IPS - ESCE - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado
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Esta coleção reúne dissertações, trabalhos de projeto e relatórios de estágio, no âmbito de cursos de 2.º ciclo (mestrados), em formato digital.
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- O que leva um cliente a contratar o serviço 3PL?Publication . Nogueira, José Carlos; Bogas, PauloCom a constante evolução das atividades logísticas, constatamos que os operadores logísticos viram a necessidade de aperfeiçoar as suas técnicas de trabalho por forma a poderem acompanhar e responder de forma mais eficaz e célere aos seus clientes. Assim, o presente trabalho apresenta como principal objetivo compreender as razões que levam os clientes a contratar os serviços 3PL (Third-Party Logistics), procurando analisar as suas principais necessidades, assim como as mais valias para o cliente. Apresentamos o conceito, as vantagens e desvantagens do serviço 3PL, assim como as motivações dos clientes para a contratação de serviços. As conclusões retiradas da análise do outsourcing/terceirização são igualmente relevantes e de extrema importância nesta área de negócios. O método utilizado para a recolha de dados foi o inquérito questionário, tendo o mesmo sido analisado quantitativamente. A análise consistência interna realizada às 6 áreas (desenvolvimento tecnológico, operações logísticas, fatores económicos, qualidade de serviços, fatores competitivos e certificação) produziu valores de alpha de cronbach acima de 0,72 e de 0,93 para a consistência global. Após a análise estatística podemos destacar que os principais fatores de escolha de um fornecedor 3PL, por parte dos clientes são o uso das tecnologias de informação, a especialização dos operadores 3PL, assim como a experiência reconhecida no setor. Foram ainda realçados fatores como a redução dos custos de equipamentos/instalações/energia, o aumento de flexibilidade, eficiência e produtividade dos processos logísticos e, principalmente, permitir ao cliente focar-se no seu core business.