ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Administração Educacional by Subject "Alunos estrangeiros"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Políticas de integração de alunos que têm o português como língua não materna Projeto de Intervenção Contributo para a integração dos alunos de PLNM no 1ºCicloPublication . Barata, Rui Miguel Leitão; Almeida, Ana PatríciaAs mudanças ocorridas na sociedade portuguesa, nas últimas décadas, colocam às escolas desafios constantes. Num esforço suplementar, estas instituições procuram fazer da diversidade cultural um fator de coesão e de integração. Cada vez mais o PLNM1 faz parte do quotidiano de algumas escolas do nosso país e como tal, o fator integração revela-se não só como um agente de inclusão, bem como agente de grande influência no sucesso educativo dos alunos em que o português não é a sua língua materna. Este trabalho de projeto procura ir ao encontro de uma necessidade pedagógica, sentida pelo corpo docente do agrupamento horizontal X, no que concerne a processos e mecanismos de integração de alunos estrangeiros nas escolas do 1ºCEB2. Tendo por base a análise dos questionários dos docentes do agrupamento de escolas X, no que respeita à integração dos alunos, formação e práticas pedagógicas ao nível do PLNM, foi concebido este projeto. Em boa verdade, visa sugerir propostas de atividades, não apenas na integração dos alunos que têm o PLNM, mas também ir de encontro às necessidades de formação dos professores e práticas pedagógicas ou a outros problemas, parcelares, identificados a partir do diagnóstico. Optou-se, desta forma, por uma metodologia de trabalho de projeto de natureza qualitativa, dividido em duas grandes fases: a primeira fase, de diagnóstico, que consistiu na aplicação de um questionário a todos os docentes do agrupamento e numa análise documental; a segunda fase, decorrente da análise dos dados recolhidos através do diagnóstico, composta pela conceção de um projeto que permitisse dar resposta aos problemas identificados na fase anterior. Após a análise dos resultados obtidos, tornou-se fulcral conceber um projeto que fosse ao encontro à questão de partida: Que políticas educativas e que atividades adotar no agrupamento X, de forma a integrar os alunos que têm o PLNM?