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ICAD - Outros

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  • A dimensão problemática dos comportamentos aditivos entre os jovens portugueses: Resultados do ECATD-CAD 2019
    Publication . Calado, Vasco; Lavado, Elsa; Coppi, Marcelo; Oliveira, Hugo; Cristóvão, Ana Maria; Bonito, Jorge
    Apresentam-se os principais resultados do Estudo sobre o Consumo de Álcool, Tabaco, Drogas e outros Comportamentos Aditivos e Dependências (ECATD-CAD 2019), um estudo de cariz quantitativo do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) realizado entre os alunos do ensino público com idade entre os 13 e os 18 anos, dando aqui destaque à dimensão problemática de diversos comportamentos aditivos e à sua associação com vários tipos de problemas. Tal como outros estudos realizados entre a população juvenil têm demonstrado, o álcool é a principal substância psicoativa consumida entre os alunos, seguindo-se o tabaco e só depois as drogas ilícitas, sendo que a canábis é a substância ilícita mais consumida. Quanto a comportamentos potencialmente aditivos sem substância, a utilização da Internet para aceder a redes sociais é uma prática adotada pela quase totalidade dos alunos, sendo que a prática de videojogo também é muito expressiva, ao contrário do jogo a dinheiro, que é algo que apenas uma minoria declara fazer. Uma percentagem diminuta de consumidores de álcool refere ingerir bebidas alcoólicas para esquecer problemas e lidar com a ansiedade e a depressão. Da mesma forma, a percentagem de consumidores de canábis que apresentam um padrão de consumo com risco moderado e elevado também é baixa. Em contrapartida, cerca de um em cada cinco utilizadores de redes sociais, jogadores de videojogos e jogadores a dinheiro está associado a uma maior dimensão problemática. Do exercício de analisar a experiência de algumas situações problemáticas em função de um conjunto de variáveis sociodemográficas e de caracterização, resulta o perfil dos alunos em maior risco: sexo masculino, residentes nas regiões de Lisboa, Alentejo e Açores, com um baixo rendimento escolar e, sobretudo, que saem à noite assiduamente (numa base mensal ou semanal). Já a idade parece não ser decisiva na experiência de problemas, pois há situações problemáticas que são mais declaradas pelos alunos de menor idade (13-15 anos) e outras pelos mais velhos (16-18 anos). Ser consumidor de álcool e, sobretudo, de drogas ilícitas é algo que faz aumentar consideravelmente o risco de envolvimento em situações problemáticas, nomeadamente alguns comportamentos de risco de natureza sexual e problemas com a polícia. No entanto, estas situações tendem a não ocorrer durante ou depois dos consumos, pelo que não se pode estabelecer um nexo causal. A próxima edição do estudo, cuja recolha de dados ocorrerá no primeiro trimestre de 2024, permitirá acompanhar a tendência de evolução destes fenómenos
  • Relatório de Monitorização das Intervenções de Reinserção 2023
    Publication . ICAD
    O presente relatório tem como objetivo apresentar a informação e análise da intervenção na área da reinserção social no ano de 2023, realizada pelos técnicos da área social das Unidades de Intervenção Local (UIL), Centros de Respostas Integradas (CRI), Unidades de Alcoologia (UA) e Comunidades Terapêuticas (CT), no âmbito da intervenção em CAD. O objetivo é conhecer em pormenor esta intervenção e os resultados que a mesma produz, todos os anos é efetuada a análise agregada dos registos efetuados no Sistema de Informação Multidisciplinar (SIM), que dá suporte à atividade assistencial e permite o registo das intervenções desenvolvidas pelos técnicos da área social junto dos cidadãos com comportamentos aditivos e dependências (CAD) em processo de reinserção social. A intervenção desenvolvida abrange também outros sistemas significativos, como o sistema familiar e comunitário. Esta análise permite perceber, de forma geral, as tendências verificadas quanto ás necessidades sentidas, as respostas acionadas e a capacidade dos serviços para resolvê-los.
  • Avaliação do Modelo de Intervenção em Reinserção - 2023
    Publication . ICAD
    Este documento pretende monitorizar e avaliar anualmente a implementação do MIR, mas também analisar a sua eficácia no âmbito da intervenção em reinserção social, para o ano de 2023.
