ISEC Lisboa - Mestrado em Gestão Autárquica
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- APRENDIZAJE ORGANIZACIONAL, ESTUDIO DE CASO. Aprendizaje organizacional en organización pública Colombiana.Publication . CARVAJAL, LUISA FERNANDA LARA; Matos, ManuelLa organización más grande que pueda tener un país es su estado, por tal motivo las organizaciones que lo componen deben ser las más eficientes y competitivas. El aprendizaje organizacional no sólo permite observar las estrategias que utilizan las diferentes entidades u organismos para generar ideas que les permitan responder exitosamente a un entorno. También facilita la identificación de obstáculos que les impiden generar y difundir prácticas necesarias para ser eficientes y lograr un impacto en su medio. Este estudio, partiendo de la identificación de estilos de aprendizaje, reconoce la forma en cómo se generan nuevas ideas en una entidad pública en Colombia, y qué barreras dificultan la producción de nuevo conocimiento, la generalización y el uso de nuevas prácticas, para a partir de ellos proponer algunas recomendaciones de mejora a implementar en las organizaciones.
- A gestão do conhecimento na administração localPublication . Pestana, Célia Cristina Martins Gomes; Caldeira, Pedro ZanyA gestão do conhecimento na administração local é um tema de extrema atualidade e pertinência considerando-se que se colocam novos desafios à atuação destas organizações, decorrentes da possível diminuição drástica do número de trabalhadores e das consequências graves que podem ocorrer a nível do conhecimento organizacional, com a saída de muitos profissionais que levam consigo conhecimento extremamente importante e irrecuperável, em muitos casos. O objetivo geral proposto pretende definir um modelo de implementação da gestão do conhecimento (GC) e indicar propostas de intervenção que contribuam para que a gestão do conhecimento na CMSeixal se constitua como memória organizacional e suporte decisões do quotidiano. Neste sentido, perspetivaram-se as questões da investigação que se baseavam em diagnosticar a situação real da GC na organização em estudo, assim como as práticas instaladas, perceber qual o modelo de implementação de GC mais indicado para organizações deste tipo e quais as propostas e atividades a desenvolver que contribuíssem positivamente para o modelo de GC. Em termos metodológicos este estudo passou por várias etapas, iniciando-se com a escolha do tema, seguindo-se a revisão da literatura, a caraterização da organização selecionada para estudo de caso, através da aplicação de questionário e análise de dados e de documentação fornecida pela organização. Ainda com o objetivo de conhecer a realidade de outras organizações recorreu-se a um conjunto de entrevistas realizadas a especialistas, de diferentes organizações da administração pública e empresas privadas. De seguida, a autora centrou-se na análise dos resultados da pesquisa exploratória e na apresentação de propostas de intervenção para implementação da Gestão do Conhecimento na CMSeixal, e ainda na aferição da pertinência de um sistema de acompanhamento e monitorização da GC para a administração local. Por último propõe-se um modelo de gestão do conhecimento a implementar na CMSeixal e noutras organizações da administração local.