HVFX - DER - Artigos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing HVFX - DER - Artigos by Title
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- An extremely rare association of multiple familial trichoepitheliomas and hereditary multiple osteochondromasPublication . Monteiro, AF; Saraiva Gil, F; Rato, M; Osório, T; Tavares, E
- Defeito Medial da Sobrancelha: Reconstrução com Retalho Pediculado de Avanço V-YPublication . Tavares, EINTRODUÇÃO: A sobrancelha é a subunidade estética frontal mais importante, desempenhando papel fundamental na estética facial e proteção ocular. Embora seja das áreas da face menos acometidas pelo cancro cutâneo, é das que mais desafio coloca em cirurgia reconstrutiva. CASO CLÍNICO: Homem de 71 anos, caucasiano, submetido a exérese de carcinoma basocelular infiltrativo envolvendo o terço medial da sobrancelha direita e região frontal suprajacente. Procedeu-se ao encerramento do defeito cirúrgico com retalho pediculado de avanço V-Y do músculo orbicular do olho. Não se registaram complicações pós--operatórias. Os resultados estéticos e funcionais foram bastante aceitáveis. DISCUSSÃO: O retalho pediculado de avanço V-Y é um dos poucos procedimentos utilizados no encerramento de defeitos cirúrgicos da sobrancelha. A execução técnica deve ser cuidadosa e requer conhecimento anatómico adequado, pois, só assim, será possível alcançar resultados estéticos e funcionais favoráveis.
- Defeitos Cirúrgicos Nasais: Reconstrução com Retalho de PENG ModificadoPublication . Tavares, E; Maio, PINTRODUÇÃO: O retalho de Peng consiste numa modificação “em pinça” do retalho de Rintala e tem como finalidade o encerramento de defeitos cirúrgicos da ponta e do terço distal do dorso do nariz. Foi descrito inicialmente por Peng (retalho de Peng clássico) e revisto, posteriormente, por Rowe e Ahern (retalho de Peng modificado). O nosso objetivo foi fazer uma revisão teórica sobre o retalho de Peng (clássico e modificado) e relato dos resultados obtidos com a técnica de Ahern. MATERIAL E MÉTODOS: Três doentes foram submetidos à exérese de cancro cutâneo do nariz. A reconstrução foi feita com retalho de Peng modificado (técnica de Ahern). As cirurgias foram executadas num tempo operatório e sob anestesia local. RESULTADOS: Foram obtidos bons resultados funcionais e estéticos. Não se registaram complicações. DISCUSSÃO: O retalho de Peng é um procedimento com grande utilidade na reconstrução da ponta e dorso distal do nariz. A técnica de Ahern é a que apresenta maior dinamismo (mobilização da pele nasal e malar), versatilidade (encerramento de defeitos laterais e medianos) e capacidade de preservação da anatomia e estética nasal (incisões na junção das subunidades nasais e unidades faciais). Os procedimentos são exequíveis num único tempo operatório e sob anestesia local. O comprometimento parcial ou total do retalho raramente acontece, em particular com modi-ficações introduzidas por Ahern. CONCLUSÃO: O retalho de Peng modificado (técnica de Ahern) demonstrou ser eficaz, seguro e boa alternativa às modalidades clássicas usadas na reconstrução da ponta do nariz, nos três casos.
- Ectrópio Cicatricial: Correção com Enxerto de Pele TotalPublication . Tavares, E
- Lesões Cutâneas Perianais em Doente com Infeção pelo VIHPublication . Monteiro, AF; Rato, M; Aranha, J; Tavares, E
- Metastização Ganglionar de Tumor de Merkel de Localização Primária Indeterminada: Um Caso Clínico RaroPublication . Esteves, F; Dessai, S; Campo, M; Barata, JOs autores descrevem um caso de metastização ganglionar axilar de carcinoma de células de Merkel de localização primária indeterminada, num homem de 81 anos. Trata-se de uma forma muito rara de apresentação deste tipo de tumor, estando descritos menos de uma centena de casos na literatura internacional
- Multiple Familial TrichoepitheliomaPublication . Monteiro, AF; Rato, M; Luís, P; Tavares, E
- Reconstrução da Região Labial Inferior: Um Exemplo de Versatilidade do Retalho NasogenianoPublication . Tavares, EO retalho nasogeniano de pedículo inferior representa uma opção válida e bem reconhecida para reconstrução de defeitos do lábio inferior, tal como no caso que descrevemos. Homem, 82 anos, com carcinoma basocelular do 1/3 direito da pele do lábio inferior, sem envolvimento da mucosa. Sob anestesia local, a lesão foi excisada com margem cirúrgica adequada, tendo-se gerado um defeito elipsoide complexo. Procedeu-se ao encerramento do mesmo com retalho nasogeniano de pedículo inferior. Não houve necrose no pós-operatório tardio. Os resultados estéticos e funcionais foram aceitáveis.
- Retalho “em Machado” de EmmettPublication . Tavares, EINTRODUÇÃO: O retalho “em machado” de Emmett é um retalho cutâneo local, triangular (unilateral ou bilateral) e predominantemente de rotação que permite encerrar defeitos de pequenas, médias e grandes dimensões em diversas áreas cutâneas. MATERIAL E MÉTODOS: Quatro homens com idade média de 78,8 anos foram submetidos à exérese alargada de cancro cutâneo não melanoma (um carcinoma basocelular da face e do couro cabeludo, um porocarcinoma da face e um fibroxantoma atípico do couro cabeludo), sob anestesia local, seguido de reconstrução com o retalho “em machado” de Emmett. RESULTADOS: O diâmetro médio dos defeitos cirúrgicos foi de 30 mm. O retalho em “machado” de Emmett de triângulo bilateral foi usado num e o de triângulo unilateral nos restantes três casos. Não se registaram complicações pós-operatórias. Os resultados funcionais e estéticos foram muito aceitáveis. Os doentes não apresentavam recidiva aos 12 meses de seguimento. CONCLUSÃO: O retalho em “machado” de Emmett mostrou ser um procedimento alternativo versátil, seguro e eficaz nos quatro doentes.