Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-16"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A relação entre os benefícios e os níveis de motivação dos colaboradores: Estudo nas empresas Novadelta e Delta Serviços do Grupo Nabeiro - Delta CafésPublication . Realinho, Teresa Sofia Mangerona; Guerra, Maria Cristina Almeida GamaEste trabalho tem como objetivo principal entender a relação existente entre benefícios e os níveis de motivação dos colaboradores nas empresas Novadelta e Delta Serviços do Grupo Nabeiro - Delta Cafés, trata-se, portanto, de um estudo de caso. Procuramos perceber de que forma os benefícios atribuídos aos colaboradores nas referidas empresas, se refletem nos níveis de motivação dos mesmos. O Grupo Nabeiro oferece aos seus colaboradores diversos benefícios na área da saúde, alimentação, transporte e facilidade de acesso a bens e serviços através de parcerias com outras entidades. Foi ainda objetivo deste trabalho identificar os preditores e diferenciadores da motivação. A recolha de informação foi feita através de questionário e os dados foram tratados de acordo com as recomendações feitas na literatura. Os questionários foram estudados em diferentes momentos: estudo exploratório, piloto e estudo final. Obtivemos um questionário robusto. Estudos diferenciais, feitos através da análise da variância (ANOVA) permitiram concluir que os níveis de motivação dos sujeitos são influenciados por algumas variáveis sociodemográficas, nomeadamente: habilitações literárias, empresa onde trabalha, função que desempenha e tempo de serviço. Por outro lado, estudos correlacionais, feitos utilizando o coeficiente de Pearson, permitiram-nos concluir que existe uma relação entre os níveis de motivação dos colaboradores, os seus níveis de satisfação, o seu grau de satisfação com a possibilidade de utilizar os benefícios que a empresa oferece, e com os fatores motivadores no total e com os seguintes fatores motivadores: motivação com a organização do trabalho, motivação de realização e poder, motivação para o desempenho, motivação para o envolvimento. Finalmente o estudo dos preditores da motivação, através da análise da regressão linear múltipla, método stepwise, conduziu-nos aos seguintes preditores: níveis de satisfação, habilitações literárias e motivação para a organização do trabalho.
- Trabalho e Vida Familiar: práticas de conciliaçãoPublication . Oliveira, Edite Maria Fula; Wilks, DanielaAs alterações sociais, demográficas e económicas ocorridas em Portugal na segunda metade do século XX provocaram um conjunto de exigências aos indivíduos, às famílias, às organizações e à sociedade em geral, no que se refere à conciliação entre a vida familiar e a vida profissional. A crescente participação feminina no mercado de trabalho, as alterações ao modelo familiar tradicional e o envelhecimento da população, acrescidas das responsabilidades familiares obrigaram a sociedade a adotar práticas conciliadoras do trabalho e da família. Conscientes das necessidades e benefícios do equilíbrio trabalho-família, governos e organizações – públicas e privadas – têm desenvolvido um processo de reflexão sobre estas questões e procurado implementar boas práticas no seu modelo de gestão. Partindo de uma profunda revisão literatura, o trabalho aqui apresentado tem por objetivo agregar os diferentes problemas inerentes às políticas e práticas de conciliação trabalho-família. Oferece um apanhado de estudos científicos sobre o tema e examina o impacto que as leis e normas de proteção à família têm nos trabalhadores e nas organizações. Para além disso analisa o assunto de um ponto de vista da Responsabilidade Social das Organizações e retira implicações para as práticas de Gestão de Recursos Humanos.
- A Colaboração da Universidade Corporativa na Retenção dos ColaboradoresPublication . Gonçalves, Susana Maria Moniz; Wilks, DanielaOs departamentos de Recursos Humanos confrontam-se com o grande desafio de provar que o investimento no Capital Humano dá resposta às exigências da sociedade empresarial altamente competitiva. Por sua vez, os gestores têm expectativas de que os departamento de Recursos Humanos os apoiem no alcance dos seus objetivos, dinamizando projetos que desenvolvam o Capital Humano da organização. O objetivo desta dissertação de Mestrado é mostrar, através de um estudo de caso de uma empresa portuguesa com uma Universidade Corporativa, que este modelo de formação e desenvolvimento colabora para a retenção dos seus colaboradores. Assim, explora os modelos e os objetivos que orientam a aplicação do modelo de Universidade Corporativa para concretizar a sua missão - tornar a atividade formativa muito mais dirigida, quer a necessidades individuais quer a necessidades do próprio negócio, o que faz reforçar o seu compromisso com a organização, e por consequência, responder profissionalmente com um desempenho superior. A principal conclusão do estudo é que a Universidade Corporativa é um instrumento estratégico e valioso para os gestores de Recursos Humanos desenvolverem o Capital Humano e reter o Talento.
- As Redes Sociais utilizadas como ferramentas do recrutamento das PME de excelência em LisboaPublication . Freitas, Marta Carolina Oliveira; Wilks, DanielaO objetivo desta dissertação foi estudar as Redes Sociais utilizadas como ferramenta de recrutamento das Micro, Pequenas e Médias Empresas em Lisboa. Mais especificamente, identificar as estratégias e explorar as principais opiniões e usos das Redes Sociais pelas quais estas empresas optaram. Para tal, foi utilizada uma metodologia quantitativa e qualitativa para estudar uma amostra destas empresas em Lisboa (N=105). Noventa e oito questionários foram recolhidos e sete entrevistas individuais semiestruturadas foram realizadas. Os resultados indicam que 56% das empresas estudadas utilizam as Redes Sociais como ferramenta no processo de recrutamento externo, nomeadamente o Linkedin, para publicitar ofertas de emprego. A principal conclusão deste estudo é que as empresas procuram cada vez mais utilizar as Redes Sociais como ferramentas céleres para potenciar o recrutamento, com o intuito de reduzir custos e o tempo despendido neste processo.