ESESJC - Mestrado em Enfermagem de Reabilitação - Dissertações/Relatórios/Projetos
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- A satisfação do cliente da região autonóma da Madeira alvo de cuidados de enfermagem de reabilitação na comunidade: Um estudo de caraterizaçãoPublication . De Freitas, Sónia; Bettencourt, Merícia; Jesus, ÉlvioEnquadramento: A satisfação com os cuidados de saúde prestados à pessoa, é cada vez mais considerada como um importante indicador no domínio da qualidade dos cuidados. É baseada na perceção e valorização dos cuidados que lhe são prestados, considerando as suas necessidades e expetativas. Como indicador permite monitorizar a qualidade dos serviços de saúde, com repercussões na sua planificação, avaliação e na sua melhoria contínua. Objetivo: Avaliar o nível de satisfação dos clientes da Região Autónoma da Madeira, alvo de cuidados de enfermagem de reabilitação na comunidade - centros de saúde do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira. Método: Estudo de natureza quantitativa, transversal, exploratório-descritivo. Amostra constituída por 130 clientes adultos da Região Autónoma da Madeira, alvo dos cuidados de enfermagem de reabilitação nos centros de saúde do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira. Nível de satisfação avaliado através da aplicação do formulário de avaliação da Satisfação dos Utentes com os Cuidados de Enfermagem no Centro de Saúde - SUCECS26 (Ribeiro, 2003). Resultados: Os clientes, participantes no estudo, são maioritariamente do sexo feminino (80%), idosos (59,2%), casados ou em união de facto (59,2%), com o primeiro ciclo de escolaridade (66,2%), reformados ou inválidos (63,1%). Os motivos de recurso aos cuidados foram os problemas ortotraumatológicos (62,3%), neurológicos (16,9%), respiratórios (13,1%), cardíacos (9,2%) e a cirurgia recente (5,4%). O seu nível de satisfação global é de 91,33%. Não foram verificadas diferenças, estatisticamente significativas, na relação entre as variáveis sociodemográficas sexo (p = 0,53) e habilitações literárias (p = 0,83). Na relação entre a idade e o score médio da satisfação verificou-se uma correlação negativa muito fraca, com idades mais avançadas associadas a níveis mais baixos de satisfação, mas sem significância estatística (Rho= -.092, n=130, p=.296). Conclusão: Este estudo permitiu avaliar o nível de satisfação dos clientes da Região Autónoma da Madeira, alvo dos cuidados de enfermagem de reabilitação na comunidade, apresentando um nível elevado de satisfação, constitui um indicador da qualidade dos cuidados prestados, com implicações na melhoria contínua dos serviços. Investigações futuras deverão estudar eventuais associações de outras variáveis demográficas ou de saúde e a satisfação dos clientes, assim como estudos semelhantes em contexto hospitalar.