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  • Práticas de seleção e construção de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido do número: o caso do professor Manuel
    Publication . Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia
    A primeira autora deste texto desenvolveu um projeto colaborativo de desenvolvimento curricular com dois professores do 1º Ciclo e realizou um estudo focado na caracterização das práticas destes professores. Neste texto analisam-se as práticas de um dos professores, Manuel, na seleção e construção de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número dos alunos. A metodologia do estudo, de natureza qualitativa e interpretativa, segue a modalidade de estudo de caso e a recolha dos dados foi realizada através de entrevistas, observação de sessões de trabalho conjunto, observação de aulas e análise documental. Os resultados indicam que na seleção e construção de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido do número, Manuel valoriza a relação entre o seu contexto e os cálculos a efetuar, a possibilidade das tarefas poderem suscitar o uso de métodos e números eficazes e de proporcionarem o uso de diversas estratégias.
  • Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número
    Publication . Delgado, Catarina; Oliveira, Hélia; Brocardo, Joana
    Este artigo incide sobre as práticas de um professor do 3.º ano do Ensino Básico, no contexto de um projeto colaborativo, visando o desenvolvimento do sentido de número. Concretamente, foca-se nos desafios com que o professor se depara na discussão de tarefas e as suas preocupações relacionadas com o desenvolvimento do sentido de número nos seus alunos. Utilizou-se uma metodologia qualitativa e a recolha de dados incluiu a observação de aulas e sessões de trabalho da equipa do projeto, a análise documental e entrevistas. Os resultados salientam que os principais desafios para o professor na discussão das tarefas são: selecionar os alunos que apresentam as suas estratégias à turma e ordenar essas apresentações, compreender as resoluções dos alunos e “dar-lhes voz”. Sobressaem como preocupações associadas ao desenvolvimento do sentido de número a consciencialização de diversas estratégias por parte dos alunos, o estabelecimento da relação entre os contextos e os cálculos e o uso de métodos eficazes de cálculo.