ESSSM - Escola Superior de Saúde de Santa Maria
Permanent URI for this community
A Escola Superior de Saúde de Santa Maria disponibiliza em acesso aberto a coleção de documentos que forma a produção científica e académica da instituição, tanto no que respeita às publicações científicas com revisão por pares (artigos científicos e outras publicações), como a dissertações de mestrado e outras obras resultantes do desempenho das atividades dos seus intervenientes.
https://www.santamariasaude.pt/Browse
Browsing ESSSM - Escola Superior de Saúde de Santa Maria by Subject "Alterações da deglutição"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Preparação do regresso a casa dos utentes com AVC e alterações da deglutição: protocolo de intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitaçãoPublication . Assunção, Inês Aroso Oliveira Silva; Rocha, Inês Alves da Rocha e Silva; Marques, GoretiAtualmente, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) surge como uma das principais causas de morte e de incapacidade, sendo a alteração da deglutição uma das consequências mais frequentes. A disfagia define-se como sendo a dificuldade ou impossibilidade de engolir e apresenta diversas complicações como: desnutrição, desidratação, hospitalização prolongada, complicações pulmonares por aspiração de saliva e/ou alimento e morte. Por sua vez, o regresso a casa com uma nova condição de saúde, poderá levar a receios e angústias tanto por parte do utente, como do familiar cuidador e ainda modificar a qualidade de vida de ambos. A concretização deste trabalho antevê poder contribuir para melhorar a atuação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) na capacitação do utente e do cuidador e, consequentemente, concorrer para uma prática clínica mais consistente. Por este motivo, o objetivo geral deste trabalho científico é mapear e analisar a evidência sobre a importância da capacitação do utente com AVC e alterações da deglutição e do seu familiar cuidador, e tem como finalidade propor um protocolo de atuação do EEER na preparação do regresso a casa do utente com AVC e alterações da deglutição. Os resultados sugerem que é fundamental que os EEER estejam capacitados, e executem intervenções atualizadas, consonantes com uma prática baseada na evidência, sendo crucial a implementação de cuidados padronizados, onde a realização de avaliações sistemáticas é determinante. O recurso a protocolos de atuação nos serviços revela-se como uma estratégia potenciadora do pensamento crítico-reflexivo dos profissionais, contribuindo desta forma para melhorar a qualidade e a segurança dos cuidados prestados.
- (Re)capacitação do utente com acidente vascular cerebral e alterações da deglutição e do seu familiar cuidados para a prevenção de aspiração no domicílio : contributo do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitaçãoPublication . Sousa, Joana Catarina Barbosa; Rocha, Inês Alves da Rocha e Silva; Marques, GoretiO Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo, resultando muitas vezes em alterações da deglutição e por consequência, num elevado risco de aspiração. Para garantir um ambiente seguro e melhorar a qualidade de vida dos utentes após um AVC, é fundamental fornecer orientação e estratégias adequadas aos familiares cuidadores (FC). Nesse contexto, os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação (EEER) desempenham um papel crucial. A pesquisa começa por explorar o impacto do AVC e das alterações da deglutição na vida dos utentes e dos seus FC, em contexto domiciliar. Além disso, destaca a importância da prevenção da aspiração, enquanto complicação grave associada a alterações da deglutição após um AVC. Em seguida, analisa como o EEER pode desempenhar um papel central na validação do conhecimento dos utentes e FC sobre as estratégias de prevenção de aspiração. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho científico é mapear e analisar a evidência sobre a importância da (re)capacitação e validação do conhecimento do utente com AVC e alterações da deglutição e do seu FC, e tem como finalidade propor um protocolo de atuação do EEER no âmbito da prevenção da aspiração no domicílio. De facto, a presente investigação elenca abordagens práticas, métodos de ensino e ferramentas de avaliação que os EEER podem utilizar para transmitir/validar eficazmente o conhecimento dos utentes e seus FC, capacitando-os para lidar com os desafios da deglutição pós-AVC no domicílio. Esta (re)capacitação não melhora apenas a segurança do utente, como também contribui para uma melhor qualidade de vida pósAVC tanto do utente, como do seu FC.
