UE - TDM - Teses de Doutoramento e Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing UE - TDM - Teses de Doutoramento e Mestrado by Subject "Absentismo"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Um olhar sobre o Quiet Quitting: perceção de bem-estar no trabalho e estratégias de afastamento do colaboradorPublication . Fonseca, Sofia Caetano; Antunes, Maria ArmandaAs organizações assistem a mudanças frequentes e de uma forma tão rápida, que a pressão económica as obriga a tornarem-se mais flexíveis, adaptáveis e competitivas, de forma a serem capazes de responder a um mercado competitivo e em constante evolução. Estas mudanças desafiam a força de trabalho da organização, levando os colaboradores a uma intensa pressão para que se tornem mais produtivos, eficientes e dinâmicos, por forma a que consigam acompanhar todas estas alterações. Estas exigências podem levar os colaboradores a atingir altos níveis de ansiedade, stress e/ou de exaustão, acabando por levá-los a adotar certos tipos de estratégias comportamentais de afastamento da organização, nomeadamente, o presentismo o silêncio, o absentismo e a intenção de saída, procurando identificar potenciais evidências de “quitting” nas organizações. Desta forma, este estudo olha para a forma como o colaborador perceciona o seu bem-estar no trabalho e, pretende dar enfoque ao modo como o mesmo se comporta, intencionalmente, nas organizações onde colabora e a que tipo de estratégias recorre quando a sua perceção de bem-estar é negativa. Tendo em conta a escassez de estudos acerca desses constructos no terceiro setor em Portugal, sugere-se ainda a introdução do setor como variável moderadora da relação.
- Satisfação laboral: estudo de caso numa instituição bancária angolanaPublication . Kiffen, Dárcia Nayole Carvalho Balsemão; Cesário, FranciscoEsta investigação tem como propósito a realização de um estudo sobre a satisfação laboral, uma vez que este é uma variável primordial dentro de uma organização e para isso é importante estudá-la no sentido de perceber como esta variável influencia no comportamento do colaborador e se esta pode influenciar no absentismo dentro de uma organização. Uma vez que o objetivo desta investigação sobre a satisfação é de perceber se existe uma relação entre as duas variáveis: satisfação e absentismo, foi necessário realizar um inquérito a 104 colaboradores de uma instituição bancária angolana. Para medir a satisfação foi utilizada a escala “Overall Job Satisfaction”, de Warr e Cook (1979) tendo em conta a abordagem bifatorial de Frederick Herzberg. Esta escala tem 15 itens relacionados com a satisfação no trabalho que vão de muito satisfeito a muito insatisfeito, sendo que muito satisfeito corresponde a 5 e muito insatisfeito corresponde a 1. Para medir o absentismo foi incluído no questionário um item onde se pedia a cada colaborador para indicar o número de dias que tinha estado ausente ao trabalho desde o início do ano. O questionário também incluiu 2 itens relacionados com as características pessoais dos participantes.
- Trabalho e Vida Familiar: práticas de conciliaçãoPublication . Oliveira, Edite Maria Fula; Wilks, DanielaAs alterações sociais, demográficas e económicas ocorridas em Portugal na segunda metade do século XX provocaram um conjunto de exigências aos indivíduos, às famílias, às organizações e à sociedade em geral, no que se refere à conciliação entre a vida familiar e a vida profissional. A crescente participação feminina no mercado de trabalho, as alterações ao modelo familiar tradicional e o envelhecimento da população, acrescidas das responsabilidades familiares obrigaram a sociedade a adotar práticas conciliadoras do trabalho e da família. Conscientes das necessidades e benefícios do equilíbrio trabalho-família, governos e organizações – públicas e privadas – têm desenvolvido um processo de reflexão sobre estas questões e procurado implementar boas práticas no seu modelo de gestão. Partindo de uma profunda revisão literatura, o trabalho aqui apresentado tem por objetivo agregar os diferentes problemas inerentes às políticas e práticas de conciliação trabalho-família. Oferece um apanhado de estudos científicos sobre o tema e examina o impacto que as leis e normas de proteção à família têm nos trabalhadores e nas organizações. Para além disso analisa o assunto de um ponto de vista da Responsabilidade Social das Organizações e retira implicações para as práticas de Gestão de Recursos Humanos.