplastia da anca, questionámos se as necessidades identificadas pelos clientes serão as mesmas que foram identificadas pelos enfermeiros que lhes prestaram cuidados e partimos para um estudo de caso do tipo descritivo, relacional de medidas repetidas. A amostra foi constituída por 30 clientes, questionados em três fases distintas (préinternamento, 3ºdia de pós-operatório e na alta). Os resultados revelaram existir discrepâncias entre as necessidades dos clientes e os cuidados prestados. A discrepância obtida é mais acentuada ao 3º dia de pós-operatório do que no momento da alta. Sobre a continuidade de cuidados observam-se intervenções pontuais e não uniformizadas.
- Validation of the content of a children’s game to promote the nursing professionPublication . Andrade, Luísa; Martins, MM; Fernandes, Carla Sílvia; Fernandes, IldaObjetivo: Validar conteúdo para um jogo experimental, designado por Quantos Queres, utilizando um origami, sobre a profissão de Enfermagem, para crianças dos 7 aos 12 anos. Método: Estudo metodológico, incluiu dois grupos de peritos: A (n=7), B (n=40). Amostragem não probabilística. Utilizado formulário de autopreenchimento, disponibilizado por e-mail e redes sociais, em Portugal, entre fevereiro e abril de 2020. Decisão de aceitação estabelecida para 75% de concordância. Resultados: Os grupos foram majoritariamente constituídos por enfermeiras. Grupo A identificou as temáticas: perfil profissional, formação, princípios éticos, elementos históricos e simbólicos e concebeu o conteúdo dos enunciados em forma de perguntas e respostas. No grupo B obteve-se a concordância superior a 75% nas áreas e nos conteúdos dos enunciados. Conclusão: A seleção do conteúdo a integrar o jogo é fundamental. A concordância obtida evidencia a importância dos temas eleitos e a adequação à finalidade que será testada posteriormente
- Enfermagem de reabilitação: percurso para a avaliação da qualidade em unidades de internamentoPublication . Gomes, José Augusto; Martins, MM; Gonçalves, Maria Narcisa; Fernandes, Carla SílviaNeste artigo pretende-se apresentar um percurso para identificar fatores que contribuam para a qualidade dos cuidados de enfermagem de reabilitação em unidades de internamento e conceber um caminho para a criação de um instrumento de avaliação para a prática de cuidados de enfermagem de reabilitação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada nos serviços de medicina de um hospital do norte do país, cujos participantes foram doze enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação e a metodologia de colheita de dados foi a entrevista semiestruturada. Os resultados que emergem das narrativas dos participantes traduzem-se por um conjunto de atributos que ilustram o modelo proposto por Donabedian, baseado em três componentes do cuidado em saúde: estrutura, processo e resultado, a par com o conhecido ciclo de melhoria contínua proposto por Deming. Analisamos as especificidades necessárias para boas práticas de cuidados de reabilitação.
- Family Nursing Game: Developing a board gamePublication . Fernandes, Carla Sílvia; Martins, MM; Gomes, Bárbara; Gomes, José Augusto; Gonçalves, Lucia Hisako TakaseAlguns enfermeiros em Portugal ainda não possuem formação em enfermagem de família, e sua prática profissional se baseia tão somente na experiência pessoal enquanto família e membro de uma família. Este artigo tem o objetivo de descrever o desenvolvimento de um material didático, jogo de tabuleiro intitulado "Family Nursing Game", construído, testado e validado, para enfermeiros na aprendizagem do conteúdo de enfermagem de família em contexto hospitalar. A metodologia desse desenvolvimento seguiu as dez etapas propostas por Jaffe (2011), desde definição de conteúdo, objetivos, formulação do jogo, avaliação da confiabilidade e validade e testagem de sua aplicação na população alvo. Os resultados, segundo a avaliação dos enfermeiros que se submeteram ao teste deste jogo de tabuleiro, ao lado de outras estratégias, realçaram preferência pelo jogo, pela fonte de interação e reflexão que ele permite entre os participantes e por motivarem-nos ao cuidado da família, fazendo do jogo um agente facilitador da aprendizagem.
