Browsing by Issue Date, starting with "2024-01-19"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- (Re)capacitação do utente com acidente vascular cerebral e alterações da deglutição e do seu familiar cuidados para a prevenção de aspiração no domicílio : contributo do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitaçãoPublication . Sousa, Joana Catarina Barbosa; Rocha, Inês Alves da Rocha e Silva; Marques, GoretiO Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo, resultando muitas vezes em alterações da deglutição e por consequência, num elevado risco de aspiração. Para garantir um ambiente seguro e melhorar a qualidade de vida dos utentes após um AVC, é fundamental fornecer orientação e estratégias adequadas aos familiares cuidadores (FC). Nesse contexto, os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação (EEER) desempenham um papel crucial. A pesquisa começa por explorar o impacto do AVC e das alterações da deglutição na vida dos utentes e dos seus FC, em contexto domiciliar. Além disso, destaca a importância da prevenção da aspiração, enquanto complicação grave associada a alterações da deglutição após um AVC. Em seguida, analisa como o EEER pode desempenhar um papel central na validação do conhecimento dos utentes e FC sobre as estratégias de prevenção de aspiração. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho científico é mapear e analisar a evidência sobre a importância da (re)capacitação e validação do conhecimento do utente com AVC e alterações da deglutição e do seu FC, e tem como finalidade propor um protocolo de atuação do EEER no âmbito da prevenção da aspiração no domicílio. De facto, a presente investigação elenca abordagens práticas, métodos de ensino e ferramentas de avaliação que os EEER podem utilizar para transmitir/validar eficazmente o conhecimento dos utentes e seus FC, capacitando-os para lidar com os desafios da deglutição pós-AVC no domicílio. Esta (re)capacitação não melhora apenas a segurança do utente, como também contribui para uma melhor qualidade de vida pósAVC tanto do utente, como do seu FC.
- Integração sensorial para máquina florestalPublication . Pereira, Tiago Manuel da Silva; Ferreira, Nuno Miguel Fonseca; Santos, Vítor Daniel Neto dosAtualmente, a frequência dos incêndios florestais tem vindo a aumentar gerando assim alterações climáticas que afetam negativamente a qualidade do ar. Assim, uma das formas para mitigar a intensidade de um incêndio florestal passa pela remoção da vegetação. Esta remoção pode ser efetuada através de Máquinas Trituradoras Florestais que podem ser controladas à distância, através de um controlo remoto, as quais revelaram ser um ativo valioso. No entanto, trabalhar com este tipo de máquinas é perigoso e requer trabalhadores qualificados, sendo importante a criação de soluções tecnológicas que possam auxiliar os trabalhadores nesta área.Desta forma, este projeto visa desenvolver um sistema Sensorial, designado por Sentry, que é aplicado neste tipo de máquinas florestais, mais propriamente numa Máquina Trituradora MDB LV600 PRO, com a finalidade de tornar esta máquina autónoma na realização de tarefas de limpeza florestal. O foco principal deste trabalho vai de encontro ao desenvolvimento do Sentry, ou seja, à escolha sensorial e àmanipulação dos dados provenientes dos sensores para que possam ser integrados em algoritmos de navegação de trajetórias.Este trabalho, primeiramente, começou pela pesquisa bibliográfica e documental sobre a robótica móvel, mais especificamente em contexto de agricultura e floresta, seguindo assim a abordagem de tópicos que vão de encontro à aplicação de métodos para viabilizar um conjunto de parâmetros, a fim de se proceder à aplicação em algoritmos de navegação. De seguida, é apresentada a Metodologia proposta, que tende a realizar uma interação entre o ROS e todos os sensores, através da aplicação de filtros e técnicas de fusão sensorial.Por fim, os resultados e as conclusões permitem averiguar a robustez do sistema quando este é aplicado na máquina trituradora e verificar a precisão de todos os procedimentos propostos.
- Sistemas de visão na área da cerâmicaPublication . Santos, André Daniel Martins; Ferreira, Nuno Miguel Fonseca; Santos, Vítor Daniel Neto dosEste relatório tem como objetivo apresentar as atividades realizadas ao longo de um projeto curricular, desenvolvido no âmbito da componente Projeto do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica (MEE), área de especialização em “Automação e Comunicações em Sistemas Industriais”, ministrado pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC). Este projeto decorreu nas instalações do Centro Tecnológico da Cerâmica e Vidro (CTCV) localizadas em Antanhol – Coimbra. O relatório apresenta um breve enquadramento teórico, de suporte às atividades desenvolvidas no projeto. De seguida, é apresentado um guia do KUKA Sim Pro que permite a simulação e programação de linhas de produção industrial automatizadas. Foi também desenvolvida uma solução tecnológica, a aplicar na indústria cerâmica, que utiliza uma câmara localizada no teto, para determinar o centro dos pratos cerâmicos, de modo a permitir a um robô manipulador agarrar nesses pratos, através de um ponto relativo calculado para o efeito, de forma a otimizar e a tornar mais seguro o processo de vidragem. Para além disso, foi desenvolvido um programa Matlab que através de imagens adquiridas por uma câmara, identificava os objetos cerâmicos que estavam num dado local, classificando-os num dos seguintes três tipos considerados: chávena, pires e caneca. Por último, são apresentadas aplicações de visão artificial para a área da indústria cerâmica baseadas em algoritmos de aprendizagem.
- Resolução de Conflitos: A Nato no AfeganistãoPublication . Cardoso, Conceição; Dias, Carlos