UE - TDM - Teses de Mestrado
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Browsing UE - TDM - Teses de Mestrado by Subject "Aceitação da Publicidade"
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- A aceitação da publicidade em Aplicações FreemiumPublication . Graça, Ana Catarina Antunes; Redondo, EduardoEncontramo-nos no início de uma nova era do marketing: Marketing 4.0. Esta era surgiu do boom de consumo de conteúdo digital e da respetiva utilização de dispositivos móveis (Kotler, 2017). Com isto, as empresas têm procurado responder às necessidades de digitalização de alguns serviços e produtos ao longo dos anos, surgindo novos modelos de negócio digitais. A indústria da música, tem dois grandes modelos de negócio utilizados por algumas marcas: freemium e subscrição. Os modelos freemium (objeto de estudo desta dissertação) têm na sua constituição duas versões/serviços: i) inteiramente gratuito, com limitações de utilização e onde uma das suas principais fontes de receita é a publicidade; ii) versão paga (premium) que permite o acesso a todas as funcionalidades e não tem publicidade (a não ser a promoção de novos conteúdos). Sendo a publicidade uma das grandes fontes de receita destas plataformas, e estando cada vez mais os utilizadores/consumidores à procura de mais alternativas para fugir aos anúncios (Nunes, 2019), interessa perceber se os utilizadores estão dispostos a aceitar a publicidade presente nestas plataformas. Adicionalmente, é relevante aprofundar se estas plataformas contribuem para um aumento do ceticismo em relação à publicidade por parte dos consumidores/utilizadores. E se a publicidade é considerada pelos consumidores/utilizadores o principal motivo da compra da versão paga destas plataformas. A metodologia utilizada neste estudo foi não probabilística, através do método de amostragem snowball. Foi aplicado um questionário online a utilizadores de plataformas streaming de música (tendo em conta os utilizadores das diferentes plataformas). Os resultados indicam que este tipo de plataformas pode ser um canal de comunicação, com grande potencial para anunciantes. Se a segmentação da publicidade for mais assertiva (tornando os anúncios mais relevantes, interativos e controláveis) gera uma aceitação positiva da publicidade. Assim como se deverá aprofundar o facto das mulheres terem demonstrado uma maior aceitação de publicidade neste estudo. Com estes resultados prevê-se que a publicidade precisa de uma grande mudança, para uma maior aceitação de publicidade. Os anúncios precisam de se tornar mais interativos e o consumidor ter um papel ativo neste conteúdo, participando na apresentação do mesmo.