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Satisfação laboral: estudo de caso numa instituição bancária angolana

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Esta investigação tem como propósito a realização de um estudo sobre a satisfação laboral, uma vez que este é uma variável primordial dentro de uma organização e para isso é importante estudá-la no sentido de perceber como esta variável influencia no comportamento do colaborador e se esta pode influenciar no absentismo dentro de uma organização. Uma vez que o objetivo desta investigação sobre a satisfação é de perceber se existe uma relação entre as duas variáveis: satisfação e absentismo, foi necessário realizar um inquérito a 104 colaboradores de uma instituição bancária angolana. Para medir a satisfação foi utilizada a escala “Overall Job Satisfaction”, de Warr e Cook (1979) tendo em conta a abordagem bifatorial de Frederick Herzberg. Esta escala tem 15 itens relacionados com a satisfação no trabalho que vão de muito satisfeito a muito insatisfeito, sendo que muito satisfeito corresponde a 5 e muito insatisfeito corresponde a 1. Para medir o absentismo foi incluído no questionário um item onde se pedia a cada colaborador para indicar o número de dias que tinha estado ausente ao trabalho desde o início do ano. O questionário também incluiu 2 itens relacionados com as características pessoais dos participantes.
This research aims to conduct a study on job satisfaction since this variable is paramount within an organization. Therefore, it is important to study it in order to understand how this variable influences the behaviour of the employee and if this can influence absenteeism within an organization. Since the purpose of this research on job satisfaction is to understand if there is any correlation between satisfaction and absenteeism, a questionnaire was conducted on 104 employees of an Angolan banking institution. In order to measure satisfaction, the "Overall Job Satisfaction" scale of Warr and Cook (1979) was used, taking into account the two-factor approach of Frederick Herzberg. This scale has 15 items related to job satisfaction that goes from very satisfied to very dissatisfied, where very satisfied corresponds to 5 and very dissatisfied corresponds to 1. To measure absenteeism it was included in the questionnaire an item where each employee was asked to indicate the number of days that had been absent from work since the beginning of the year. The questionnaire also included 2 items related to the personal characteristics of the participants.

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Satisfação Absentismo Colaboradores

Pedagogical Context

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