APDIS - Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde
Permanent URI for this community
A APDIS - Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde é uma associação sem fins lucrativos, constituída em 5 de fevereiro de 1991. Tem como finalidade o desenvolvimento da documentação e informação de Saúde no País e a sua articulação com sistemas ou redes nacionais e internacionais, de modo a contribuir para a investigação, formação de pessoal e desenvolvimento de cuidados de saúde em Portugal. Rege-se pela promoção ativa do reconhecimento dos bibliotecários/profissionais de informação da saúde entre os seus pares, perante a tutela e profissionais de saúde/investigadores e ainda perante os doentes e população em geral, em um trabalho que se pretende seja de parceria com as bibliotecas académicas, hospitalares e especializadas, no sentido de promover a literacia em saúde na comunidade.
Browse
Browsing APDIS - Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde by Title
Results Per Page
Sort Options
- 10 Anos de repositório do ISPA-Instituto Universitário (2009-2019): contributos para a Ciência AbertaPublication . Nunes, Paulo; Santos, PatríciaIntrodução: Comemora-se uma década de Acesso Aberto no ISPA – Instituto Universitário, através do seu repositório institucional (2009-2019), focalizado nos seguintes objetivos: a) aumentar o impacto e a visibilidade dos resultados da investigação desenvolvida, apoiando assim a internacionalização; b) aumentar a visibilidade do ISPA-Instituto Universitário e dos que nele trabalham, servindo como indicador tangível da qualidade e da relevância científica e social das suas atividades de investigação e ensino; c) contribuir para a melhoria da comunicação interna; e d) preservar a memória intelectual do ISPA. Com o presente poster procura-se traçar a evolução e caracterização do repositório do ISPA e seus contributos para a Ciência Aberta. Objetivo: Partilhar a experiência e o trabalho desenvolvido numa instituição de ensino superior, ISPA – Instituto Universitário, no âmbito da Ciência Aberta, com base no estudo de caso da evolução do repositório do ISPA (2009-2019), através de indicadores de desempenho ao nível de conteúdos e utilização. Métodos: Estudo de caso. Utilização do módulo de estatísticas do repositório do ISPA (http://repositório.ispa.pt), através de análise descritiva de indicadores de caracterização, evolução, conteúdos e utilização. Resultados: O repositório do ISPA nasceu em outubro de 2009, caracteriza-se por integrar 27 comunidades, 120 coleções e disponibiliza 6.880 documentos (50% artigos de revistas nacionais e internacionais, 41% teses e dissertações de mestrado e 9% são de outro tipo de documentos). O número médio de depósitos por ano é de 698. O perfil do repositório do ISPA caracteriza-se por 76% dos documentos estarem em acesso aberto, 22% em acesso restrito e 2% em acesso embargado. O número de downloads foi de 2.346.522, sendo a maioria – 72% – realizada por países lusófonos: Portugal e Brasil. As comunidades que contemplam mais documentos são: psicologia clínica, psicologia educacional e psicologia da saúde. Os autores que mais artigos disponibilizam no repositório são os investigadores: Isabel Leal (188), João Marôco (179) e Rui Oliveira (156). Na análise à utilização regista-se que os três artigos com maior número de downloads são: Práticas de gestão de recursos humanos e desempenho organizacional (28.950), da autoria de Liliana Cardoso; Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas?, da autoria de Teresa Garcia-Marques e João Marôco (26.006); e Córtex pré-frontal, funções executivas e comportamento criminal (22.386), de Tânia Seruca. Por fim, os investigadores com maior número de downloads são: João Marôco (96.782), Isabel Leal (69.956), José Carvalho Teixeira (44.356) e Teresa Garcia-Marques (40.682). Conclusões: Um dos principais objetivos dos repositórios institucionais é aumentar o impacto e a visibilidade dos resultados da investigação desenvolvida nas instituições. A divulgação de estatísticas anuais da evolução do repositório à comunidade académica traduz transparência nos processos e possibilita a monitorização do desempenho realizado pela equipa de suporte na sua gestão e administração. O poster apresentado procura contribuir como estudo de caso para a importância dos repositórios no Acesso Aberto como nova via de comunicação no contexto da Ciência Aberta. É fundamental tornar a produção científica acessível a toda a comunidade e a todas as pessoas, quer ao nível nacional quer ao internacional. Aliás, essa é uma prioridade atualmente com os novos desafios do Horizonte 2030 – o acesso aberto à Ciência, sendo fundamental o papel do repositório para se atingir esse objetivo no presente e no futuro.
- 12ª Conferência EAHIL, 2010Publication . Meira, Margarida; Clamote, EmíliaEmbora o evento da 12ª Conferência EAHIL se tenha realizado há mais de seis meses, ainda não foi possivel à APDIS dar como encerrada esta iniciativa, especialmente no que diz respeito à parte financeira, embora já situações relacionadas com pequenos valores. Na próxima Assembleia Geral da APDIS, já teremos certamente, o apuramento final da conferência e daremos a conhecê-lo aos associados Entretanto, foi elaborado um pequeno relatório sobre a organização da conferência e resolvemos publicá-lo no Ponto de Encontro, dividido em duas partes.
- 40 Anos da revista Análise Psicológica (1977-2017) : análise bibliométricaPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria da Luz; Seguro-de-Carvalho, Paula; Nunes, Paulo; Teixeira, José CarvalhoA presente comunicação tem como objetivo analisar os artigos publicados na revista Análise Psicológica e estudar a sua trajetória científica no campo da Psicologia em Portugal. O estudo em análise abrange 40 anos de evolução, desde 1977 a 2017 (considerando que no período de 1983-1986 não foi publicada). A análise assenta na metodologia bibliométrica, com enfoque quantitativo, relacional e diacrónica da produção, autoria, proveniência institucional e temáticas abordadas dos artigos publicados. Foram analisados 1.730 textos entre artigos, editoriais, relatos de experiências, notas didáticas, revisões de livros e outros. O material foi analisado e organizado a partir de um conjunto de categorias: (a) análise da produção; (b) análise da autoria; (c) análise da produtividade dos autores; (d) análise da produtividade institucional; (e) análise da afiliação institucional dos autores; (f) idioma dos textos; (g) tipo de textos; e (h) enfoque metodológico. Por fim, realizou-se uma análise temática com suporte ao vocabulário controlado e às palavras-chave mais frequentes ao longo dos artigos da revista. A partir dos resultados foi possível traçar uma linha do tempo das principais mudanças editoriais da revista Análise Psicológica. O estudo analisa a evolução da revista Análise Psicológica no seu 40º aniversário por uma linha do tempo caracterizada em quatro etapas: 1. Nascimento; 2. Crescimento; 3. Maturidade; e 4. Internacionalização. Este estudo fornece-nos, ainda, dados que podem ajudar a melhor entender o papel da revista Análise Psicológica na promoção da Psicologia em Portugal, bem como o acompanhamento dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos (e.g., DOI, ORCID, OJS). Como perspetivas futuras da revista destacam-se a integração e participação no movimento de Acesso Aberto (via dourada: SciELO, Redalyc, RCAAP, entre outras) e a sua internacionalização através da indexação em bases de dados como a SCOPUS, a Web of Science e a PsycInfo.
