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ESEC - Livros

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  • Estudos em desporto e atividade física I
    Publication . Gomes, Ricardo; Martins, Fernando M. L.; Dias, Gonçalo; Mendes, Rui
  • Aprendizagem e treino do atletismo: abordagem multidisciplinar para crianças e jovens
    Publication . Dias, Gonçalo; Mendes, Rui; Gomes, Ricardo; Martins, Fernando M. L.; Damásio, António Sérgio
    Os manuais escolares e os livros de treino, de carácter científico ou de base mais “empírica”, indicam que o Atletismo, em sentido lato, é uma “modalidade” que serve de suporte a vários desportos. Assim, numa ótica pedagógica, devemos refletir se as possibilidades e as affordances da aprendizagem e treino que atualmente temos em Portugal vão, verdadeiramente, ao encontro das necessidades e do perfil dos atletas portugueses. Também aqui, é importante repensar o papel da escola e dos núcleos de prática informal, que, como bem sabemos, são os “viveiros” privilegiados dos futuros talentos no Atletismo. Neste contexto, parece ser igualmente importante constituir sinergias com a administração local e as demais instituições de interesse público, i.e., de modo a criar as condições mínimas para que um plano estratégico sustentado seja verdadeiramente exequível. “Correr” é uma tarefa difícil, árdua, que envolve uma série de capacidades volitivas, tais como: esforço, perseverança e algum sofrimento à mistura, que muitos não têm, e nunca terão, apenas por via de transmissão genética. Estes aspetos estão bem descritos no legado deixado pelo Professor Mário Moniz Pereira, onde se retrata um trabalho que deu frutos com Carlos Lopes, Fernando Mamede, entre outros atletas de elevada craveira, os quais tiveram que treinar arduamente para chegar aos títulos de campeões mundiais e olímpicos, algo que não foi obra do acaso. Por seu lado, as “escolas de Atletismo” são fatores indispensáveis para a manutenção da modalidade em Portugal. O mesmo se passa com os Centros de Alto Rendimento que, indiscutivelmente, são locais vocacionados para o apoio ao desenvolvimento da prática de Atletismo de alto rendimento e desempenham um papel relevante no treino de alta competição. Contudo, ainda assim, é preciso criar formas de apoio descentralizadas para os talentos que apareçam fora das grandes superfícies e não possam deslocar-se para esses centros, consigam, de igual modo, ter, na sua “terra de origem”, os apoios previstos no que concerne aos meios necessários para treinarem condignamente. Nesta base, é possível criar espaços de matriz lúdica e pedagógica, muito simples e funcionais, que possuam as mínimas condições para correr, lançar e saltar em segurança. Logo, é urgente unir a “família” do atletismo, sensibilizando as entidades oficiais, desde a Federação e suas associações, no sentido de uma aproximação mais efectiva entre o Desporto Escolar e as Autarquias, estimulando, assim, o aparecimento de novos colaboradores que darão um novo fôlego ao Associativismo Desportivo. Deste modo, a minha experiência como técnico, e também com dirigente, que já vai longa, pois há mais de quatro décadas que luto, abnegadamente, por estas causas, com particular incidência enquanto treinador, indica que este caminho poderá ser a “salvação” da formação de base e, quem sabe, do Atletismo, tal como o conhecemos nos nossos dias. Posto isto, o presente livro emerge como muito útil no contexto dos fundamentos e aplicações pedagógicas que suportam o Atletismo. Trata-se, efetivamente, de um compêndio muito completo, que aborda as ações técnicas do Atletismo (Capítulo I), e onde se propõe um leque muito completo de actividades lúdicas e pedagógicas (Capítulo II). Nesta base, os Editores e Autores descrevem o “percurso” da escola à alta competição (Capítulo III), sendo que, não se inibem de apresentar, com muita pertinência, as aplicações práticas deste compêndio (Capítulo IV). Face ao exposto, estamos perante uma obra que “ensina” a correr, saltar e lançar, de forma minuciosa e cientificamente pensada, algo que a diferencia, largamente, de outros livros de matriz idêntica. É caso para dizer, neste contexto, que o caminho faz-se, verdadeiramente, correndo
  • Práticas integradas em educação
