ESAD - CV - Teses / Dissertações
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Browsing ESAD - CV - Teses / Dissertações by Subject "Design"
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- A gestão do design em português: gestão do design ou design holístico?Publication . Sousa, BárbaraNos últimos anos, o design tem sido alvo de inúmeras reflexões: desde os seus contornos ontológicos até aos seus domínios de intervenção, passando pelos princípios, práticas, conceitos e métodos que lhe são adjacentes. A disciplina de gestão do design, em foco nesta dissertação, faz parte desta discussão e revela-se matéria nuclear enquanto ponte entre o design e a gestão contribuindo para uma visão holística e sistémica dos processos de design. Neste sentido, a gestão do design é sinónimo de competitividade porque integra de uma forma construtiva o design ao nível operacional, táctico e, acima de tudo, estratégico, mas também facilita a comunicação na interacção das várias áreas que envolvem a actividade das organizações. Nesta dissertação desenvolve-se um estudo de caso referente ao estado da gestão do design em Portugal. Para tal, são selecionados três universos representativos: o universo académico, representado pelas instituições que contemplam o ensino do design e particularmente, as que incluem a gestão do design no seu plano de estudos; o universo profissional, representado pelas empresas distinguidas pelo DME e, finalmente, o universo da investigação, representado pelos organismos de investigação e/ou promoção do design. Partindo do levantamento de cada uma das realidades, é traçado um eixo comum que confirma a pertinência da disciplina de gestão do design, ancorando-a a toda e qualquer actividade que implique a prática do design.
- Projeto de rebranding Maria GambinaPublication . Pombares, RuiA identidade de marca é um conjunto exclusivo de perceções que a marca simboliza e uma promessa aos clientes e colaboradores que a estratégia de marca procura vincular e manter. Um projeto de rebranding almeja uma mudança das perceções destes stakeholders, manifestando que algo mudou em relação à marca e que, por isso, deve ser observada com um novo olhar. O papel do design, e em particular do design de comunicação, é tornar a marca tangível, garantindo uma expressão genuína e holística desta. Este projeto, que parte da revisão da literatura e da identificação de conceitos-chave sobre o branding, apresenta uma solução para a marca Maria Gambina, que, mediante uso de um modelo para diagnóstico da identidade de marca, se traduz no desenvolvimento de uma nova identidade visual e consequente exploração da sua versatilidade em diferentes suportes e linguagens.