- Abordagens da ciência da informação sobre o prontuário do paciente no contexto de saúde BrasileiroPublication . Gualdani, Fabrício; Galvão, CristianeBiblioteconomia, arquivologia e museologia são três áreas que possuem por objeto de estudo a informação. Independentemente do suporte físico ou do formato em que se encontra a informação, essas três áreas buscam desenvolver protocolos para a organização da informação e demais serviços e produtos informacionais, sendo, por alguns autores, entendidas como subáreas integrantes de uma área maior denominada pelo termo ciência da informação. O objetivo deste trabalho consiste em averiguar como a ciência da informação tem estudado o documento originalmente produzido na área da saúde, o prontuário do paciente, aqui entendido como uma coleção de informações relativa ao estado de saúde de um paciente, armazenada e transmitida em completa segurança e acessível ao paciente e a qualquer usuário autorizado, e que visa assegurar serviços de saúde integrados de modo contínuo, eficiente e com qualidade, juntamente com informação retrospetiva, corrente e prospetiva. No que diz respeito à natureza científica do trabalho, este trabalho é uma pesquisa exploratória. Para a elaboração dessa pesquisa foi realizada uma revisão de literatura de textos produzidos no Brasil e publicados em periódicos do campo da ciência da informação, sem uma limitação de tempo. Assim, as publicações sobre o tema prontuário do paciente, incluídas neste estudo, consideraram apenas a perspetiva da ciência da informação, entendendo-se que esta ciência é composta de subáreas como a biblioteconomia, a museologia e a arquivologia. Adotou-se como critério de exclusão estudos sobre a temática prontuário do paciente que foram realizados por outras áreas do conhecimento. Foram coletados inicialmente para essa revisão de literatura, 58 artigos científicos provenientes da Base de Dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), sendo selecionados para a revisão 38 artigos, produzidos entre 2006 e 2018. A análise foi realizada de forma independente pelos autores e, a partir dos artigos selecionados, foi possível observar que os pesquisadores brasileiros têm estudado o prontuário do paciente por meio de nove abordagens, a saber: 1 Abordagem cultural, analisa o prontuário do paciente como patrimônio documental, cultural e objeto de preservação da memória; 2 Abordagem ética, analisa questões éticas relacionadas com o acesso, utilização e sigilo das informações disponibilizadas no prontuário do paciente; 3 Abordagem educacional, analisa o prontuário do paciente como objeto de ensino, objeto de estudo dedicado a disciplinas de graduação; 4 Abordagem filosófica, analisa o prontuário do paciente do ponto de vista filosófico, epistemológico e social; 5 Abordagem terminológica, analisa as características conceituais do termo “prontuário do paciente”; 6 Abordagem arquivística, analisa o prontuário do paciente como documento arquivístico; 7 Abordagem jurídica, analisa o prontuário do paciente segundo as normas e legislações vigentes; 8 Abordagem tecnológica, analisa ferramentas tecnológicas e metodologias aplicadas ao prontuário do paciente; 9 Abordagem gerencial, analisa o prontuário do paciente segundo a gestão dos documentos em instituições de saúde, incluindo processos de trabalho. As abordagens mapeadas, como toda a proposta de classificação, não excluem outras possibilidades classificatórias; porém, permitem verificar a riqueza do prontuário do paciente como objeto de estudo por profissionais da informação e as múltiplas possibilidades de atuação desses profissionais no contexto da saúde no Brasil.
- Advocacy in health libraries : getting startedPublication . Merola, MarciThe idea of advocacy for libraries presents new challenges for libraries of all types, and health libraries are no exception. How can health libraries integrate advocacy concepts into their dayto- day work? What's the role of librarians in identifying allies and advocates and shifting the perception in an increasingly complex environment? Learn what’s happening in U.S. libraries and strategies for moving forward.
- Ambiente e saúde : coerência e estratégias de sustentabilidade ambiental em sistemas de informaçãoPublication . Dias, SandraA comunicação apresenta a investigação decorrida no âmbito do mestrado em Ciências da Documentação e Informação, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre 2014- 2015, sobre práticas ambientalmente sustentáveis no seio das bibliotecas públicas portuguesas. O estudo contribuiu para o levantamento de critérios e procedimentos ambientais passíveis de aplicabilidade ao universo biblioteconómico, os quais se pretende agora partilhar. Os 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, traçados pela Organização Mundial das Nações Unidas para a Agenda 2030, definida em setembro de 2015, surgem em consonância com a proposta da IFLA (International Federation of Libraries Association) que promove a inclusão dos serviços de informação como intermediários no caminho para a sustentabilidade. O desafio é pensar a ideia de «biblioteca global» como a nova «biblioteca do século XXI», que denota preocupação sobre as questões ambientais da atualidade e que age em conformidade ao estabelecer pontes entre as condições do ambiente e o bem-estar das populações e as comunidades que serve. Como conclusão propõese uma reflexão sobre estas linhas de ação e sua aplicação no contexto dos serviços de informação em saúde.