    Publication . Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-; Gonçalves, Sofia Margarida Correia; Ferreira, Ana Paula Ramos, 1970-; Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-
  • Es posible saber deep learning sin ser ingeniero? Fundamentos y reflexiones sobre modelos generativos
    Publication . Guerrero-Tamayo, Ana; Sadio-Ramos, Fernando José
    Qué libro más extraño... Nos hemos juntado una ingeniera electrónica y un filósofo y hemos escrito sobre Computación, sobre Psicología, sobre Sociología y sobre Derecho. ¡Toma ya! Cualquiera podría pensar que somos unos sinvergüenzas que hemos escrito un libro para hablar de cosas de las que no tenemos ni idea. Puede incluso que sea cierto (lo de sinvergüenzas, lo otro no). Somos una ingeniera electrónica y un filósofo. Somos diferentes, muuuy diferentes. Pero coincidimos en lo importante: 1. Tenemos sentido común. No sabemos si tenemos mucho o poco. De momento, con tenerlo es suficiente. 2. Hemos leído muchísimo y de todo. 3. La vida nos ha obligado en repetidas ocasiones a aprender rápido y bien de ámbitos totalmente desconocidos para nosotros. 4. Nos divierte mucho observar y pensar. 5. Lo políticamente correcto nos aburre una barbaridad. Así que nuestras diferencias en todo lo no importante nos han permitido complementarnos para tener una visión holística de este asunto de los modelos generativos. Y ofrecer nuestra visión, que de eso se trata. No esperen encontrar en este libro: 1. Un manual de referencia. Nosotros no somos expertos de nada, no tenemos tanto ego. Como dijo Oscar Wilde, no somos tan jóvenes como para saberlo todo. Simplemente queremos que cualquier persona que lea este libro se maneje suficientemente bien en cuanto a trabajar con modelos Machine Learning y Deep Learning. 2. Textos políticamente correctos. Al pan, pan y al vino, vino. Es muy desagradable leer textos sobre ética, moral, problemas sociales, etc. que pasan por encima de todo, que aportan generalidades, que no ponen los problemas tal y como son encima de la mesa. Que no pisan charcos. Que son políticamente correctos. Nosotros somos lo suficientemente torpes para pisar los charcos que haga falta y llamar a las cosas por su nombre. Y procuramos hacerlo con responsabilidad y con algo de valentía. Si en algún momento echan de menos que pisemos con más fuerza un charco, pedimos disculpas y alegamos que tampoco nos apetece meternos en un lío. No somos políticos pero tampoco somos revolucionarios. Con este libro sólo queremos explicar todo esto del Machine Learning y el Deep Learning para que cualquier persona lega en computación o en ingeniería pueda manejarse un poquito en el ámbito. Quitar un poco ese halo de magia y misterio sobre estos modelos. Querido lector, si este libro se queda corto, nos hará muy felices porque habremos sido capaces de explicar algunas bases y fundamentos de forma correcta. Y, lo más importante, queremos compartir nuestros pensamientos por si pueden hacer pensar al que nos lea, queremos invitar a hacer autocrítica, a aplicar el sentido común, ya no en el uso o el diseño de estos modelos, sino en nuestra vida. En toda ella.Si hemos conseguido esto segundo, ahora sí que somos felices. Personalmente, nos hemos divertido mucho pensando y escribiendo este libro. Hemos aprendido mucho de nosotros mismos. Y ojalá podamos aportar algo para que usted, querido lector, aprenda también.
  • A supervisão pedagógica no século XXI : desafios da profissionalidade docente
    Publication . Ribeiro, Ana Isabel; Luís, Ana R.; Barreira, Carlos; Ribeiro-Silva, Elsa; Pires, Natália Albino
  • Inovação pedagógica no ensino superior : cenários e caminhos de transformação
    Publication . Almeida, Leandro da Silva; Gonçalves, Susana; Ó, Jorge Ramos do; Rebola, Fernando; Soares, Sandra; Vieira, Flávia
  • Diversidade no ensino superior
    Publication . Gonçalves, Susana; Costa, José Joaquim
  • Questões sobre gênero : novos paradigmas e horizontes
    Publication . Bortolozzi, Ana Cláudia; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal; Teixeira, Filomena; Chagas, Isabel; Vilaça, Teresa; Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira; Melo, Sonia Maria Martins de; Rossi, Célia Regina; Martins, Isabel P.
  • Processos de organicidade e integração da educação brasileira 4
    Publication . Máximo, Marcelo; Teixeira, Filomena; Borges, Guilherme Sousa