IADE-U – Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IADE-U – Dissertações de Mestrado by Subject "Account planner"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O account planning e o perfil dos seus profissionais nas agências de publicidade em PortugalPublication . Barros, Fábio Manuel Neto; Esteves, Ana Sofia Coutinho de Almeida DinisAo contrário da evolução da disciplina no Reino Unido ou nos EUA – em que o account planning surge de um processo evolutivo da pesquisa de mercado para a pesquisa em publicidade –, a introdução da disciplina no modus operandi de agências de publicidade que não usavam pesquisa anteriormente traz consigo a importação de uma ‘filosofia’ com implicações práticas regionais distintas. Em Portugal, pouco se sabe sobre a adoção da disciplina e da sua respetiva introdução nas agências de publicidade. O presente estudo procura atenuar a carência de conhecimento sobre as práticas e papéis desempenhados pelos account planners, procurando desenvolver uma primeira caracterização do account planning nas agências de publicidade em Portugal, e em consequência contribuir para gerar informação que permita potenciar a gestão e otimização das equipas, bem como dos resultados do trabalho por eles realizado. A investigação segue uma abordagem metodológica mista através de métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa. Por meio de um questionário online, procurou-se identificar práticas e consequentes forças no desempenho de determinados papéis por estes profissionais, assim como entender as dinâmicas presentes no processo de trabalho. Através de entrevistas em profundidade pretendeu-se alcançar mais clareza e contexto sobre os papéis desempenhados por estes profissionais, obtendo uma maior compreensão das características que influenciam o exercício dos seus papéis e que, consequentemente, oferecem uma visão regional do account planning. Os account planners nas agências em Portugal apresentam-se mais afastados da implementação de processos de pesquisa, sendo a sua relação com a informação sobretudo pela análise e interpretação. Estes profissionais destacam-se sobretudo enquanto estrategas e gestores das dinâmicas internas. Os resultados indicam que ainda existe um desafio permanente na afirmação da disciplina por estes profissionais, sendo esta sobretudo influenciada pela compreensão e credibilização que lhe é dada pela figura do diretor criativo.