- Analisando o uso do método Q nos estudos sobre educação em saúdePublication . Sampaio, Samára; Galvão, Maria Cristiane; Baldoni, Nayara; Fernandes, Maria Neyrian; Donadeli, Josiane; Santos, Márcia; Rocha, Juan; Santos, Ana Maria; Ferreira, Janise; Forster, AldaísaIntrodução: O método Q, apesar de criado nos anos de 1930, despertou o interesse de pesquisadores de diversas áreas no século XXI, com crescente uso nas publicações que buscam compreender elementos constituintes da subjetividade. Caracterizado neste trabalho como um método misto de pesquisa, enquadra-se na categoria de estudo exploratório sequencial, representado pela expressão QUAL>QUAN, em que resultados quantitativos são mobilizados para confirmar os resultados qualitativos a fim de melhor entender o fenómeno. Objetivo: Caracterizar o método Q e suas potencialidades como método misto de pesquisa na área da educação na saúde com tecnologias digitais. Método: A pesquisa teve caráter qualitativo, explorou 13 estudos selecionados, de acordo com os critérios de inclusão específicos, nas bases de dados PubMed, Scopus, CINAHL, PsycInfo, Web of Science e LILACS no ano de 2019. Resultados: O método Q é formado por cinco fases, dentre as quais três abrangem o componente qualitativo do estudo: i. definição do concourse (declarações sobre determinado tema); ii. o desenvolvimento da amostra Q (Q sample ou Q set, um conjunto de declarações que representam a amostra do estudo); e iii. a seleção do P set (grupo de participantes do estudo). Uma fase caracteriza o componente quantitativo do método: iv. construção e análise do Q sort a partir da graduação em uma régua pelos participantes do estudo, com uma valorização atribuída a cada declaração e, em seguida, por meio da análise estatística e análise fatorial, busca-se correlações entre os diferentes arranjos de respostas. E, por fim, a fase v. de interpretação dos dados, na qual ocorre a conciliação dos componentes qualitativos e quantitativos. Na revisão de literatura realizada sobre o uso desse método misto na educação na saúde com o suporte de tecnologias verificou-se que há variações nas técnicas utilizadas para construção do concourse, como entrevistas, levantamento de literatura, grupos focais; na definição do número de itens da amostra Q, ou seja, o número de declarações. O conjunto P não necessita de um número elevado de pessoas, pois as baixas taxas de resposta não influenciam os resultados, já que o objetivo principal é identificar uma correlação entre arranjos de respostas, não testar a distribuição proporcional dessas respostas em uma população maior. No caso dos estudos na área da educação em saúde com tecnologias extraíram-se os padrões identificados em estudantes, professores e funcionários de estudantes, professores e funcionários por meio dos Q sorts, que foram analisados com diferentes softwares e variados métodos de rotação. Conclusão: O método Q é uma estratégia para estudar diferentes fenómenos subjetivos a partir da significação emprestada aos ítens ou declarações e a possibilidade de representar as estruturas internalizadas explícitas. Então, aprender sobre esse método e a natureza do seu recorte de pesquisa, tipo misto, parece adequado para o desenvolvimento de estudos na área das ciências da saúde, principalmente na formação profissional na cultura digital.
