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- Auto-percepção das competências empreendedoras dos estudantes: um estudo do Instituto Politécnico de SetúbalPublication . Costa, Teresa; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Mares, PedroHá um crescente reconhecimento de que o empreendedorismo é uma força motriz na promoção do crescimento económico, competitividade e criação de emprego das nações. Uma vez que o espírito empreendedor de qualquer um pode ser desenvolvido e melhorado, o sistema educacional assume um papel importante na aprendizagem dos alunos a serem empreendedores. Na verdade, o desenvolvimento de competências essenciais, capacidades e atitudes em relação ao empreendedorismo pode contribuir para comportamentos empreendedores. Este trabalho tem como objectivo avaliar o nível de perfil empreendedor dos alunos que frequentaram as disciplinas de Empreendedorismo e Empreendedorismo e Criação de Empresas no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). Foi aplicado um inquérito a estudantes de Empreendedorismo do IPS, no qual foram recebidas 90 respostas. Os resultados deste estudo empírico fornecem informações importantes que permitem o desenvolvimento de um currículo apropriado e de programas extra curriculares mais adequados para diferentes padrões de perfis empreendedores.
- Parcerias para o empreendedorismo entre o ensino superior e o ensino secundário: o caso do programa IPS junior challengePublication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Costa, Teresa; Mares, PedroA cultura empreendedora poderá alavancar o processo de desenvolvimento económico dos países. Neste sentido, a educação empreendedora não só deve fazer parte das políticas públicas educacionais, como deve ser definitivamente inserida nos programas curriculares do ensino básico ao superior. Este trabalho pretende, em primeiro lugar, enquadrar do ponto de vista teórico a promoção do empreendedorismo no ensino secundário em parceria com o ensino superior, e, em segundo lugar, avaliar a auto percepção dos participantes no programa IPS Junior Challenge, relativamente ao seu perfil empreendedor e analisar os resultados inerentes à sua participação neste programa. Para esse efeito, foi aplicado um inquérito aos 61 estudantes participantes no programa e efetuada uma análise descritiva dos dados, de onde se extraíram um conjunto de conclusões. Desse conjunto de conclusões, salientam-se o impacto positivo do programa analisado, assim como, uma forte percepção das capacidades empreendedoras por parte dos estudantes e da sua crescente percepção da importância do empreendedorismo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.