ICAD - Outros
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Recent Submissions
- Relatório de Monitorização das Intervenções de Reinserção 2023Publication . ICADO presente relatório tem como objetivo apresentar a informação e análise da intervenção na área da reinserção social no ano de 2023, realizada pelos técnicos da área social das Unidades de Intervenção Local (UIL), Centros de Respostas Integradas (CRI), Unidades de Alcoologia (UA) e Comunidades Terapêuticas (CT), no âmbito da intervenção em CAD. O objetivo é conhecer em pormenor esta intervenção e os resultados que a mesma produz, todos os anos é efetuada a análise agregada dos registos efetuados no Sistema de Informação Multidisciplinar (SIM), que dá suporte à atividade assistencial e permite o registo das intervenções desenvolvidas pelos técnicos da área social junto dos cidadãos com comportamentos aditivos e dependências (CAD) em processo de reinserção social. A intervenção desenvolvida abrange também outros sistemas significativos, como o sistema familiar e comunitário. Esta análise permite perceber, de forma geral, as tendências verificadas quanto ás necessidades sentidas, as respostas acionadas e a capacidade dos serviços para resolvê-los.
- Avaliação do Modelo de Intervenção em Reinserção - 2023Publication . ICADEste documento pretende monitorizar e avaliar anualmente a implementação do MIR, mas também analisar a sua eficácia no âmbito da intervenção em reinserção social, para o ano de 2023.
- Avaliação do Modelo de Intervenção em Reinserção - 2022Publication . SICADEste documento apresenta os resultados da aplicação do instrumento de monitorização e avaliação do Modelo de Intervenção em Reinserção, constituído por indicadores que incidem sobre a avaliação dos Planos Individuais de Reinserção contratualizados, as necessidades resolvidas e os principais resultados de intervenção, no sentido de contribuir para uma análise da eficácia da intervenção desenvolvida no âmbito do Modelo.
- Comportamentos Aditivos em Jovens Internados em Centros Educativos 2023Publication . Carapinha, Ludmila; Catarina, GuerreiroO presente documento teve como objetivo a caracterização de comportamentos aditivos em jovens internados em Centros Educativos, principais problemas e necessidades de intervenção. Estes jovens apresentam uma elevada exposição a fatores de risco para o uso e abuso de substâncias psicoativas, bem como prevalências de consumo, particularmente de padrões de consumo de maior intensidade, superiores às dos jovens com a mesma idade e sexo a frequentarem o ensino regular. Em 2023, replicou-se o inquérito por questionário aplicado em 2015, de forma a garantir a comparabilidade dos indicadores-chave, embora com algumas atualizações fruto da experiência de aplicação dos resultados anteriores e das necessidades de informação.
- Doença alcoólica: contributos para a sua compreensão e intervençãoPublication . Valentim, Olga; Moutinho, Lídia; Rolo, João JoséA história do consumo de álcool quase se confunde com a própria história do homem, assumindo um papel relevante desde as culturas mais antigas. De facto, esta substância servia uma variedade de fins individuais e sociais. Ao nível individual, promovia a estimulação física e psíquica, o alívio de situações emocionais adversas, a alteração dos estados de consciência, entre outros. Socialmente, para além do valor medicinal, o álcool surgia associado a rituais, cerimónias religiosas, tradições e costumes. Esses costumes eram transmitidos de geração em geração, sendo exemplo comum o molhar da chupeta em vinho para adormecer o bebé.
- A diversificação dos padrões de consumo:atualizações que se impõemPublication . Rêgo, Ximene; Anjos, PurificaçãoO mote da Lei nº 30/2000 de 29 de novembro – conhecida por lei da descriminalização – é o alargamento da protecção sanitária e social das pessoas que utilizam drogas ilegais, o que tem vindo a ser alcançado com sucesso (ver Quintas, 2014). O número de utilizadores enquadrados por alguma forma de resposta oferecida pelo dispositivo das drogas nunca foi tão elevado.1 Entre as virtudes da nova lei, se considerarmos o conjunto de dispositivos forjados e implementados a par da mudança legislativa – e que lhe terá conferido o reconhecimento de modelo português das drogas – estará a deslocação, ainda que por vezes vacilante, da resposta da esfera da justiça para a esfera da saúde.
- Jogos , Parentes e Dinheiro. Aproximação à experiência nas Famílias Anónimas da região de LisboaPublication . Vasconcelos, LuísO texto que aqui se apresenta resulta de um estudo realizado por relação a um conjunto de mulheres e homens que vieram a desenvolver um padrão de jogo que os próprios designam como “compulsivo”. Após uma pesquisa-piloto empreendida em 2013, o trabalho de campo etnográfico, que continua, alargou-se aos anos seguintes e tem vindo a ser realizado na região da Grande Lisboa, junto dos chamados Jogadores Anónimos (JA), grupo de autoajuda a partir do qual, e tendo-o como referência em termos do seu funcionamento, são também levadas a cabo as reuniões dos designados Familiares Anónimos (FA). Como o nome indica, este último é participado essencialmente por parentes de jogadores, alguns deles participantes dos JA, mas tem uma existência completamente autónoma destes. Foi no contacto com integrantes do primeiro grupo que foram encontradas pessoas que concordaram em ser entrevistadas. A coordenadora do segundo permitiu que o autor destas linhas viesse a participar, quinzenalmente, entre as vinte e as vinte e duas horas de um dos dias úteis da semana, em dezenas das reuniões que o constituem. É aliás sobre as “práticas discursivas” (Fuery, 1995: 4) referentes a este último que incide a maior parte do texto que aqui se apresenta, sendo que, desta forma, o jogo e os jogadores passam a poder ser distinguidos a partir dos enunciados e práticas dos parentes respetivos.
- Apresentação do ECATD - CAD, 2020Publication . Lavado, Elsa; Calado, Vasco; Feijão, FernandaO presente documento é a apresentação do Estudo sobre o Consumo de Álcool, Tabaco, Drogas e outros Comportamentos Aditivos (ECATD-CAD) é um estudo transversal, realizado através de questionário (ESPAD) auto preenchido por alunos em ambiente de sala de aula. Com uma amostra probabilística dos alunos entre os 13 e 18 anos de idade, do ensino público, unidade amostral é a turma. A representatividade é Portugal continental e regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Tem a colaboração do Ministério da Educação, Governo Regional dos Açores e da Madeira.