- Dar Voz aos Cuidadores: um jogo para o cuidador familiar de um doente dependentePublication . Fernandes, Carla Sílvia; Angelo, Margareth; Martins, MMObjective: To construct and assess a board game created to promote the effective transition of family members into caregivers of dependent individuals. Method: This was a qualitative exploratory and descriptive case study conducted with family caregivers of dependent individuals. Results: The study resulted in the conceptualization, construction, and assessment of the board game. The game proved to be an important family evaluation tool, enabling open communication and interventions in family dynamics. Conclusion: The results showed that the game can help build new family narratives, providing an opportunity for open communication, expression of problems and sharing, representing an important family evaluation and intervention strategy.
- A família como foco dos cuidados de enfermagem em meio hospitalar: um programa educativoPublication . Martins, MM; Fernandes, Carla Sílvia; Gonçalves, Lucia Hisako TakaseRelato de uma experiência de programa educativo para enfermeiros sobre atenção à familia em meio hospitalar. O objetivo foi realizar capacitação de enfermeiros para a assistência da família. As estratégias de ensino/aprendizagem adotadas incidiram sobre o Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção de Família junto a um grupo de enfermeiros de um hospital geral localizado na região norte de Portugal. Na avaliação subjetiva dos participantes, a esperiência pedagógica foi útil porque conseguiram perceber a necessidade de mudança no cuidado de enfermagem avançando para um enfoque integrado de atenção à familia.
- Perceção dos enfermeiros sobre a qualidade em saúde no bloco operatórioPublication . Gomes, José; Martins, MM; Tronchin, Daisy; Fernandes, Carla SílviaResumo: Enquadramento: A qualidade em saúde é uma responsabilidade crescente, designadamente no bloco operatório, e está associada ao investimento de cada profissão, entre eles os enfermeiros. Objetivo: Avaliar a perceção dos enfermeiros sobre a qualidade em saúde, no bloco operatório, no âmbito da estrutura, processo e resultado. Metodologia: Estudo descritivo, com uma amostra de 748 enfermeiros com pelo menos 2 anos de atividade no bloco operatório. Através de um questionário eletrónico foram aplicadas as escalas - Indicadores de Estrutura no Bloco Operatório (IEBO), Processos de Qualidade Assistencial no Bloco Operatório (PQABO) e Resultados de Qualidade no Bloco Operatório (RQBO). Resultados: As melhores avaliações recaem sobre o resultado, em oposição, as avaliações mais baixas recaem sobre as dimensões da estrutura designadamente Circuitos no bloco operatório, Continuidade na assistência de enfermagem e Especificidades dos grupos profissionais. Conclusão: A avaliação da qualidade do bloco operatório assume real importância pelo papel preponderante que o enfermeiro pode desempenhar a este nível, designadamente planeando ações de correção e melhoria para a qualidade e segurança dos cuidados.
- Necessidades dos idosos na autogestão da doença crônica: perspectivando um programa de intervenção de enfermagemPublication . Bastos, Celeste; Santos, Célia; Martins, MM; Fernandes, Carla Sílvia; Lima, LigiaObjetivo: caracterizar o perfil de saúde de idosos da comunidade e identificar os domínios do processo de autogestão da doença para intervenções de enfermagem. Método: estudo misto, integrando 48 participantes de Porto, Portugal entre setembro/2018 e julho/2019. Foi utilizado um formulário para avaliação de doenças e variáveis relacionadas com a saúde, e uma entrevista semiestruturada centrada na autogestão da doença crônica. Os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo temática. Resultados: 93,7% dos participantes apresentam comorbidades, destacando-se as doenças cardiovasculares e endócrinas. Das entrevistas, emergiram três temas: Domínio na gestão de medicamentos; Dificuldade de se comportar sempre de forma saudável; Importância de uma relação estreita e de confiança com os profissionais de saúde. Conclusão: evidenciaram-se as necessidades de autogestão das pessoas idosas que podem ser minimizadas com intervenções dos enfermeiros, destacando as áreas a intervir e estratégias a utilizar nos programas dirigidos à promoção da saúde.
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