CAM - Comunicações em Conferências Nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CAM - Comunicações em Conferências Nacionais by Title
Now showing 1 - 10 of 33
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem ao longo da vidaPublication . Torres, Cláudio
- Os arquivos oficiais e a construção social do passadoPublication . Mattoso, José
- O castelo de Mértola em época islâmicaPublication . Palma, Maria de Fátima; Gómez Martínez, Susana
- O castelo de Mértola: as transformações da Ordem de Santiago (séculos XIV-XV)Publication . Gómez Martínez, Susana; Palma, Maria de Fátima
- A cerâmica de verde e manganés do Castro da Cola (Ourique)Publication . Gómez Martínez, SusanaEl presente artículo se centra sobre un grupo de cerámicas decoradas en “verde y morado” que fueron encontradas en las excavaciones realizadas por Abel Viana en el Castro da Cola (Ourique). Se trata de un conjunto fuertemente homogéneo en sus características técnicas y decorativas que se puede datar, mediante paralelos, entre la segunda mitad del siglo X y finales del siglo XI. El contraste entre las características de este lote y la de los conjuntos de Mértola y Silves, que incluyen producciones más variadas, induce a plantear la hipótesis de su origen en algún taller local.
- Cerâmica islâmica em Portugal: 150 anosPublication . Covaneiro, Jaquelina; Fernandes, Isabel Cristina; Gómez Martínez, Susana; Gonçalves, Maria José; Inácio, Isabel; Santos, Constança dos; Coelho, Catarina; Liberato, Marco; Bugalhão, Jacinta; Catarino, Helena; Cavaco, SandraAs primeiras referências sobre cerâmica islâmica em Portugal remontam ao final do século XIX. A investigação evolui timidamente até aos anos 80 do século XX, quando se assiste ao incremento dos estudos sobre a temática, impulsionado pelos projectos estruturantes de Mértola e Silves. Nos anos 90, este incremento intensifica-se e, na última década, aumenta o número, a diversidade e a dispersão geográfica de trabalhos e projectos, nomeadamente com origem em arqueologia urbana. O projecto CIGA (Cerâmica Islâmica do Garb al-Andalus), iniciado em 2008, insere-se nesta dinâmica, promovendo a sistematização, problematização e divulgação de toda a informação dispersa e apresentando aqui uma síntese histórica dos estudos sobre cerâmica islâmica em Portugal, suas principais tendências, problemas, virtudes e perspectiva futuras.
- A cerâmica islâmica no Gharb al-ÂndalusPublication . Gómez Martínez, SusanaEm Portugal, os estudos sobre cerâmica islâmica desenvolveram-se apenas desde os finais da década de setenta do século XX. Porém, os avanços realizados nestes últimos 25 anos foram significativos em determinadas regiões: são bastante bem conhecidos os repertórios cerâmicos do Algarve,de algumas áreas do Alentejo e da região em volta de Lisboa e de Santarém. No entanto, há extensas parcelas do Gharb al-Ândalus desprovidas de qualquer referência. Igualmente constatamos que a quantidade de estudos varia em função dos períodos cronológicos e dos temas. Neste horizonte, a síntese que aqui apresento é,evidentemente, provisória. Nela se apresenta o panorama geral dos conhecimentos adquiridos neste campo, uma caracterização dos tipos de cerâmica encontrada no Gharb al- Ândalus, de acordo com as suas técnicas e época de fabrico e de utilização, assim como a bibliografia disponível sobre o assunto.
- A cidade medieval na perspectiva da história das mentalidadesPublication . Mattoso, José