AFA - DA - ACPA - Publicações Pedagógicas
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- Ameaças globais: o terrorismo de matriz islâmica na globalizaçãoPublication . Lopes, JoãoO sistema internacional atravessa, em pleno século XXI, uma transição incerta na estabilidade e ordem mundiais. Num mundo profundamente globalizado, em que os fenómenos de aproximação social, conómica, política e cultural definem uma linha muito ténue entre a escala da violência e a construção de uma paz comum, emerge o objeto de estudo da investigação. O terrorismo de matriz islâmica é, não só, um fenómeno moderno, como também um movimento fundamentalista profundamente conhecedor das vantagens da era moderna em que claramente se assumiu. Na atualidade, com os naturais avanços da tecnologia e dos meios de comunicação, dimanados da onda da globalização que inundou a cena internacional, a ameaça do terrorismo de matriz islâmica pôde potenciar a sua estratégia. A capacidade de alcance dos grupos extremistas islâmicos atinge, na atualidade, a fasquia milenar da influência à escala global. A emergência desta ameaça internacional reúne o alarmismo dos Estados mundiais, perspetivando uma das principais preocupações da segurança internacional.O papel das organizações/entidades governamentais e não-governamentais parece ter, mais de que nunca, uma importância crucial na atenuação das ameaças globais. A vitalidade da coordenação de esforços à escala planetária, entre as várias organizações e entidades nacionais e transnacionais, revela-se crucial para as mudanças e perigos emergentes deste século.A globalização da sociedade contemporânea tem facilitado a projeção de redes terroristas. No entanto, deve ser encarada como um fenómeno potencialmente contributivo para a diminuição do terrorismo de matriz islâmica.Num mundo acompanhado por uma permanente evolução, consubstanciado num espírito de união e cooperação da comunidade internacional, poderá perspetivar-se uma necessária aliança das civilizações, fundamental para se atingir uma desejável e permanente aproximação étnica, racial, religiosa e cultural, tal como um entendimento político-ideológico, económico e social.
- O Ártico - geopolítica e desafios transnacionaisPublication . Baptista, AnaUm olhar sobre o Ártico, em pleno século XXI, constitui um desafio simultaneamente pertinente e aliciante conjugando vetores da Estratégia, da Geopolítica e das Relações Internacionais. Frequentemente mencionado na opinião pública pela sua fragilidade ambiental, por debaixo das camadas de gelo que se fundem no Ártico escondem-se potencialidades incalculáveis. Na verdade, esta região só aparentemente adversa e distante do círculo político em que nos inserimos é, de facto, uma região privilegiada pela Natureza. As estimativas de recursos energéticos nas latitudes polares, a par do degelo das suas calotes vieram permitir condições de exploração antes inimagináveis, conferindo uma nova dinâmica a esta região. Com efeito, o Ártico assume no presente um papel preponderante nas economias nacionais de diversos estados, projetando o seu poder muito além do círculo que o restringe. Decorrente das mais valias proporcionadas pela região, os diversos estados circumpolares têm delineado estratégias de exploração e cooperação, focados na salvaguarda dos seus interesses e na fomentação do seu desenvolvimento. Identificada desde 2001 como zona de conflito latente, a região do Ártico constitui-se um palco de disputas, onde se sobrepõem interesses e se gerem tensões entre diversos estados. Neste sentido, importa hoje, mais do que nunca deter um olhar crítico sobre o Norte do planeta que, tendo no passado constituído uma zona de apreciação de poder entre superpotências, reassume hoje uma nova dinâmica a nível global, com influência nos atores e políticas internacionais, cujos contornos e meios de ação são ainda incertezas ténues.
- A organização onlinePublication . Santos, TiagoNa atualidade, a competitividade entre as organizações forçou as mesmas a fazer melhorias na gestão de recursos, adaptando-se às tecnologias emergentes e preenchendo Posições Organizacionais com os indivíduos mais capazes. Apesar da necessidade de evoluir e superar dificuldades na gestão de recursos, a Força Aérea não melhorou o seu método, centrado na estrutura hierárquica e no progresso na carreira, comprometendo a eficácia e a competitividade para com as outras organizações. Uma questão central é que as competências dentro dos postos de trabalho ainda não estão tipificadas, o que significa que o indivíduo que ocupa uma determinada posição de trabalho pode não ser o mais adequado para essa posição. Para resolver este problema, esta investigação descreve um modelo de Arquitetura Informacional para a Força Aérea, que representa os conceitos de Entidades Organizacionais, Posições Organizacionais, Gestão de Recursos e Gestão de Recursos Humanos através da Gestão de Competências. O modelo descreve cada conceito individualmente e as relações existentes com outros conceitos. Quando implementado, o modelo permitirá uma melhoria na eficácia da gestão de recursos humanos e eficiência na alocação de recursos para Posições Organizacionais.
- O stress e a sua influência no desempenho dos alunos da Academia da Força Aérea PortuguesaPublication . Bola, PedroEsta investigação tem como objetivos avaliar os níveis médios de stress percebido e analisar a associação existente entre o stress e o desempenho dos alunos da Academia da Força Aérea. Complementarmente, foram identificadas as fontes de stress com mais relevância para os alunos. A amostra consiste em 76 alunos, entre os 18 e os 29 anos, do Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar do ano letivo 2016/2017. Foi utilizada uma metodologia quantitativa de recolha e análise de dados, através da aplicação de um Inquérito por Questionário. O instrumento utilizado é composto pela Perceived Stress Scale reduzida, de 10 itens, na versão portuguesa (Trigo, Canudo, Branco, & Silva, 2010), e por um questionário adaptado do Questionário de Vivências Académicas reduzido (Almeida, Ferreira e Soares, 1999) e do Student Stress Survey (Ross, Niebling, & Heckert, 1999), denominado de Questionário de Vivências Diárias. Para o agrupamento e análise dos dados foi utilizado o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Foi possível concluir que os alunos da Academia da Força Aérea percecionam níveis de stress significativamente mais elevados relativamente a outros estudantes universitários fora do âmbito militar. No entanto, não se pôde concluir com certeza que o stress influencie o desempenho, nem negativamente, nem positivamente. Conclui-se, porém, que os alunos mais novos percecionam maiores níveis de stress do que os mais velhos. A fonte de stress que mais foi identificada pelos alunos foi o ‘’Namoro’’. No entanto, foram as ‘’Mudanças na vida social’’ e as ‘’Responsabilidades acrescidas’’ que provaram ter a maior influência nos níveis médios de stress percebido dos alunos. Dos fatores identificados no Questionário de Vivências Diárias, concluiu-se que os alunos com maiores níveis de ‘’bem-estar psicológico’’ apresentam menores níveis de stress. Este estudo reforça conclusões semelhantes obtidas em investigações anteriores aplicadas tanto a contexto civil como militar, e tanto em estudantes universitários, como em trabalhadores. Foi, então, possível complementar o estado da arte relativamente a temática em estudo, acrescentando valor prático.