SESARAM - Neurol - Neurologia
Permanent URI for this community
Browse
Browsing SESARAM - Neurol - Neurologia by Title
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Poster - ALTERAÇÕES NEUROPSICOLÓGICAS NA SÍNDROME DE SUSACPublication . Aguiar, S; Vieira, J; Morganho, A; Freitas, EA síndrome de Susac (SS) é uma endoteliopatia cerebral, da retina e ouvido interno. Na maioria dos casos descritos, as cefaleias precedem o desenvolvimento de outros sintomas clínicos . Podem ocorrer sintomas neurológicos adicionais, que incluem alterações na marcha, disartria e alterações cognitivas. No que respeita às alterações cognitivas, a literatura é escassa e pouco específica. Nos casos descritos, fala-se de uma forma geral em desorientação, perda de memória, alterações cognitivas ou demência 1-3.
- Poster - Casuistica dos doentes com esclerose multipla da consulta de doenças desmielinizantes do serviço de Neurologia do Hospital Dr. Nélio MendonçaPublication . Rodrigues, P; Aguiar, S; Morganho, A; Vieira, JA Esclerose Múltipla (EM) é uma doença inflamatória, caracterizada pela desmielinização e neurodegeneração no Sistema Nervoso Central1. Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2,5 milhões de pessoas com EM e em Portugal Continental estima-se que esta patologia atinja cerca de 6500 pessoas. Surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade e afeta mais mulheres do que homens (3 para 1). É em muitos países, a principal causa de incapacidade neurológica não traumática em adultos jovens1. As manifestações clínicas da EM variam desde alterações motoras, da sensibilidade, visuais, cognitivas, entre outras. A terapêutica utilizada para o tratamento desta doença tem como principal objetivo controlar a atividade da doença no sentido de atrasar a progressão da incapacidade dos doentes, a prevenção dos surtos e controlo dos sintomas. Neste trabalho temos como objetivo realizar uma análise retrospetiva de dados sociodemográficos (idade e sexo) e respetivo tratamento dos doentes Hospital Dr. Nélio Mendonça.
- Poster - Enfarte Medular: caracteristicas Clínicas e Imagiológicas e Prognóstico a curto prazo de 3 casosPublication . Dias, Rafael; Osório, Joana; Nascimento, Rafael; Aguiar, Teresa Carolina; Morganho, Armando; Freitas, Patricio; Franco, José; Noronha, Duarte; Freitas, RafaelO Enfarte Medular é uma patologia rara quando comparado com o Acidente Vascular Cerebral (AVC) estimando que corresponda a 0.3-1% de todos os acidentes vasculares e para a qual ainda não existe tratamento agudo eficaz. Um ictus bifásico ocorre cerca de 20% dos doentes, sendo importante reconhecer os primeiros sintomas, geralmente sintomas sensitivos medulares precedidos por dor intensa autolimitada localizada ao nível do enfarte (60-70%). As principais causas dos enfartes medulares espontâneos incluem a aterosclerose , dissecção , embolia, idiopática ou outros. Enfartes do território da artéria espinhal anterior são mais frequentes, assim como enfartes toracolombares baixos em comparação com os cervicais.