EM - IUEM - Psicologia Forense e Criminal
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Browsing EM - IUEM - Psicologia Forense e Criminal by Subject "5-HTTLPR"
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- Psicopatia, agressão e genéticaPublication . Fonte, Juliana Pedro da; Soeiro, CristinaEnquadramento: A psicopatia e a agressão são substancialmente influenciadas por uma predisposição genética, contribuindo assim para a sua causalidade. Objetivos: O presente estudo tem como objetivo analisar o fenómeno da Psicopatia, Agressão e Genética em estudantes universitários e estudar uma possível relação entre estas variáveis. Participantes: 93 estudantes universitários, integraram o projeto de investigação “Agressividade e genética em contexto Universitário”. Entre os participantes, 12 (12.9%) são do sexo masculino e 81 (87.1%) são do sexo feminino, entre os 17 e os 40 anos de idade (M=20.95; DP=2.98). Método: A amostra foi recolhida através de um protocolo online, constituído por um questionário sociodemográfico, Reactive/Proactive Aggression Questionnaire (RPQ), Buss-Perry Aggression Questionnaire – Short Form (BPAQ-SF), Elemental Psychopathy Assessment-Short Form (EPA-SF) e NEO-Five Factor Inventory-3 (NEO-FFI-3) e pela recolha do material genético para estudar os polimorfismos DAT1 e 5-HTTLPR. Resultados: Para a Psicopatia, os homens apresentaram níveis mais elevados na dimensão Estabilidade Emocional. Relativamente à variável Personalidade, verificam-se indicadores mais elevados de Amabilidade. Para Agressão, os valores de Raiva foram mais elevados nas mulheres. Verificou-se uma relação entre as variáveis Psicopatia e Personalidade, destacando-se a associação negativa entre a Estabilidade Emocional com a Amabilidade. A Psicopatia e a Agressão apresentaram correlações estatisticamente significativas e positivas, verificando-se assim uma associação entre a psicopatia e as formas e as funções da Agressão. Conclusão: Observou-se uma relação entre as variáveis Psicopatia, Personalidade e Agressão. Não se verificou nenhuma relação com a variável Genética. Uma das limitações do estudo está associada à amostra estudada ser maioritariamente composta por mulheres.