Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O que leva um cliente a contratar o serviço 3PL?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DissertacaoMestrado3PL_18fev2018_Final.pdf1.45 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Com a constante evolução das atividades logísticas, constatamos que os operadores logísticos viram a necessidade de aperfeiçoar as suas técnicas de trabalho por forma a poderem acompanhar e responder de forma mais eficaz e célere aos seus clientes. Assim, o presente trabalho apresenta como principal objetivo compreender as razões que levam os clientes a contratar os serviços 3PL (Third-Party Logistics), procurando analisar as suas principais necessidades, assim como as mais valias para o cliente. Apresentamos o conceito, as vantagens e desvantagens do serviço 3PL, assim como as motivações dos clientes para a contratação de serviços. As conclusões retiradas da análise do outsourcing/terceirização são igualmente relevantes e de extrema importância nesta área de negócios. O método utilizado para a recolha de dados foi o inquérito questionário, tendo o mesmo sido analisado quantitativamente. A análise consistência interna realizada às 6 áreas (desenvolvimento tecnológico, operações logísticas, fatores económicos, qualidade de serviços, fatores competitivos e certificação) produziu valores de alpha de cronbach acima de 0,72 e de 0,93 para a consistência global. Após a análise estatística podemos destacar que os principais fatores de escolha de um fornecedor 3PL, por parte dos clientes são o uso das tecnologias de informação, a especialização dos operadores 3PL, assim como a experiência reconhecida no setor. Foram ainda realçados fatores como a redução dos custos de equipamentos/instalações/energia, o aumento de flexibilidade, eficiência e produtividade dos processos logísticos e, principalmente, permitir ao cliente focar-se no seu core business.
With the constant evolution of logistics activities we find that logistic operators have seen the need to improve their work techniques so that they can follow and respond more efficiently and quickly to their customers. Thus, the main objective of this report is to understand the reasons that lead customers to contract 3PL (third party logistics) services, seeking to analyze their main needs as well as the benefits to the customer. We present the concept, advantages and disadvantages of the 3PL service, as well as the motivations of the clients for contracting services. The conclusions drawn from the analysis of outsourcing are equally relevant and extremely important in this area of business. The method used for data collection was the questionnaire survey, having been analyzed quantitatively. The internal consistency analysis performed on the 6 areas (technological development, logistics operations, economic factors, service quality, competitive factors and certification) produced cronbach alpha values above 0,72 and 0,93 for overall consistency. After the statistical analysis we can highlight that the main factors of choice of a 3PL supplier by the customers are the use of information technologies, the specialization of 3PL operators, as well as the experience recognized in the sector. Others factors such as reducing equipment/plant/energy costs, increasing flexibility, efficiency and productivity of logistics processes and, above all, enabling customers to focus on their core business, was mentioned.

Description

Keywords

3PL Operadores Logísticos Terceirização Logistics Operators Outsourcing

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue