RDIPB - Departamentos
Permanent URI for this community
Browse
Browsing RDIPB - Departamentos by Subject "Aceleração da escrita"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Disposições de teclas para aceleração da escrita de textos em português com selecção por varrimentoPublication . Garcia, Luís; Oliveira, LuísA escrita com teclados virtuais e selecção por varrimento é bastante utilizada por pessoas com dificuldades motoras pois apenas requer um ou dois movimentos funcionais por parte do utilizador, no entanto apresenta taxas de produção extremamente baixas (e.g. 3 a 5 palavras por minuto). Neste artigo é desenvolvido um conjunto de disposições para tecla¬dos virtuais que possuem nas localizações de mais rápido acesso as teclas utilizadas com mais frequência na escrita de textos em português. Estas disposições foram comparadas com a disposição de referência QWERTY com base no nú¬mero de passos de varrimento necessários para a escrita de um conjunto de textos em português e foram obtidas taxas de poupança entre 15,2% e 44,8%. Esta poupança nos passos de varrimento pode proporcionar uma escrita mais rápida e com menor esforço aos utilizadores deste mecanismo de selecção.
- Geração automática de abreviaturas para sistema de comunicação alternativa do português europeuPublication . Garcia, Luís; Oliveira, LuísA expansão de abreviaturas é uma técnica que pode ser utilizada por pessoas com necessidades especiais para a aceleração da escrita. Neste estudo analisámos o desempenho de esquemas de abreviaturas para o Português Europeu gerados de forma totalmente automática. Na geração dos esquemas de abreviaturas foram utilizados corpus de origens distintas: (1) Textos de um aluno com necessidades especiais (CorpA); (2) Textos de manuais escolares da Porto Editora (CorpPE); (3) Textos do jornal “O Público” (CorpPub), e analisadas duas técnicas de abreviação - a contracção e a truncagem. Foram realizadas simulações de escrita com os vários esquemas de abreviaturas obtendo-se um máximo de 18% para a taxa de poupança de caracteres com um esquema de 500 abreviaturas. Com apenas 250 abreviatura esta taxa baixou para 16,2%. A introdução de bigramas e trigramas nos esquemas de abreviaturas não influenciou significativamente o desempenho. Os esquemas de abreviaturas gerados através da truncagem apresentaram regra geral os melhores resultados.
- Sistema de CAA com adaptação ao contexto físicoPublication . Garcia, Luís; Oliveira, LuísVários estudos apontam para a existência de determinados padrões de comunicação em alguns contextos físicos. Neste artigo discute-se uma abordagem que permite dotar os sistemas de comunicação aumentativa e alternativa de capacidades de adaptação ao contexto físico. Este apoio contextual deverá contribuir para um aumento da rapidez de escrita e acesso a vocabulário mais rico favorecendo assim uma maior expressividade na comunicação. Como exemplo descreve-se a implementação de um mecanismo de adaptação ao contexto físico no sistema de comunicação alternativa Eugénio que se baseia na associação de diferentes perfis de utilização às localizações físicas com interesse para o utilizador.