ESEJD - Supervisão pedagógica
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- EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um estudo nas escolas de Ensino Fundamental no município de Santo Antonio dos Lopes – Maranhão - BrasilPublication . Lima, Josélio da SilvaA evasão escolar na EJA é uma realidade nos municípios brasileiros, inclusive nas escolas municipais de Santo Antonio dos Lopes, Maranhão, Brasil, não é diferente como já era de se esperar, pois são várias as circunstânicas e situações enfrentadas por esse público, onde muitos fracassam na escola por priorizarem outras necessidades da vida cotidiana. Diante da realidade sobre o problema de evasão na EJA das escolas que se detêm nos limites do município em estudo, percebe-se a necessidade de uma investigação que considere as causas e consequências do abandono nesta modalidade de ensino. Diante disso, buscou-se avaliar a seguinte questão para o estudo: Quais os fatores que concorrem como as possíveis causas de evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos nas escolas públicas do município de Santo Antonio dos Lopes, Maranhão, Brasil? A metodologia adotada nesta pesquisa, de caráter exploratório deu-se pela abordagem qualitativa, atentando para uma análise dos dados colhidos em escolas públicas. Para essa pesquisa buscou-se fundamentar através dos principais autores como: Andrade (2016), Lima (2017), Faria (2013), Brunel (2014), Ghedin (2011) e Oliveira (2009). A pesquisa mostra que as ocorrências tidas como os possíveis fatores de evasão no município praticamente fogem do contexto escolar, embora muitos alunos tenham suas dificuldades em sala de aula, mas o que realmente faz muitos desvanecerem são os fatores ligados a casos fora da escola (extraescolares). Assim, ao refletir nesta pauta, considera-se que a evasão escolar está relacionada a fatores sociais econômicos e políticos, sendo necessária, para a EJA, várias mudanças nas políticas educacionais com a tentativa de achar uma solução para esse quesito que se constitui no maior problema enfrentado nesta modalidade de ensino. É preciso levar em consideração transformações nesse meio que sejam favoráveis a toda a comunidade escolar que acompanha esse contexto, resultando em profissionais capacitados, familiares engajados e alunos motivados e que reconheçam o valor do currículo escolar em suas vidas.