Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- People in organizational change : using “the good, the badand the villain” analogy (evaluating the role of workers’perceived hupport in the hotel business industry)Publication . R. Gomes, Daniel; Ribeiro, N.; Morais, JoãoManaging Organizational Change programs is a relevant and enduring effort for managers and modern organizations. One of the main reasons why organizational change programs fail or succeed is due to the way human resources are managed. With effect, the way how people are dealt with in these programs raises several challenges due to the different roles people can play in programs designed to transform and to develop an organization. With effect, people can have a profound effect on the way how an organizational change program reaches its effectiveness, as this raises tremendous challenges for Human Resource Management professionals. This study main aim is to clarify the predictive nature of organizational change programs orientation in workers’ commitment to the organization, and also, to examine in particular, the role of perceived support in this relation. One hundred and fifty three workers of a Hotel Business Industry constitute the participants of this correlational study, proposing that organizational change programs orientation have predictive abilities over organizational commitment, and that perceived support plays a mediator role in this relation. Main results provided empirical basis for our proposed model of analysis, based on which we have interpreted the theoretical, empirical and practical consequences of our findings.
- O mix de comunicação das marcas de modaPublication . Morais, JoãoO objectivo deste artigo é contribuir para uma melhor compreensão da importância que a comunicação de marketing desempenha para uma marca de moda. Como tal, são exploradas as diferentes ferramentas e formatos que poderão ser usados para comunicar as ditas marcas e assim transmitir uma identidade e um posicionamento que potencie uma forte e distintiva imagem de marca.
- A abordagem holística do marketing como o novo paradigma no mercado da modaPublication . Morais, João; Guedes, Maria da GraçaAs recentes alterações do contexto económico mundial, em geral, e da Europa, em particular, combinadas com as crises ecológica, climática e social marcaram as características estruturais dos diferentes sistemas e levaram à mudança dos mercados. Este primeiro período conturbado do século XXI., assente, especialmente, no colapso financeiro, teve a particularidade de, entre outros aspectos, conseguir colocar em causa os princípios, os valores e as práticas de consumo das últimas décadas. No caso particular da moda a reorientação dos critérios de escolha dos consumidores, no sentido das questões ambientais e sociais, fizeram com que as propostas de valor passassem a ter que incorporar estas novas realidades. Se no passado recente a abordagem de mercado passava pela criação e comunicação de marcas de moda potenciadoras de impulsos e desejos, assumem agora o imperativo da mudança e estabelecem uma nova abordagem de natureza holística, enquadrando, dessa forma, os ambientes de marketing, a natureza global dos mercados e a expressão destes novos paradigmas económico-sociais. A moda, como expoente do efémero, evolui então rumo a conceitos como a sustentabilidade, a ética, a responsabilidade social ou o comércio justo. As estratégias de marketing das marcas de moda, do criador às marcas de massa, começam assim a assumir uma orientação sustentável e de partilha de valores com os seus clientes, colaboradores, distribuidores, intermediários, fornecedores (stakeholders), preocupando-se em contribuir para um mundo melhor e que, ao mesmo tempo, satisfaça as necessidades dos diferentes agentes. De modo a seguir esta linha e visão orientadora, o trabalho de investigação passa pela concessão de um modelo de marketing adequado às novas condições de competitividade do mercado global, adaptado às próprias características das PME’s da cadeia de valor da moda e que, ao mesmo tempo, seja capaz de combinar as exigências de valor dos stakeholders, em particular dos consumidores. Com origem na identificação das alterações do contexto, da abordagem de marketing e da moda descritas por autores, investigadores e diversas instituições e empresas foi recolhida informação junto de empresas de moda e de agências de tendências que, posteriormente, deram origem a exploração de conclusões. Como consequência constatamos que marcas de moda devem ter uma abordagem holística ao mercado de forma a conseguirem acompanhar os novos critérios de escolha, cada vez mais marcados por preocupações ligadas à sustentabilidade.