IP - IPJPS - Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul
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O Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul é constituído por três Escolas Superiores:
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada;
Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget;
Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve.
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Browsing IP - IPJPS - Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul by Subject "1.º ciclo"
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- Arquitetura:Publication . Correia, Mónica; Pinto, HélderO presente relatório de investigação apresenta a concretização do estudo de um tema que há muito me questionava – poderá a arquitetura ajudar na educação das crianças? Procurei compreender como esta relação poderia ser viável e enriquecedora na aprendizagem de crianças no seu primeiro ciclo de estudos, através de uma educação arquitetónica e/ou urbana, isto é, através de uma aprendizagem adquirida partindo de um contexto urbano. Este estudo começou com uma pesquisa empírica, seguida de uma pesquisa teórica e bibliográfica de modo a responder à questão colocada. Numa segunda parte, a investigação foi desenvolvida segundo a metodologia da investigação-ação, integrada no desenvolvimento do estágio no 1.º Ciclo. Foi ainda realizada uma recolha de dados – e respetivo tratamento – onde profissionais da educação e outros responderam a algumas questões da investigação em curso, sob a forma de um inquérito, disponibilizado no Google Forms e partilhado em diferentes redes sociais. Para a investigação foram utilizados vários métodos, nomeadamente a consulta de bibliografia acerca do tema em estudo, notas de campo no decorrer do estágio, questionários e uma entrevista ao orientador cooperante do estágio, que além de ser docente, também acompanhou todo o projeto de intervenção no estágio. À parte disso, todo o processo desta investigação permitiu ainda realizar uma reflexão cuidada sobre o tema em estudo, e de que forma o irei aproveitar para a minha prática futura. Todo este processo de investigação, aliado à minha intervenção no estágio, permitiu consolidar o meu entendimento face à relação entre arquitetura e educação, se esta relação é entendida pelos docentes e se quero que esta relação tenha continuidade no meu futuro profissional. Foi ainda possível questionar-me sobre a relação inversa, isto é, sobre um possível papel das crianças na construção de espaços arquitetónicos/urbanísticos. Poderão as crianças contribuir para a construção de melhores e mais adequados espaços? Certamente que sim e, embora possa parecer estranho numa primeira abordagem, esta relação faz todo o sentido quando pensamos que as crianças são os atores do seu cenário e que este cenário não é mais do que os espaços onde habitam. Este trabalho pretende refletir transdisciplinarmente (sendo o tema comum às várias disciplinas) sobre arquitetura e educação e de que maneira se podem interligar estas duas realidades que, aparentemente, nada tinham em comum, mas que, como se conclui no final, se podem ajudar mutuamente.