- Análise bibliométrica das publicações de Lucília Paiva : perspectiva complementar de uma vida dedicada à Informação em SaúdePublication . Vivas, Diogo; Oliveira, Silvana RoqueIntrodução – O lançamento do Prémio Lucília Paiva nas XII Jornadas APDIS – associação que ajudou a fundar há 25 anos –, vem renovar o merecido interesse pelo seu percurso, tendo sido considerado o momento oportuno para realçar um aspecto mais formal da sua activa colaboração em diversos projectos, documentado pelos textos que foi publicando ao longo da sua carreira. Nas poucas abordagens bibliométricas à produção portuguesa na área da informação e da documentação, o nome de Lucília Paiva surgiu entre o dos autores mais produtivos, tanto nas actas dos Encontros Nacionais (1965-1983), como na dos seus sucessores, os Congressos Nacionais BAD. Tal protagonismo constituiu o estímulo final para a elaboração deste primeiro ensaio bibliométrico inteiramente dedicado ao seu perfil enquanto autora. Objectivos – Para além de apresentarmos uma bibliografia o mais completa possível das publicações de Lucília Paiva, pretendemos traçar o seu perfil bibliométrico por meio da análise das suas publicações quanto à evolução da produtividade, às tipologias documentais cobertas, ao tipo de colaboração e à proveniência institucional dos seus co-autores, bem como quanto à incidência temática dos seus textos e às fontes de informação que serviram de base ao seu trabalho, sempre que expressamente referenciadas. Será ainda ensaiada uma avaliação quantitativa do impacto das suas publicações. Métodos – A reconstituição do conjunto das publicações de Lucília Paiva foi feita através da consulta em diversos catálogos bibliográficos e bases de dados científicas, tanto nacionais como internacionais, a par da pesquisa de documentação de arquivo na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Para o seu tratamento quantitativo, os dados foram recolhidos numa tabela Excel e contabilizados numa abordagem bibliométrica descritiva. Para o ensaio de avaliação do impacto foram feitas recolhas no Google Scholar, através do software Publish or Perish, complementadas com pesquisas na base de dados JURN. Resultados – No levantamento realizado foram contabilizados 33 textos distribuídos por 21 comunicações a congressos, 9 artigos, um relatório internacional, uma tradução de um livro científico e um catálogo do fundo antigo de uma biblioteca. Numa análise global salienta-se uma elevada taxa de colaboração, essencialmente desenvolvida entre colegas ligados às bibliotecas da Universidade de Coimbra, mas também à APDIS e à Biblioteca Nacional de Portugal. Genericamente, as suas publicações reflectem as questões levantadas pela normalização do tratamento da informação, a descrição e indexação e a constituição de redes de partilha de recursos, tanto a nível nacional como a um nível sectorial, seja das bibliotecas universitárias, seja dos serviços de informação em saúde, confirmando-se o seu papel na promoção das melhores práticas difundidas no contexto da produção internacional da área. Conclusões – As evidências quantitativas apresentadas neste primeiro ensaio bibliométrico confirmam a importância da produção escrita de Lucília Paiva no contexto português e a sua constante atenção aos temas de pesquisa internacional contemporâneos. A partir daqui, acreditamos que existe material suficiente para que seja desenvolvida uma pesquisa de maior fôlego, no sentido de se divulgar a obra e realçar o seu legado para a ciência da informação em Portugal.
- Análisis de la producción científica del Sistema Sanitario Público de AndalucíaPublication . Borrego-López, Luis; Carrión-Pérez, José; Quilis, Veronica Juan; Correa-Romero, Antonio; Izquierdo-Moya, Pilar; Gómez-Blásquez, InmaculadaAnte la necesidad de facilitar a los gestores del Sistema Sanitario Público de Andalucía (SSPA) una herramienta para el análisis de la producción científica de las instituciones y sus profesionales, así como realizar la evaluación de su calidad a través de los indicadores bibliométricos y no bibliométricos, la BV-SSPA desarrolla Impactia. Impactia proporciona información precisa y detallada de la producción científica y facilita una respuesta inmediata y automatizada a las necesidades de información que tienen los gestores para la toma de decisiones en su actividad asistencial e investigadora.
- APDIS : passo a passo até à rede de informaçãoPublication . Hungria, Maria Amélia