IPS - ESE - DART - Comunicações em congressos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESE - DART - Comunicações em congressos by Subject "Educação artística"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Educação artística e produção audiovisualPublication . Pires, JoãoNeste artigo apresentamos dois projectos de investigação, em Ciências da Educação Artística. Concluímos em 2008 uma investigação em Ciências da Educação, com especialização em Tecnologias Educativas, onde se investigaram metodologias de b-learning e a criação de comunidades on-line, na área dos audiovisuais. O projecto de investigação apresentado em Educação Artística, a decorrer, incide sobre a educação patrimonial no ensino superior politécnico, suportada por uma metodologia com recurso a audiovisuais com o objectivo de desenvolver a capacidade da expressão e comunicação. A questão basilar centra-se na necessidade de identificar os possíveis papéis dos audiovisuais na educação, enquanto recurso, metodologia de ensino-aprendizagem e conteúdo. O vídeo pedagógico/produção, podendo ser tratado em contexto educativo nestas diversas vertentes, permite uma abordagem transdisciplinar ao currículo da formação inicial dos estudantes do ensino superior.
- Educação artística: Processos e desafios de cidadaniaPublication . Antunes, Sandra; Matos, Joana Gaudêncio; Ferreira, Joana CorreiaA presente comunicação incide sobre princípios, processos e práticas de educação artística e estética, desenvolvidas na Unidade Curricular (UC) de Artes Plásticas II, do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica, na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. Na formação de agentes capacitados para a intervenção em âmbitos da ação educativa, em contextos formais e não formais, despertar o futuro agente educativo para o potencial transformador da educação artística e estética (seja este em termos culturais, sociais, ambientais...), tem-se constituído como um objetivo do grupo interdisciplinar de docentes (das ciências da arte, da educação artística, do design e das ciências da educação) responsáveis pela UC. Neste sentido, fazer compreender processos criativos e artísticos como processos investigativos e a suas práticas como socialmente construídas, integradoras e transformadoras do indivíduo e consequentemente do tecido social, interrelacionando a escola, a sociedade e a arte, tem sido preocupação recorrente.