  • Avaliação do Modelo de Intervenção em Reinserção - 2022
    Publication . SICAD
    Este documento apresenta os resultados da aplicação do instrumento de monitorização e avaliação do Modelo de Intervenção em Reinserção, constituído por indicadores que incidem sobre a avaliação dos Planos Individuais de Reinserção contratualizados, as necessidades resolvidas e os principais resultados de intervenção, no sentido de contribuir para uma análise da eficácia da intervenção desenvolvida no âmbito do Modelo.
  • Doença alcoólica: contributos para a sua compreensão e intervenção
    Publication . Valentim, Olga; Moutinho, Lídia; Rolo, João José
    A história do consumo de álcool quase se confunde com a própria história do homem, assumindo um papel relevante desde as culturas mais antigas. De facto, esta substância servia uma variedade de fins individuais e sociais. Ao nível individual, promovia a estimulação física e psíquica, o alívio de situações emocionais adversas, a alteração dos estados de consciência, entre outros. Socialmente, para além do valor medicinal, o álcool surgia associado a rituais, cerimónias religiosas, tradições e costumes. Esses costumes eram transmitidos de geração em geração, sendo exemplo comum o molhar da chupeta em vinho para adormecer o bebé.
  • A diversificação dos padrões de consumo:atualizações que se impõem
    Publication . Rêgo, Ximene; Anjos, Purificação
    O mote da Lei nº 30/2000 de 29 de novembro – conhecida por lei da descriminalização – é o alargamento da protecção sanitária e social das pessoas que utilizam drogas ilegais, o que tem vindo a ser alcançado com sucesso (ver Quintas, 2014). O número de utilizadores enquadrados por alguma forma de resposta oferecida pelo dispositivo das drogas nunca foi tão elevado.1 Entre as virtudes da nova lei, se considerarmos o conjunto de dispositivos forjados e implementados a par da mudança legislativa – e que lhe terá conferido o reconhecimento de modelo português das drogas – estará a deslocação, ainda que por vezes vacilante, da resposta da esfera da justiça para a esfera da saúde.
  • Jogos , Parentes e Dinheiro. Aproximação à experiência nas Famílias Anónimas da região de Lisboa
    Publication . Vasconcelos, Luís
    O texto que aqui se apresenta resulta de um estudo realizado por relação a um conjunto de mulheres e homens que vieram a desenvolver um padrão de jogo que os próprios designam como “compulsivo”. Após uma pesquisa-piloto empreendida em 2013, o trabalho de campo etnográfico, que continua, alargou-se aos anos seguintes e tem vindo a ser realizado na região da Grande Lisboa, junto dos chamados Jogadores Anónimos (JA), grupo de autoajuda a partir do qual, e tendo-o como referência em termos do seu funcionamento, são também levadas a cabo as reuniões dos designados Familiares Anónimos (FA). Como o nome indica, este último é participado essencialmente por parentes de jogadores, alguns deles participantes dos JA, mas tem uma existência completamente autónoma destes. Foi no contacto com integrantes do primeiro grupo que foram encontradas pessoas que concordaram em ser entrevistadas. A coordenadora do segundo permitiu que o autor destas linhas viesse a participar, quinzenalmente, entre as vinte e as vinte e duas horas de um dos dias úteis da semana, em dezenas das reuniões que o constituem. É aliás sobre as “práticas discursivas” (Fuery, 1995: 4) referentes a este último que incide a maior parte do texto que aqui se apresenta, sendo que, desta forma, o jogo e os jogadores passam a poder ser distinguidos a partir dos enunciados e práticas dos parentes respetivos.
  • Apresentação do ECATD - CAD, 2020
    Publication . Lavado, Elsa; Calado, Vasco; Feijão, Fernanda
    O presente documento é a apresentação do Estudo sobre o Consumo de Álcool, Tabaco, Drogas e outros Comportamentos Aditivos (ECATD-CAD) é um estudo transversal, realizado através de questionário (ESPAD) auto preenchido por alunos em ambiente de sala de aula. Com uma amostra probabilística dos alunos entre os 13 e 18 anos de idade, do ensino público, unidade amostral é a turma. A representatividade é Portugal continental e regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Tem a colaboração do Ministério da Educação, Governo Regional dos Açores e da Madeira.