ESEJD - Dissertações de Mestrado em Ciências da Educação
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- EVASÃO ESCOLAR: Na Modalidade de Jovens e Adultos (EJA) nas Escolas Públicas do Município de São Luís Gonzaga do Maranhão Maranhão - BrasilPublication . Batista, Francilene do Carmo AlexandreO presente trabalho visa discutir a evasão e a permanência na educação de jóvens e adultos em escolas públicas da rede municipal de São Luis Gozaga do Maranhão. Visa também, analisar os fatores que causam o abandono escolar na modalidade do (EJA) no município, bem como observar até que ponto a prática pedagógica do professor interfere com a retirada deste público das salas de aulas. Trata-se, portanto, de um estudo exproratório em cinco escolas selecionadas, correspondendo sessenta por cento do total de escolas oferecidas por essa modalidade de educação. Essas Instituições apresentam uma trajetória de trabalho na busca da qualidade nesse modo de ensino. No entanto, tem-se o abandono escolar um dos seus principais desafios para sua gestão. Este estudo se justifica pela necessidade de compreender como a gestão escolar do município pode atuar, buscando influênciar toda a equipe no aumento e permanência de seus alunos na instituição e avaliar quais ações podem ser implementadas nesse sentido. Compreender a dinâmica em que ocorre o problema contribuirá para a proposição de ações e definição da responsabilidade da gestão escolar na redução da evasão. A base teórica a ser desenvolvida é apoiada pela constituição da EJA como política pública e pela necessidade de definir em que consiste a qualidade da assistência nessa modalidade docente. A metodologia utilizada baseou-se em estudo exploratório, utilizando os seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada, análise documental, pesquisa bibliográfica e observação não participante. Os dados coletados e sua análise ficou dentro da conformidade do referencial teórico e deste modo constituindo a base para o plano de intervenção sugerido no trabalho. O plano centrou-se principalmente no desempenho da gestão para mobilizar e fortalecer a equipe de trabalho voltada para a redução da evasão e a constituição de mecanismos sistemáticos de comunicação para o desenvolvimento de um trabalho atento às cessações dos alunos. Analisando o contexto apresentado pela pesquisa, pode-se afirmar que o abandono de jóvens na escola é um fenômeno geométrico que muitas vezes é apenas avaliado dentro de um só ponto de vista em direção retilínia, sem perceber os diversos lados de sua composição. Portanto, suas causas podem atingir questões que não são relacionadas com a escola, mais variáveis que inclui as instabilidades familiares, as crise econômicas estabelecidas e até mesmo a entrada precoce para o mercado de trabalho são pontos a considerar.