Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Comida de rua: consumo e perceção de salubridade em consumidores portuguesesPublication . Lima, João; Ortiz, Alfonsina; Agazzi, Beatriz; Fretes, Gabriela; Gonzalez, Juan; Arboleda, Luz; Nessier, María Celeste; Mauricio, Saby; Ivankovich, Sonia; Torres, Jairo; Gonzalez, Laura; Durán, Samuel; Brasioli, Marli; Velásquez, Ángela; Cabanes, Débora; Raimondo, Emilia; Cordón, Karla; Velasquez, John; Rocha, AdaIntrodução: A comida de rua define-se como os alimentos e bebidas prontos a comer, preparados e/ou vendidos na rua ou similares e esta tem-se revelado nos últimos anos uma tendência global na restauração, apesar da insegurança quanto às práticas higio sanitárias percecionada por alguns indivíduos. Objetivos: Conhecer o perfil de consumidores de comida de rua em Portugal, o tipo de alimentos, a sua frequência de consumo e avaliar a perceção do consumidor em relação à segurança alimentar, por comparação com os resultados obtidos em países da América Latina. Metodologia: Foi realizado um inquérito online, integrado num estudo multicêntrico a nível ibero-americano. Resultados: Em Portugal, dos 803 inquiridos, 50,9% são indivíduos entre os 18-30 anos, e a maioria são do sexo feminino. A maioria dos inquiridos consumiu comida de rua nos três meses anteriores ao preenchimento do inquérito. Cerca de 46% destes dizem ingeri-la com uma periodicidade inferior a mensal. Os alimentos mais consumidos foram os gelados (89,6%), as bifanas ou pão com chouriço/queijo/presunto (83,1%), as farturas/churros (80,3%) e os cachorros/hambúrgueres (79,8%). Os principais motivos de consumo foram a disponibilidade (48,7%) e o sabor (30,3%). O reporte de episódios de diarreia ou vómito após o consumo de comida de rua em Portugal apresentou um valor muito abaixo da média dos países latino-americanos. Em relação aos locais de venda de comida de rua verifica-se que 80,2% dos inquiridos considera que os mesmos se encontram sujos ou parcialmente sujos. Conclusões: Em Portugal, observa-se um consumo de comida de rua pouco frequente, sendo os gelados e as bifanas os alimentos mais consumidos, e o consumo determinado predominantemente pela disponibilidade e sabor deste tipo de alimentos. Globalmente a perceção de higiene dos consumidores portugueses é má, contudo o reporte de mau estar após a ingestão deste tipo de alimentos foi baixo.
- Characterization of food offer at a university cafeteriaPublication . PM Lima, João; Mendes, Raquel; Rocha, Ada
- Consumer perception and acceptability of lupin-derived products: a systematic reviewPublication . Abreu, Bruno; PM Lima, João; Rocha, AdaThe addition of lupin into other foods can enhance their nutritional value and may be an acceptable approach to introducing lupin into the food supply, particularly as an ingredient. Lupin could be used in many food products (bakery products, pasta, beverages, meat products and dairy products) to improve their protein content and possible nutraceutical effects. The main aim of this study is to summarise the recent formulation trends with lupin as an ingredient of new food products based on consumer perception and acceptability. The present systematic literature review was conducted through the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses guidelines. The eligibility criteria for the articles to be considered were: (a) the manufacturing of a food product with lupin as a formulation ingredient; (b) the food product developed was tested by a sensorial panel. A total of 33 studies filled the inclusion criteria and were incorporated into the qualitative synthesis. The sensory analysis of each product was notoriously different based on the jury evaluators and measurement scales used but revealed high acceptability rates for possible future consumers. The high protein and fibre contents of lupin were the most cited reason associated with the importance of nutrient-rich food products for consumers. More research on foods with high nutrition profiles and well-established sustainability parameters is crucial to promote healthier food environments.
- Professional satisfaction of nutritionists: influence of agePublication . Akutsu, Rita; PM Lima, João; Rocha, Ada