Browsing by Issue Date, starting with "2021-01-28"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Experiência de adaptação à reforma: o impacto do programa formativo ATIVAR para jovens reformadosPublication . Leal, Cláudia; Guedes, JoanaApós a entrada na reforma, ainda é possível que os indivíduos possam viver duas ou três décadas. É necessário questionar sobre o que é que as pessoas poderão fazer após a saída do mercado de trabalho. Como é que nos podemos preparar para este momento? Os idosos são um grupo heterogéneo que carece de integração social e satisfação de vida. Assim, pretendemos sumariamente perceber a importância de um curso de preparação para a reforma, como fator preponderante da vivência da reforma e evidenciar práticas mais suscetíveis de produzir a satisfação dos indivíduos e a sua integração social, cultural e comunitária. Para podermos analisar a importância de uma formação que preparasse as pessoas para o pós-vida ativa, foi realizado um trabalho de investigação de cariz qualitativo. As entrevistas foram realizadas a um grupo de idosos que frequentaram um programa de preparação para a reforma, o ACTIVAR. Este programa, consistiu numa formação direcionada a jovens reformados, de modo a que estes ficassem munidos de ferramentas para uma vivência da reforma, o mais plena possível. As conclusões deste trabalho, para além de comprovarem o pressuposto de que as oportunidades ao longo da vida condicionam a forma como os indivíduos experienciam esta fase da sua vida, evidenciam também que Portugal carece de respostas sociais que se adequem às reais necessidades dos mais velhos.
- Arquitetura:Publication . Correia, Mónica; Pinto, HélderO presente relatório de investigação apresenta a concretização do estudo de um tema que há muito me questionava – poderá a arquitetura ajudar na educação das crianças? Procurei compreender como esta relação poderia ser viável e enriquecedora na aprendizagem de crianças no seu primeiro ciclo de estudos, através de uma educação arquitetónica e/ou urbana, isto é, através de uma aprendizagem adquirida partindo de um contexto urbano. Este estudo começou com uma pesquisa empírica, seguida de uma pesquisa teórica e bibliográfica de modo a responder à questão colocada. Numa segunda parte, a investigação foi desenvolvida segundo a metodologia da investigação-ação, integrada no desenvolvimento do estágio no 1.º Ciclo. Foi ainda realizada uma recolha de dados – e respetivo tratamento – onde profissionais da educação e outros responderam a algumas questões da investigação em curso, sob a forma de um inquérito, disponibilizado no Google Forms e partilhado em diferentes redes sociais. Para a investigação foram utilizados vários métodos, nomeadamente a consulta de bibliografia acerca do tema em estudo, notas de campo no decorrer do estágio, questionários e uma entrevista ao orientador cooperante do estágio, que além de ser docente, também acompanhou todo o projeto de intervenção no estágio. À parte disso, todo o processo desta investigação permitiu ainda realizar uma reflexão cuidada sobre o tema em estudo, e de que forma o irei aproveitar para a minha prática futura. Todo este processo de investigação, aliado à minha intervenção no estágio, permitiu consolidar o meu entendimento face à relação entre arquitetura e educação, se esta relação é entendida pelos docentes e se quero que esta relação tenha continuidade no meu futuro profissional. Foi ainda possível questionar-me sobre a relação inversa, isto é, sobre um possível papel das crianças na construção de espaços arquitetónicos/urbanísticos. Poderão as crianças contribuir para a construção de melhores e mais adequados espaços? Certamente que sim e, embora possa parecer estranho numa primeira abordagem, esta relação faz todo o sentido quando pensamos que as crianças são os atores do seu cenário e que este cenário não é mais do que os espaços onde habitam. Este trabalho pretende refletir transdisciplinarmente (sendo o tema comum às várias disciplinas) sobre arquitetura e educação e de que maneira se podem interligar estas duas realidades que, aparentemente, nada tinham em comum, mas que, como se conclui no final, se podem ajudar mutuamente.
- Female body hair - reclaiming the power of choicePublication . Fonseca, Inês; Raposo, AnaThis project aims to harmonize the concepts of graphic design and illustration as a weapon of communication that can be easy for the target audience to absorb without sacrificing depth and accuracy. The material object of that harmonization will be the vehicle of communication of a message of body positivity and information about female body hair.