Browsing by Issue Date, starting with "2023-10-17"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Gestão de acesso privilegiado: abordagem com a solução CyberArkPublication . Gonçalves, Daniel Filipe RibeiroOs ciberataques têm surgido com cada vez mais frequência, pelo que se torna fundamental adotar medidas de segurança. Um dos alvos sistemáticos dos ciberataques são as contas privilegiadas, estas podem permitir o acesso a sistemas virtualizados, base de dados, aplicações, dispositivos, controlos industriais, entre outros. O acesso indevido a estas tecnologias por parte de atores mal-intencionados pode comprometer gravemente uma organização e afetá-la a nível financeiro e reputacional, pelo que se torna imperativo a adoção de medidas de segurança capazes de salvaguardarem a segurança informática. No âmbito organizacional, podem ser tomadas várias medidas para proteger o acesso não autorizado à informação crítica, pelo que a presente dissertação aborda a área da gestão de acesso privilegiado, também designada como PAM (Privileged Access Management). A adoção de soluções PAM auxilia na salvaguarda da segurança da informação, protegendo contra ameaças internas e externas, com o objetivo de evitar a divulgação de informação confidencial, roubo de identidade e violações de segurança. A utilização de PAM permite reforçar a segurança no acesso aos recursos, sendo capaz de controlar, monitorizar e justificar cada sessão iniciada. É possível integrar PAM com várias tecnologias e adotar medidas complementares, por exemplo, autenticação multifator efetivando a legitimidade do uso da conta privilegiada. Ao longo da dissertação, serão abordadas diversas temáticas que englobam a área de PAM, por exemplo, acessos e contas privilegiadas, gestão de credenciais e monitorização. O presente trabalho visa assim oferecer, fundamentalmente, uma introdução à gestão de acesso privilegiado, tendo como ponto de partida uma arquitetura baseada na solução PAM da CyberArk, avançando para o desenvolvimento de plugins e componentes de conexão que permitem respetivamente gerir credenciais de forma segura e monitorizar sessões privilegiadas, finalizando com a discussão sobre a pertinência do uso deste tipo de soluções.
- Psicopatia, agressão e genéticaPublication . Fonte, Juliana Pedro da; Soeiro, CristinaEnquadramento: A psicopatia e a agressão são substancialmente influenciadas por uma predisposição genética, contribuindo assim para a sua causalidade. Objetivos: O presente estudo tem como objetivo analisar o fenómeno da Psicopatia, Agressão e Genética em estudantes universitários e estudar uma possível relação entre estas variáveis. Participantes: 93 estudantes universitários, integraram o projeto de investigação “Agressividade e genética em contexto Universitário”. Entre os participantes, 12 (12.9%) são do sexo masculino e 81 (87.1%) são do sexo feminino, entre os 17 e os 40 anos de idade (M=20.95; DP=2.98). Método: A amostra foi recolhida através de um protocolo online, constituído por um questionário sociodemográfico, Reactive/Proactive Aggression Questionnaire (RPQ), Buss-Perry Aggression Questionnaire – Short Form (BPAQ-SF), Elemental Psychopathy Assessment-Short Form (EPA-SF) e NEO-Five Factor Inventory-3 (NEO-FFI-3) e pela recolha do material genético para estudar os polimorfismos DAT1 e 5-HTTLPR. Resultados: Para a Psicopatia, os homens apresentaram níveis mais elevados na dimensão Estabilidade Emocional. Relativamente à variável Personalidade, verificam-se indicadores mais elevados de Amabilidade. Para Agressão, os valores de Raiva foram mais elevados nas mulheres. Verificou-se uma relação entre as variáveis Psicopatia e Personalidade, destacando-se a associação negativa entre a Estabilidade Emocional com a Amabilidade. A Psicopatia e a Agressão apresentaram correlações estatisticamente significativas e positivas, verificando-se assim uma associação entre a psicopatia e as formas e as funções da Agressão. Conclusão: Observou-se uma relação entre as variáveis Psicopatia, Personalidade e Agressão. Não se verificou nenhuma relação com a variável Genética. Uma das limitações do estudo está associada à amostra estudada ser maioritariamente composta por mulheres.
- O efeito moderador da geração pós Millennials na relação entre as práticas de gestão de recursos humanos verdes e o engagementPublication . Costa, Luzia Lukene de Carvalho e; Andrade, LuísO presente estudo tem como objetivo, estudar a perceção das práticas de gestão de recursos humanos verdes e o engagement bem como averiguar o efeito moderador da geração Pós Millennials na relação entre as duas variáveis de início citadas. A amostra conta com 120 participantes, sendo 84 do sexo feminino (70%) e 36 do sexo masculino (30%), empregados em empresas portuguesas, o presente estudo de natureza não exploratória, por conveniência, teve o apoio para recolha de dados, um questionário online dividido em 3 seções e analisados através do programa SPSS. Considera-se as seguintes hipóteses H1: Existe uma relação positiva entre as práticas de gestão de recursos humanos verdes e o engagement; H2: A geração modera a relação entre as práticas de gestão de recursos humanos verdes e o engagement. Os resultados confirmam as hipóteses do estudo, as práticas de gestão de recursos humanos verdes explicam 52,5% da variabilidade do engagement e o efeito é estaticamente significativo. E para confirmar o efeito moderador de forma mais eficaz recorreu-se ao PROCESS. O estudo contribui também com vários aspetos das práticas de recursos humanos verdes, também destaca a importância de adotar iniciativas ecológicas para promover resultados positivos para os funcionários e o desempenho organizacional.
- A relação entre liderança tóxica e intenção de saída: o papel do Compromisso Organizacional e do Employee EngagementPublication . Mateus, Bruno Daniel Carvalho; Rodrigues, Filipa RochaO objetivo do presente estudo consiste em verificar qual o impacto da liderança tóxica na intenção de saída dos colaboradores e, ainda, se o compromisso organizacional e o employee engagement contribuem para essa relação como variáveis mediadoras. Foi efetuado um estudo com uma abordagem quantitativa do tipo correlacional, sendo que para a recolha de dados recorreu-se a um questionário online que contou com uma amostra de 184 participantes. Os dados foram analisados através do software IBM SPSS Statistics e o modelo de investigação foi testado através da macro PROCESS. Os resultados obtidos indicam que a perceção de uma liderança tóxica está positivamente relacionada com a intenção de saída, sendo esta relação mediada pelo employee engagement, pelo compromisso organizacional afetivo e normativo. Contudo, o compromisso organizacional calculativo não revelou ser mediador da relação principal.
- "A contribuição da Literatura Infantil na promoção de aprendizagens, num grupo de crianças de Educação Pré-Escolar"Publication . Catarina da Silva Pereira, Ana; Rosa, Celeste