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- Qualidade do desenvolvimento turístico na perspetiva dos decisores públicos locais portugueses : uma proposta de medidaPublication . Mira, Maria do Rosário; Mónico, Lisete; Moura, Andreia; Breda, ZéliaA qualidade em turismo passa por compreender as caraterísticas intangíveis inerentes aodesenvolvimento turístico, afirmando-se como uma temática abrangente, transversal e primordial para ocrescimento sustentável dos destinos turísticos. A análise destas caraterísticas tem suscitado o interessepela compreensão das perceções dos responsáveis públicos locais, com funções no turismo, e da comu-nidade residente sobre o que valorizam no desenvolvimento do turismo, quais os aspetos a que atribuemimportância e como percecionam o seu envolvimento neste processo (Boley, McGehee & Hammett,2017). Com este trabalho de investigação, pretende-se validar e analisar as propriedades psicométricasde um instrumento de medida, adaptado à realidade portuguesa, que avalie a perceção dos decisorespúblicos locais sobre qualidade em turismo. Esta escala, aplicada aos municípios portugueses (N=125),encontra-se organizada em subescalas ou dimensões da qualidade: desenvolvimento, económica, quali-ficação / formação, marketing e recursos. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados relativosà subescala “desenvolvimento”, tendo-se verificado que a perceção sobre qualidade do desenvolvimentoturístico em Portugal, ao nível local, se traduz emEstratégia de Planeamento, Governança e Políticade Inovação. Conclui-se que estimular o diálogo contínuo com as entidades públicas locais, envolvê-losno planeamento e na formulação das políticas turísticas contribui para o desenvolvimento do turismo,porque, aliados à inovação, constituem as condições necessárias à materialização das estratégias dedesenvolvimento de turismo em ações desafiantes, a implementar pelos empreendedores locais.
- Uma proposta de medida da qualidade dos recursos humanos em turismoPublication . Mira, Maria do Rosário; Santos Mónico, Lisete; Moura, AndreiaEstudo empírico sobre a validação da subescala “Recursos Humanos em Turismo”, adaptado à realidade portuguesa, que visa avaliar a perceção dos decisores públicos locais sobre esta dimensão da qualidade. O estudo integra 134 participantes, provenientes de 125 municípios portugueses, tendo-se extraído 5 fatores responsáveis por 64.21% da variância total, designadamente: Competências profissionais, Política de emprego, Estratégia de negócio, Acesso à formação e Mercado de trabalho. Competências pessoais, conhecimento especializado, domínio de línguas e conhecimento aprofundado sobre a cultura e a especificidade da região na qual trabalham são os atributos mais valorizados pelos inquiridos, quanto às competências dos recursos humanos em turismo. Esta é uma situação à qual a tutela, as entidades de ensino e as empresas devem estar atentas, enquadrando nos seus planos estratégicos ou planos de estudos, temáticas direcionadas para a análise da identidade cultural dos destinos, contribuindo para a sua diferenciação.