AM - CS - CSC - Ciências Sócio-Comportamentais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing AM - CS - CSC - Ciências Sócio-Comportamentais by Subject "Auto-Identidade"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O Desenvolvimento da Auto-Identidade de Liderança: A Importância da Experiência e o Impacto na Auto-ConfiançaPublication . Silva, DanielA liderança é, nos dias de hoje, um fator essencial nas organizações. Atendendo ao contexto atual, em que a sociedade é cada vez mais competitiva, surge a necessidade de dotar os Quadros com líderes capazes e que consigam motivar e desenvolver os seus colaboradores. O objetivo geral deste trabalho de investigação é avaliar a auto-identidade de liderança ao longo do processo formativo na Academia Militar, através da importância das experiências prévias de liderança dos vários anos de formação e analisar o impacto que a Auto-Confiança assume. Para tal, foi realizado um inquérito a 360 alunos da Academia Militar, tendo-se avaliado as seguintes dimensões: Experiência de Liderança, Auto-Confiança, AutoAvaliação e Auto-Identidade da Liderança. Com base nas respostas obtidas nos inquéritos, efetuou-se o tratamento e análise estatística com recurso ao programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS 22.0). A investigação dividiu-se em duas partes: uma parte teórica e outra prática. Na parte teórica, efetuou-se a pesquisa bibliográfica, com incidência nas obras de referência e trabalhos associados à temática em análise, de forma a poder sustentar o trabalho de campo, a segunda parte. A parte prática baseou-se na recolha de dados, através da aplicação de inquéritos por questionário a alunos da Academia Militar, do 1º ao 5º ano (tirocinantes), cuja análise e discussão permitiu dar resposta às perguntas de partida/hipóteses, bem como extrair algumas reflexões relativas ao tema. Conclui-se com este trabalho que, de facto, há um relativo aumento da experiência de liderança e da auto-confiança ao longo da formação, como esperado, e que a autoavaliação de liderança é mais elevada nos primeiros anos do que nos últimos, revelando que com mais experiência, maior é a noção das dificuldades associadas a ser líder e à capacidade de comandar.